Gás natural subirá 39% após governo fracassar em negociação

Conforme anunciado pela Petrobras (PETR4), o preço do gás natural deverá subir 39% no início de maio, após o fracasso do governo em adiar o reajuste entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e outros elos da cadeia do gás.

A rodada de negociação foi realizada pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), a Petrobras e as representantes das transportadoras de gás canalizado.

Dentre as alternativas colocadas em discussão para solucionar o problema no curto prazo, a principal proposta era em relação ao adiamento do reajuste, com objetivo de evitá-lo em meio à pior da fase da política-econômica do governo, que agregada a pandemia do coronavírus, fez sentir seus efeitos sobre a indústria, comércio e consumidores residenciais.

No entanto, a proposta fracassou, visto que as proprietárias dos gasodutos não desistiram de receber a parte que cabe a elas no reajuste.

“Para isso acontecer, precisaria haver alinhamento com todos os agentes do setor, o que não aconteceu”, explicou o diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, Marcelo Mendonça.

Veja também: Por que a Petrobras não tem concorrência na produção de combustíveis?

Demais propostas para reajuste

Outras propostas foram colocadas em discussão, visando mitigar impactos no preço do gás natural no médio prazo, entre elas a criação de uma “conta-corrente” para amortizar a alta de preços.

O objetivo é acelerar a implementação do mecanismo que estabelece que todos os produtores sejam obrigados a disponibilizar sua produção para o mercado, possibilitando que os consumidores livres, comercializadores e distribuidoras estaduais tenham outras fontes de aquisição e um leilão de oferta de gás natural para entrega em cinco anos, aberto para consumidores livres, comercializadores e distribuidoras estaduais.

De acordo com Mendonça, embora o encaminhamento das reuniões sugira que o reajuste de 39% será aplicado, a entidade continuará negociando com os órgãos reguladores para tentar aplicar medidas que no médio prazo aumentem a concorrência no mercado de gás e funcionem como mitigadoras de aumento de custos.

“Qualquer aumento de preço reduz competitividade do gás natural e estimula grandes indústrias a procurarem combustíveis alternativos”, afirmou.

Veja também: Governo aprova criação de plano para combustíveis sustentáveis

Consequências do reajuste do gás natural

A decisão trará um forte impacto para a competitividade do insumo frente a outros energéticos, afirmou em nota nesta quarta-feira a Abegás, associação que representa distribuidoras de gás canalizado.

A afirmação vem em um momento em que o governo federal lidera iniciativas para atrair investimentos e competição para o mercado de gás natural, através de novas regulações e da redução do papel da Petrobras, dominante no setor.

Além disso, segundo a associação, as distribuidoras têm margens reguladas e definidas pelas agências reguladoras estaduais através da fixação de margens de distribuição. Dessa forma, “não há qualquer ganho sobre o custo do gás que é repassado ao mercado pelo custo de aquisição”, afirmou.

Em suma, a Abegás afirmou ainda que enviou propostas ao governo federal para atenuar o repasse do custo aos consumidores finais, mas que não houve convergência entre a Petrobras e os transportadores.

“Os aumentos no preço do gás natural não trazem benefícios para as distribuidoras”, disse a Abegás. “Ao contrário, acabam tirando competitividade do gás natural em relação aos outros combustíveis como a gasolina, óleo combustível, GLP (gás de botijão).”

Veja também: Mastercard anuncia cartão de crédito com cashback em criptomoedas

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts