7 das criptomoedas mais promissoras para 2022

O mercado de criptomoedas é extenso e já representa em tamanho, uma quantia superior a US$ 3 trilhões em 2022. Nesse sentido, embora o Bitcoin seja o principal cripto ativo do mercado e represente ainda a maior participação em volume, outras criptomoedas vêm se destacando como possibilidades interessantes para o ano corrente.

Com isso, algumas criptomoedas acabam sendo apelidadas de “Bitcoin Killers” ou mesmo “Ethereum killers” em referência as principais criptomoedas utilizadas no mercado. Embora a expectativa de ganhos para o Bitcoin em 2021 não tenha se concretizado, há uma expectativa forte de alguns analistas para que o valor de US$ 100 mil seja alcançado em 2022.

Ao olharmos sugestões de analistas em geral e considerando algumas questões que envolvem um possível aumento de juros pelo mundo, o Bitcoin parece aos olhos de muitos, uma boa aposta para 2022, podendo mais uma vez superar o mercado de ações.

Sob o mesmo ponto de vista, Helena Margarido que é analista de criptomoedas da Monett afirma que todas as pessoas deveriam ter algo de Bitcoin em suas carteiras. Contudo, nem só de Bitcoin vive as expectativas do mercado, vamos conhecer algumas das promessas desse mercado para 2022.

Bitcoin e Solana lideram as expectativas de 2022

Algumas das principais indicações realizadas por analistas do mundo cripto são: Bitcoin (BTC), Solana (Sol), Polkadot (DOT), Avalanche (AVAX), Ethereum (ETH), Axie Infinity (AXS) e a Start Atlas DAO (POLIS).

No caso do Bitcoin (BTC), neste ano de 2022, a criptomoeda de satoshi deve seguir com boas expectativas do mercado, dado a possibilidade de aumento na taxa de juros nos EUA. Por conta disso, o conselho dos especialistas é manter Bitcoin na carteira para 2022, sendo na opinião de muitos, uma boa opção de investimento para esse ano.

Outras criptomoedas promissoras que com bases diferentes devem ser valorizadas com o conceito ligado à revolução tecnológica. Entre elas está a SOL, que faz parte do grupo de moedas reconhecidas como Ethereum Killer. Isso quer dizer ativos parecidos com os do Ethereum, porém que suas vantagens podem vir pelas margens de sua capitalização.

Em contrapartida, todos os problemas que a Ethereum (ETH) apresenta, a Solana (SOL) oferece algum tipo de solução. Além disso, estamos falando de uma plataforma de registros de acordos inteligentes, escalável com grande resultado para as finanças descentralizadas.

Veja também: Conheça a Cosmos, a internet de blockchains

Polkadot, Avalanche, Ethereum e criptomoedas de games

Bem como os criptoativos citados anteriormente, outro ativo que chama atenção é a Polkadot (DOT), com um processo programado, cuja finalidade é conectar todas as blockchains, e ainda reter uma parcela considerável do mercado da rede Ethereum.

Já no caso da Avalanche (AVAX) alguns analistas acreditam no potencial da Avalanche colocando ela entre as suas principais sugestões para 2022. Saiba que essa criptomoeda faz parte da categoria dos Ethereum Killers e dessa forma trata-se de um processo programado com benefícios superiores em escalabilidade e planificação do que a rede Ethereum.

No caso da Ethereum (ETH), estamos falando da segunda maior criptomoeda do mercado, o Ether do grupo Ethereum também faz parte de nossa sugestão. Dado que o mercado de NFTs e finanças descentralizadas segue a todo vapor.

Desde o início a rede Ethereum teve como meta a descentralização de ativos e ultrapassar a velocidade do Bitcoin. Por intermédio desta rede é viável “tokenizar” ativos físicos, como imóveis, obras de arte entre outros, os conhecidos NFTs.

Outra grande oportunidade para esse mercado de criptomoedas, são os cripto ativos voltados para jogos. Como já comentamos bastante por aqui, existem alguns jogos que já se tornaram febre e estão movimento bastante o mercado de criptomoedas, como o Axie Infinity, por exemplo, e a tendência é que eles continuem sendo valorizados.

Quais criptomoedas evitar em 2022

Mesmo com o mercado em expansão, os especialistas alertam haver projetos em que os investidores não devem se envolver, por ter uma base frágil ou até mesmo configurar iniciativa fraudulenta. Entre eles estão o Ripple (XRP), o Bitcoin Cash (BCH), Bitcoin SV (BSV), Shiba Inu (SHIB) e Dogecoin (DOGE).

Sobretudo, o Ripple (XRP) pertence a um modelo centralizado.  A criptomoeda não se conecta com uma rede blockchain, e, além disso, configura um marketing corrompido e tem negociações fraudulentas e manipuladas pelo mercado.

Mais ainda, segundo Nasser, analista de criptomoedas, não recomenda a compra de Bitcoin Cash (BCH) e Bitcoin SV (BSV). De acordo com o especialista, esses são falsos Bitcoins desenvolvidos por falsificadores de identidade. Enquanto isso é preciso ficar atento as moedas memes.

Essas criptomoedas não têm fundamentos nítidos e objetivos que justifiquem a criação delas. Em outras palavras, são criptomoedas que cresceram com base em algum engajamento promovido por figuras famosas ou influenciadoras.

Como é o exemplo da Shiba Inu (SHIB) e da Dogecoin (DOGE), onde a valorização não tem embasamento. Dessa forma, a DOGE impulsionada pelo entusiasta Elon Musk, não tem limites em sua produção, isso significa não há nenhum limite de suprimento, diferente do que ocorre com Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas.

Veja também: Cinco jogos em blockchain para ficar de olho em 2022

Conclusão

Com isso, segundo os especialistas de mercado, 2002 deve ser um ano excelente para se investir em criptomoedas. Existe uma expectativa no potencial de valorização do Bitcoin nos próximos 4 ou 5 anos.

Enquanto isso analistas alertam que em meio a expressiva ampliação monetária americana descontrolada e o crescimento da inflação, uma boa forma de se proteger seria comprar Bitcoins para suas carteiras.

Mesmo com o olhar positivo dos informes, é necessário ter em mente que nenhum retorno ao investir em criptomoedas é 100% assegurado e os riscos são grandes, pois esses ativos podem sofrer fortes oscilações. Por isso o investidor precisa inicialmente descobrir se possui apetite e estomago para encarar o mercado de criptomoedas.

Por fim, não diferente do que ocorre com outros mercados, o mercado de criptomoedas exige paciência, estudo, conhecimento e muita curiosidade. Para que o investidor saiba de fato onde está se metendo e consiga com isso, encontrar as melhores oportunidades.

Veja também: As cinco melhores criptomoedas de 2021

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts