Deribit

Conheça a Deribit, corretora de opções e futuros de criptomoedas

Já falamos aqui sobre algumas corretoras que possuem foco no mercado de derivativos de criptomoedas. Assim como a FTX, a A Deribit é uma das gigantes do setor. Considerada até o final de 2020, como sendo a maior corretora de opções de crypto do mundo, em termos de volume. Além disso, a exchange possui sede no Panamá e foi fundada em 2016, embora atue em diversos países pelo mundo.

Com isso, no artigo de hoje, iremos trazer uma visão geral sobre essa corretora, além do funcionamento do mercado de derivativos de Bitcoin e se sua plataforma é realmente interessante para o investidor experiente ou não.

O que é Deribit?

Lançado em 2016 pelo fundador John Jansen, o Deribit é uma plataforma de negociação de criptomoedas especializada exclusivamente em derivativos financeiros como opções. Isso significa que você negociará contratos futuros de Bitcoin sem obter sua propriedade.

Em particular, a plataforma hospeda mercados de futuros e opções em Bitcoin e Ethereum. Com exceção de alguns países como Canadá e Estados Unidos, se você não está nesses locais, então pode abrir uma conta no Deribit.

Depósitos em Bitcoin

A notícia triste fica por parte da forma de colocar recursos na corretora. Você precisará depositar fundos utilizando Bitcoin, ou seja, sem cartões de débito / crédito ou transferências bancárias. No entanto, a plataforma permite que você faça negócios sofisticados – facilitando as posições compradas e vendidas.

Além disso, a plataforma oferece alavancagem de até 100x. Isso transforma o saldo de $ 50 em uma transação de $ 5.000 com o clique de um botão. Embora o Deribit não seja regulamentado, ele exige que todos os titulares de contas passem por um processo KYC. 

O que você pode negociar na Deribit?

Deribit

Conforme dito no início do artigo. Com a Deribit é possível negociar contratos futuros e opções. Essas duas classes de ativos cobrem Bitcoin e Ethereum, e cada uma vem com um número significativo de mercados. Com isso em mente, descrevo abaixo o que a plataforma oferece:

Deribit Futures

Simplificando, os futuros em Deribit permitem especular se você acha que Bitcoin ou Ethereum valerão cerca de na data em que os contratos expirarem.

Por exemplo:

Você está negociando um contrato futuro de Bitcoin de 3 meses

O ‘preço de exercício’ do contrato é $ 19.000

No cenário acima, se você julga que o Bitcoin valerá mais de $ 19.000 em 3 meses, você estará comprado na operação’. Se você pensa o contrário, então você está ‘vendido’ nessa operação.

Agora, em Deribit, todo e qualquer mercado consiste em futuros do tipo “europeu”. Para quem não sabe, isso significa que você não tem a opção de exercer seus contratos futuros antes que eles expirem.

O Deribit é seguro?

Em poucas palavras, eu prefiro que o leitor tire suas próprias conclusões. Embora não seja regulamentado ou licenciado por qualquer entidade financeira. o Deribit tem se mostrado confiável.

Contudo, a falta de supervisão não chega a ser um problema, dado que a companhia mantém 99% dos fundos dos clientes armazenados. A plataforma estava anteriormente localizada na Holanda. No entanto, a empresa mudou seus escritórios offshore para o Panamá.

Além disso, todos os clientes da plataforma passam por um processo de KYC. O que mostra quem a corretora leva a serio suas responsabilidades com relação a lavagem de dinheiro.

Como funciona o KYC

No geral, as plataformas que lidam apenas com depósitos e retiradas raramente pedem esse tipo de cadastro. Na verdade, até mesmo empresas como a Binance permitem que você negocie de forma anônima, desde que você não utilize moeda fiduciária e seu volume de transações não ultrapasse 2 Bitcoins.

Documentos requeridos pela Deribit

Identidade, passaporte ou carteira de motorista, dependendo do seu país de residência. Além disso, comprovante de residência, nesse caso serve fatura, extrato bancário ou qualquer documento local com o endereço. 

Com isso, os documentos acima podem ser carregados diretamente no site. Contudo a plataforma não especifica o tempo necessário para validação dos documentos

Deribit é adequado para quem está começando?

Deribit

Sendo bastante direto, não, a Deribit negocia contratos de futuros e opções, esse tipo de operação deve ser realizado com algum tipo de conhecimento mais consolidado sobre o assunto.

Além disso, a capacidade de negociar com margem e entrar em negociações alavancadas adiciona um nível adicional de risco e isso torna o mundo da negociação de futuros e opções mais adequado para investidores e traders mais experientes.

Contudo, a equipe desenvolvedora da plataforma, lançou uma funcionalidade de teste ao vivo, que permite aos usuários praticar negociações demonstrativas, com o objetivo de aprender as mais variadas estratégias envolvendo opções e contratos futuros

Além disso, a equipe responsável pelo site, também disponibilizou uma série de recursos com o objetivo de ajudar aqueles que estão iniciando nesse mundo de derivativos. Os conteúdos incluem um blog informativo, uma página de documentos, perguntas frequentes e um canal no youtube que visa explicar as operações. 

Portanto, embora possa não ser o melhor lugar para começar a negociar Bitcoin e Ethereum, ainda pode ser uma alternativa interessante para motivar o aprendizado e futuramente o trader iniciante operar pela plataforma. 

Deribit Prós e Contras

Por fim, finalizo este artigo, com uma tabela que indica as principais vantagens e desvantagens em se fazer o uso da plataforma. Lembrando mais dado que a utilização desse tipo de contrato requer conhecimento de nível avançado.

Dessa forma, caro leitor que ainda está iniciando no mundo das criptomoedas, procure estudar bastante a cerca de contratos futuros e opções antes de operar dentro dessas plataformas de derivativos. 

Prós — Vantagens em operar utilizando a plataforma

A equipe parece bastante transparente. Além disso, não há taxas para depósitos e retiradas. Nesse sentido é importante destacar também a alta possibilidade de alavancagem oferecida e os tipos de negociações envolvidas, que vão desde contratos futuros sobre Bitcoin e Ethereum até os contratos de opções.

Contras — Desvantagens em se utilizar a plataforma

O serviço não é regulamentos. Além disso, todas as atividades exigem Bitcoin como forma de pagamento. Em outras palavras, não há suporte para moeda fiduciária. Por fim, o ambiente não é amigável para quem está iniciando no mundo das criptomoedas. 

Veja também: Como o desenvolvimento da Estônia a tornou um dos países mais ricos da Europa?

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts