Conheça o Pancakeswap, um novo conceito de finanças descentralizadas

Conheça o PancakeSwap, um novo conceito de finanças descentralizadas

Nos últimos tempos,  à medida que a tecnologia  avança, novas ferramentas se tornam componentes fundamentais no setor de criptomoedas, uma delas são as exchanges descentralizadas. Muito provavelmente você já deve conhecer o procedimento de exchanges, em tradução corretoras, de criptomoedas.

Basta que o usuário cadastre o seu e-mail, crie uma senha, verifique sua conta e comece a realizar o trading de criptomoedas. Desse modo, quando o usuário está realizando seus trades, as transações não ocorrem na cadeia (on-chain), em vez disso, a corretora aloca os saldos aos usuários, em um banco de dados próprio.

Como resultado, resta ao usuário confiar que exchange manterá seu dinheiro, se expondo a alguns riscos de contraparte, caso a exchange decida tomar o dinheiro de todos os seus usuários ou até mesmo uma invasão hacker ao sistema, com objetivo de roubar todos os fundos.

Pensando nessas desvantagens, as exchanges descentralizadas surgem, funcionando praticamente da mesma forma, no entanto, sem a necessidade de realizar um cadastro. Além disso, geralmente, depósitos ou saques de criptomoedas não acontecem, de modo que o trade é realizado diretamente entre as carteiras de dois usuários, com intervenção mínima, caso haja, de terceiros.

Conheça o Pancakeswap

Além disso, as exchanges descentralizadas abrem a possibilidade de negociar tokens que não estão listados em exchanges centralizadas, desde que haja oferta e demanda.

Sendo assim, para seguir a tendência das finanças descentralizadas (DeFi), surge o PancakeSwap.

O PancakeSwap

Com lançamento em 20 de setembro de 2020, o PancakeSwap é uma exchange descentralizada (DEX) que foi criada na Binance Smart Chain (BSC). O PancakeSwap utiliza pools de liquidez, uma forma inovadora e automatizada, executada completamente por algoritmos, resolvendo o desafio da liquidez nas exchanges descentralizadas.

Desse modo, através dos pools de  liquidez, quando o usuário deseja negociar uma criptomoeda por outra,  a transação deve ser feita tomando como base os fundos depositados no pool, ao invés de aguardar que contraparte surja para igualar a negociação e somente assim, executar a ordem.

Como resultado, de modo a garantir o funcionamento do modelo, os provedores de liquidez são incentivados por sua contribuição com recompensas, ou seja, quando os mesmos realizam um depósito, eles são recompensados com um novo token, que representa sua aposta, chamado de token de pool.  

Motivos para o nome

O motivo para o nome é bem simples. Uma onde de nomenclaturas de protocolos DeFi tiveram como temática o tema de comida. Primeiramente surgiu o SushiSwap, depois o BakerySwap e por fim, o PancakeSwap, com o seu Token nativo denominado de CAKE.

Como funciona?

Entendido o importante processo acima, voltamos ao PancakeSwap, uma exchange descentralizada para swapping (câmbio) de tokens BEP-20, um padrão de token da Binance Smart Chain, semelhante ao padrão ERC20 da Ethereum.

Veja também: O que é Ethereum (ETH)? Para que serve?

O PancakeSwap usa o modelo Automated Market Maker (AMM), permitindo que os ativos digitais sejam negociados de forma automática e sem permissão, usando pools de liquidez, ou seja, ao invés de depender de compradores e vendedores tradicionais do mercado financeiro, os AMMs mantém o ecossistema DeFi por 24 horas e 7 dias por semana, através de pools de liquidez.

Em resumo, no AMM, um usuário empresta seus ativos digitais a pools de liquidez e, em troca, recebe tokens de liquidez, no qual podem apostar para ganhar mais ativos digitais. Dessa maneira, o PancakeSwap oferece aos usuários uma série de maneiras inovadoras de criar fluxos de receita a partir de suas criptomoedas.

Além disso, o PancakeSwap possui seu próprio token nativo, chamado CAKE, oferecendo transações mais rápidas e taxas mais baixas do que os projetos DeFi construídos no Ethereum. Desse modo, os usuários podem apostar em CAKE ou usá-lo nos pools do PancakeSwap para ganhar mais tokens de CAKE, ou mesmo tokens de outros projetos construídos na Binance Smart Chain, como DODO, UST (Terra USD) ou LINA (Linear Finance).

Conheça o Pancakeswap

PancakeSwap: O poder da taxa

Uma das maiores reclamações crescentes sobre os projetos construídos no Ethereum são as taxas altas e as transações lentas da rede. No entanto, o PancakeSwap não usa a rede Ethereum, mas rede BSC e tokens BEP-20.

Para se ter uma ideia, as taxas de transações na PancakeSwap são pagas em Binance Coin (BNB), com cada movimentação custando poucos centavos, variando de US $0,04 a US $0,20 e com tempo de  transações com média de 5 segundos, uma grande diferença em comparação com a UniSwap, DEX da rede Ethereum, que podem alcançar US $60, com a transação possuindo tempo médio de 5 minutos.

Como resultado, o PancakeSwap se tornou ainda mais atraente para os usuários que realizam transações de baixo valor e com extrema rapidez.

Funcionalidades do PancakeSwap

Através de uma troca descentralizada sob nenhuma autoridade regulatória, os usuários podem fazer transações com privacidade no PancakeSwap. Desse modo, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo pode negociar centenas de ativos disponíveis no PancakeSwap e fornecer liquidez para os pools de troca e, assim, ganhar tokens adicionais. Os usuários ainda podem apostar CAKE ou usá-lo nos pools para ganhar mais tokens CAKE, da mesma forma que reinvestimos os dividendos de alguma ação.

Negociação do token

A maioria dos tokens CAKE são negociados no PancakeSwap. No entanto, também há volume de negociação em tokens CAKE na Binance, podendo comprá-los diretamente e depois transferi-los para uma carteira que suporte ativos CAKE e BEP-20 para apostar seus token CAKE no PancakeSwap.

Farm no PancakeSwap

Entendemos que no PancakeSwap os usuários alocam (stake) seus ativos em troca da participação de taxas dos utilizadores e geração de novas moedas por blocos.

Conheça o Pancakeswap

No caso da imagem, essa é um dos pools de liquidez, mais conhecido como LP de dois ativos: CAKE e BNB. Os usuários que fizerem stake de seus ativos irão receber CAKE como recompensa.

No caso, o usuário precisa da mesma quantidade de BNB e CAKE para fornecer liquidez, porém não em unidades, mas em valor de mercado. Desse modo é gerado um token de liquidez chamado de CAKE-BNB-LP, que pode ser revertido a CAKE e BNB a qualquer momento.
Conheça o Pancakeswap

Na imagem acima se encontra um exemplo da criação desse token para prover liquidez.

PancakeSwap oferece segurança?

A PancakeSwap é uma cópia da UniSwap, com várias linhas de código ainda se referindo a DEX. No entanto, os defensores do código-fonte afirmam que o PancakeSwap  não pode ser considerado uma fraude pelo simples fato de ser uma cópia em outra Blockchain.

Entre o certo e o errado, uma coisa é indiscutível, o PancakeSwap gastou muito tempo e dinheiro em sua segurança, recebendo uma auditoria da empresa de segurança cibernética CertiK.

Com isso, o PancakeSwap conta com uma estrutura de verificação formal para a construção de ecossistemas Blockchain e contatos inteligentes totalmente confiáveis.

Além disso, foi construído um software de código aberto, nosso site e todos os seus  Smart Contracts, visíveis publicamente para máxima transparência.

Loteria PancakeSwap

O PancakeSwap possui um sistema de loteria onde é possível ganhar prêmios de CAKE enormes ao participar.

Para participar, o usuário precisa aguardar o sorteio da loteria e depois comprar os ingressos com o CAKE. Seu bilhete será um bilhete de loteria de 4 dígitos e, dependendo do número de dígitos correspondentes ao valor da loteria, você ganhará o pote de BOLO na loteria.

Conheça o Pancakeswap

Preço do PancakeSwap

No momento que este artigo foi escrito, o token da PancakeSwap, o CAKE, encontra-se na 28º no ranking das criptomoedas, com valor de mercado acima dos US $5 bilhões, de acordo com os dados do Coinmarketcap. Além disso, nos últimos 7 dias, CAKE valorizou mais de 30%.

Conclusão

No geral, está claro que DeFi está crescendo continuamente no criptomercado, o sucesso da  PancakeSwap é uma prova viva disso. Sua equipe prometeu que logo em breve surgirão novas utilidades e mais mecanismos de queima do token, criando cada vez mais escassos do ativo. Além da redução de CAKES geradas por blocos da rede.

Em suma, o PancakeSwap é o maior projeto AMM na Binance Smart Chain (BSC) e tem alguns recursos inovadores. Você também pode acompanhar muitas das suas métricas em seu site.

Veja também: Jogador da NFL converte todo o seu salário em Bitcoin

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts