Conheça as principais carreiras em blockchain e criptomoedas

Conheça as principais carreiras em blockchain e criptomoedas

A demanda por negociação e conhecimento por criptomoedas e blockchain vem crescendo de maneira exponencial nos últimos anos. Dessa forma, como toda indústria com crescimento exponencial, é necessário que haja pessoas com o conhecimento necessário para sustentar tal crescimento, expandindo os horizontes do mundo criptográfico.

O mundo das criptomoedas não necessariamente significa trabalhar com investimentos, mas também está por trás do time que “faz a coisa acontecer”. É possível fazer parte do time que irá projetar uma nova blockchain para resolver algum problema do mundo criptográfico e até mesmo do sistema financeiro global.

Sendo assim, nesse artigo será abordado algumas ocupações importantes para aqueles que querem estar por trás deste mundo imerso na tecnologia. É importante estar atento aos detalhes, entrar neste mercado não é tão simples, sendo necessário ter os requisitos necessários para ocupar uma das vagas disputadas.

Veja também: Saiba como escolher um bom projeto de criptomoedas

Criptomoedas e tendências de crescimento

As criptomoedas vêm se tornando mais populares nos últimos anos, e, devido a isso, mais carreiras vem surgindo. A verdade é que o mercado de criptomoedas é um dos que mais crescem no mundo. Isso se deve, provavelmente, aos bilhões de dólares movimentados.

Segundo a Indeed.com, a participação em postagem de empregos, por milhão, relacionados a criptomoedas, cresceu 26% lá em 2018. Olhando para o período entre 2015 e 2019, o crescimento foi de 1457%, mostrando o quanto a indústria tem se tornado relevante a cada dia que passa.

Nesse sentido, existe uma grande variedade de empregos para entusiastas de criptomoedas e blockchain. Entre eles, analistas que desenham as estratégias de investimento, mineradores que montam e mantêm plataformas de mineração e desenvolvedores de blockchain que utilizam a tecnologia para implementar soluções empresariais.

Escolhendo setor de criptomoedas

Para entrar no mercado de criptomoedas, é necessário, primeiro, identificar o nicho que deseja atuar. Cada tipo de trabalho exige um determinado conjunto de qualificações, funções e requisitos. 

Dessa forma, abaixo serão listados os setores mais populares embaixo do guarda-chuva do setor de criptomoedas. Além disso, também serão listadas as habilidades que geralmente acompanham as funções que estas áreas realizam.

Desenvolvimento de blockchain

Desenvolvedores de blockchain são as pessoas mais demandadas, atualmente, na indústria de criptomoedas. De acordo com o relatório Global Blockchain Employment, publicado neste ano, a demanda global por desenvolvedores blockchain tem uma previsão de crescer entre 300% e 500% anualmente.

Além disso, empregos relacionados a desenvolvedores de blockchain são um dos mais bem pagos no setor de criptomoedas, tendo um salário anual médio de US $123.750 (em reais, o valor é de R$691.459,50). Para ser competitivo neste mercado, será necessário ter conhecimentos sólidos de programação.

As principais linguagens de programação utilizadas incluem C++, C#, Solidity, Go, Javascript e Python. No entanto, é importante checar com o recrutador quais são as linguagens que são de fato utilizadas pela empresa. Abaixo, segue alguns tipos de vagas disponíveis no mercado:

  • Desenvolvedor full stack junior;
  • Desenvolvedor de software graduado;
  • Assistente legal em blockchain;
  • Desenvolvedor júnior.

Jornalismo

Quando o assunto é jornalismo de criptomoedas, existem duas qualidades principais que organizações editoriais irão buscar em um talento: forte habilidade de escrita e um grande conhecimento sobre criptomoedas. Embora muitos jornalistas possam ser melhores em um dos dois requisitos, ter domínio nos dois oferecerá melhores condições de obter um emprego neste mercado competitivo.

Nesse sentido, existe uma certa quantidade de cursos e certificações focadas em criptomoedas disponíveis para ser possível obter um conhecimento sólido da indústria. Também existem uma variedade de opções de treinamento online gratuito. Contudo, é importante informar que boa parte deste conteúdo está em inglês.

Com isso, caso esteja aspirando ser um jornalista de criptomoedas, mas não possui experiência para ser um candidato de fato competitivo, considere submeter artigos freelance para construir um portfólio de trabalho. As companhias costumam aceitar freelancer, pagando o serviço por artigo realizado.

Sendo assim, as oportunidades relacionadas a jornalismo e criptomoedas envolvem:

  • Escritor de conteúdo;
  • Analista de pesquisa;
  • Gerente de mídias sociais;
  • Assistente de editor.

Venture Capital

Para toda startup de criptomoedas de destaque que esteja tentando mudar o mundo, existe uma empresa de venture capital por trás das cenas financiando suas operações. Trabalhar em uma venture capital de criptomoedas se assemelha bastante às companhias de finanças tradicionais.

Dessa forma, para trabalhar neste campo, será necessário ter sólidos conhecimentos de economia, modelagem financeira e habilidade empresarial. As funções deste setor são alguns dos empregos mais competitivos e bem pagos da indústria de criptomoedas. Abaixo, seguem algumas das funções:

  • Analista de investimento;
  • Associado de pesquisa;
  • Estagiário de venture capital;
  • Analista de portfólio júnior.

Mineração

Caso esteja interessado em algo mais “mãos na massa”, em uma carreira focada em tecnologia de criptomoedas, existe a opção de trabalhar em companhias de mineração de criptomoedas. Existe uma grande quantidade de empregos relacionados a manutenção de data centers e plantas de mineração.

Nesse sentido, estes empregos requisitam uma variedade de habilidades, como conhecimento sobre sistemas elétricos e habilidades de engenharia. No geral, o emprego funciona como trabalho em uma usina de energia, mas focado em minerar criptomoedas.

Além disso, companhias de mineração frequentemente necessitam de escritores de conteúdo, uma equipe de marketing e outras funções administrativas, fazendo destas companhias uma boa opção de entrada para se tornar um profissional de um setor de criptomoedas. Abaixo, segue alguma das funções do setor:

  • Técnico de data center;
  • Eletricista;
  • Engenheiro de processos de mineração;
  • Criador de conteúdo;
  • Assistente de marketing júnior.

Veja também: Mecanismo de consenso e blockchain

Conclusão

O mercado de criptomoedas, embora esteja crescendo exponencialmente, ainda tem muito a ser explorado. Dessa forma, é importante informar que, uma parte dos empregos listados dificilmente irão ser vistos no Brasil. Por exemplo, a mineração de criptomoedas no Brasil não é uma realidade, devido às altas tarifas energéticas.

Contudo, isso não impede de os brasileiros conseguirem empregos para este nicho específico fora do país. Além disso, existem algumas empresas que vêm estudando a utilização de usinas solares para a mineração de criptomoedas. 

Por outro lado, diversas startups brasileiras já vêm desenvolvendo blockchains, o que aumenta a necessidade de desenvolvedores no setor. Blogs sobre criptomoedas, principalmente vinculados às exchanges, estão cada vez mais presentes e, por fim, diversas venture capital já estão de olhos abertos para o mercado criptográfico.

Com isso, para entrar neste mundo tão concorrido, principalmente estando no Brasil, irá requerer bastante conhecimento e esforço do candidato. Plataformas como TradingView podem ajudar nessa jornada, através de ideias de negociação, estratégias, opiniões e análises, tudo isso sem nenhum custo. Em suma, para aqueles que são entusiastas do mundo criptográfico, certamente será um esforço devidamente recompensado.

Veja também: Altcoins: Entenda o que são e como funcionam

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts