Conheça o framework de escalonamento Polygon

O tão esperado roteiro de escalonamento de Ethereum está começando a se concretizar, e o projeto Polygon faz parte desses esforços. Você pode ter ouvido sobre Cosmos e sua visão de “internet de blockchains” através do protocolo de comunicação entre blockchains (IBC). 

Neste protocolo, mensagens podem viajar entre diferentes blockchains que tenham implementado o protocolo. Dessa forma, a visão de Polygon é algo similar, mas adaptou esse conceito especificamente para o ecossistema Ethereum. 

A ideia é que os desenvolvedores possam facilmente lançar suas soluções de escalonamento compatíveis com Ethereum, ou até mesmo lançar blockchains autônomas.

Originalmente, o projeto começou como Matic Network, contudo, foi reprojetado como Polygon. Isso se deve ao fato do escopo ter sido aberto de uma solução “single Layer 2” para uma “network of networks”. Sendo assim, abaixo será detalhado mais sobre este protocolo.

Veja também: Conheça o Protocolo da blockchain Terra (LUNA)

O que é Polygon?

Polygon é um framework para criação de redes de blockchains compatíveis com Ethereum e soluções de escalonamento, sendo mais um protocolo do que uma solução única. É por isso que uma das principais ofertas do ecossistema é o Polygon SDK, que permite aos desenvolvedores criar essas redes compatíveis com Ethereum.

Além disso, você já deve ter ouvido falar da Polygon Network, uma sidechain que utiliza mecanismo de consenso Proof of Stake. Este é um dos primeiros produtos ativos do ecossistema Polygon. Uma sidechain é essencialmente uma cadeia paralela que é conectada a uma outra blockchain.

Dessa forma, as sidechains podem oferecer diversos benefícios, a maioria se refere a maior quantidade de transações e taxas menores. Caso já tenha utilizado a Polygon Network, deve ter percebido como é incrivelmente rápida e barata comparada a Ethereum. 

Como Polygon suporta a Ethereum Virtual Machine (EVM), as aplicações existentes podem ser migradas com relativa facilidade. Isso pode oferecer aos usuários uma experiência comparável a Ethereum, mas com alto desempenho e baixas taxas de transação.

Sendo assim, tudo que é possível fazer na Ethereum, você pode realizar na Polygon. Contudo, de forma mais barata e rápida. Alguns dos Dapps de finanças descentralizadas mais populares já foram lançados na Polygon. Entre eles, podemos citar o Aave, 1inch, Curve e Sushi.

Como funciona?

A arquitetura de Polygon pode ser melhor definida como um sistema de quatro camadas, sendo composto por uma camada da Ethereum, uma camada de segurança, camada da rede da Polygon e uma camada de execução. A camada da Ethereum é essencialmente um conjunto de smart contracts.

Nesse sentido, estes são responsáveis por lidar com coisas como finalizações de transação, staking e comunicação entre a Ethereum e as várias cadeias de Polygon. A camada de segurança roda lado a lado com a Ethereum, fornecendo uma função de “validadores como serviço”.

Sendo assim, permite que cadeias se beneficiem de uma camada adicional de segurança, no entanto, tanto a camada Ethereum como a camada de segurança são opcionais. Além disso, existem duas camadas obrigatórias. A primeira é as camadas de rede da Polygon, o ecossistema de redes blockchain construídas em Polygon.

Dessa forma, cada uma destas camadas possui sua própria comunidade e é responsável por lidar com o consenso local e blocos de produção. Já a segunda é a camada de execução, que é a implementação da Ethereum Virtual Machine (EVM) da Polygon, utilizada para executar smart contracts.

Com isso, as cadeias lançadas em Polygon são capazes de se comunicar com outras e Ethereum. Isso tudo graças a recursos de passagem de mensagem arbitrária da plataforma. Além disso, permite uma variedade de novos casos de usos, como aplicativos descentralizados interoperáveis.

Veja também: Polkadot, o protocolo que levará a blockchain ao próximo nível

A internet de blockchains 

Polygon foi projetada para facilitar um futuro em que diferentes blockchains não operarão de forma separada. Ao invés disso, elas irão se encaixar em um ecossistema interconectado. Sua proposta de longo prazo é permitir um mundo aberto, sem fronteiras.

Sendo assim, nesse futuro, usuários podem interagir perfeitamente com produtos e serviços descentralizados sem ter que primeiro navegar entre intermediários. Polygon busca construir um hub onde diferentes blockchains possam se plugar e superar suas limitações individuais.

Desse modo, Polygon pretende incorporar mais que uma solução de escalonamento. Isso será realizado mantendo seu objetivo de minimizar as barreiras à entrada, buscando reduzir as taxas de transação ao mínimo.

Ao adotar uma abordagem multifacetada para a questão do dimensionamento, Polygon protege suas apostas, caso qualquer outra solução de dimensionamento deixe de cumprir com seu propósito.

Token Matic

O token da plataforma Polygon é chamado de Matic e é um recurso base de seu sistema. Além do fato de ser utilizado para pagamentos de câmbio, também é utilizado para armazenar tokens para proteger a rede Polygon

Desde sua mudança de marca, o token Matic recebeu um aumento incrível de custo, após enorme expansão de uso.

Nesse sentido, o token Matic possui um suprimento total de 10 bilhões de tokens. O estoque circulante atual é de 5 bilhões. O token é acessível nas exchanges descentralizadas mais conhecidas, bem como nas exchanges centralizadas, incluindo a Binance, 1inch Exchange e CoinBase Pro.

Conclusão

As taxas de gás de Ethereum sempre levaram os usuários a explorarem opções de sidechains, como Polygon. Estas, têm ganhado força muito rápido, e, graças à sua tecnologia, é possível obter o melhor dos dois mundos.

Desse modo, é possível que os usuários se libertem das altas taxas da Ethereum, ao mesmo tempo que colhem todos os benefícios da blockchain. Sendo assim, Polygon utiliza o mecanismo proof of stake para escalonar a rede Ethereum. 

Os desenvolvedores estão tentando tornar as criptomoedas totalmente acessíveis. Com isso, Polygon está na vanguarda para tornar isso uma realidade, busca a interoperabilidade e reagindo aos lentos tempos de confirmação.

Com isso, Polygon se coloca como uma boa opção, especialmente quando há necessidade de evitar os altos custos da Ethereum e sua baixa velocidade. Ela vem se provando bem-sucedida em resolver problemas que existem em Ethereum. 

Em suma, Polygon permite um espaço de inovação em um ambiente que já lhe é propício devido a tecnologia blockchain. A plataforma permite gerar cada vez mais aplicações que, devido aos problemas inerentes a Ethereum, não eram possíveis. Sendo assim, deveremos ver um avançado mais forte de Dapps e finanças descentralizadas em pouco tempo.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts