Conheça a OLECOIN, a criptomoeda brasileira para o futebol

O mercado de criptomoedas vem crescendo bastante nos últimos anos, contudo, para a maior parte do mundo, a tecnologia ainda não permeia os meios tradicionais. Isso não é diferente no Brasil. Contudo, isso não impediu que surgissem criptomoedas genuinamente brasileiras, ou até mesmo projetos que utilizem a tecnologia blockchain.

Nesse sentido, não há nada melhor, para os brasileiros, que unir a tecnologia a uma paixão nacional, o futebol. E foi isso que a Olé Sports criou, uma criptomoeda ligada ao meio futebolístico, a OLECOIN. Não é o primeiro projeto de criptomoedas vinculadas ao mundo dos esportes, principalmente o futebol.

Com isso, nesse artigo iremos falar sobre essa criptomoeda que tem apresentado bom desempenho. Será explicado o propósito da criptomoeda, bem como informações mais técnicas de sua utilização. Acompanhe com a gente esse artigo e fique por dentro dessa criptomoeda genuinamente brasileira.

Veja também: Veja a rentabilidade da poupança, Bitcoin e ETH nos últimos 12 meses

História

Ole

A Olé Sports é uma startup brasileira que busca integrar as novas tecnologias ao futebol, buscando criar um ambiente mais justo, competitivo e produtivo. Formada por publicitários, engenheiros da computação e advogados, a startup vem acompanhando o desenvolvimento da blockchain em todo o mundo.

Nesse sentido, o projeto OLECOIN foi fundada por André Figer, um dos maiores empresários do futebol no Brasil e no Mundo. Ele é filho do empresário Juan Figer, considerado, pela FIFA, um dos maiores empresários da história do Futebol. Diego Lugano, ex-jogador do São Paulo, é o embaixador do projeto. Ele tem como função levar o projeto até a Fifa, abrindo novos caminhos para o esporte.

Sendo assim, como apaixonados pelo futebol, a startup vem apresentando sua solução em eventos, pitches, rodadas de startups. Por fim, a Olé Sports foi selecionada como uma das 20 finalistas entre 700 competidores. Foi apresentado seu case de negócio no evento Future Blockchain Summit 2019, em Dubai.

O que é a OLECOIN

De forma objetiva, a OLECOIN é um ecossistema de micro-investidores e investidores institucionais. Vão poder, através das aquisições de tokens ligados as receitas da cadeia futebolística, ter participação nos futuros recebíveis dos diversos atores da cadeia do futebol.

Assim que realizarem a aquisição, a quantia paga pelos tokens são revertidos, parcialmente, em antecipação de recebíveis para os holders dos direitos do crédito. A OLECOIN gerencia o sistema, promove o mercado futuro e é remunerada por taxas das operações e capitalizações da reserva de token.

Como funciona a OLECOIN

A primeira plataforma descentralizada de jogadores desenvolvida em blockchain busca trazer mais confiabilidade no mercado do futebol. A OLECOIN faz uma conexão direta entre novos talentos e clubes de futebol, após realizar uma análise rigorosa das informações do novo jogador. Também permite investidores diretos de qualquer amante do futebol nos novos jogadores registrados na plataforma sem a interferência de intermediários.

Sendo assim, a validação dos perfis dos jogadores é feita através de machine learing, softwares de monitoramento e mecanismos de distribuição (person-to-person). Ao criar um ambiente amigável para amantes doe esporte, a plataforma analisa os dados compartilhados e os compartilha em um marketplace voltado para os usuários. 

Além disso, por ser uma plataforma de recompensas, é oferecido um sistema de verificação sem precedentes, contendo opiniões e sistemas práticos de opiniões destas fontes. A verificação vai ser feita por membros, atletas profissionais, profissionais de clubes de futebol, atletas internacionais, jogadores nacionais e internacionais, campeões e ex-jogadores. 

Com isso, a plataforma monitora jogadores, cruzando os dados (contratos, transferências, valores relativos, informações de jogos, fatores emocionais, etc.), sendo um facilitador, onde novos talentos vão ser descobertos por clubes de futebol, realizando transações diretamente.

Em síntese, o objetivo é oferecer suporte ao jogador com toda a estrutura que um agente físico poderia oferecer. É uma plataforma digital com acesso completo a jogadores, clubes de futebol e profissionais de boa-fé. Facilitando a vida do novo talento, ele irá focar no seu desenvolvimento profissional e, principalmente, como ser humano.

A primeira plataforma descentralizada de jogadores de futebol.

Nesta plataforma descentralizada, jovens jogadores irão poder criar smart contracts registrados na blockchain Ethereum, com investidores de todo o mundo. Imagine um jovem jogador, que joga em um pequeno time de uma cidade da África e que precisa de ajuda financeira para continuar jogando.

Sendo assim, este jogador pode entrar na plataforma Olé Sports Lab, registrar o que ele precisa e recompensar pessoas que querem ajudar ele a conseguir o que precisa. Assim que a proposta do jogador for completada e validada, investidores no mundo vão ter acesso em tempo real e pode aceitar o smart contract. Nesse sentido, poderão enviar dinheiro em forma de OLECOIN em troca do Player Token.

Além disso, na plataforma da empresa, é possível converter OLECOIN em Bitcoin e realizar o envio para uma carteira registrada. Utilizando o pool descentralizado de jogadores da plataforma, smart contracts podem ser criados sem a necessidade de intermediários, taxas absurdas e burocracia. Com isso, é possível prover comunicação entre jogadores, que precisam de investimento, e pequenos investidores, mundo afora.

Veja também: Primo Rico elogia Bitcoin e traz 5 motivos para investir na criptomoeda

Tokenomics da OLECOIN

O projeto OLECOIN inicia com a contribuição de 10 bilhões de criptomoedas OLE, sendo o principal financiamento do projeto. Nesse sentido, 75% deste fundo foi queimado com intuito de alcançar estabilidade benéfica do valor da moeda no mercado. Sendo assim, restaram os 2,5 bilhões de criptomoedas para oferta da plataforma.

Atualmente, o montante de financiamento disponível para circulação é algo em torno de 155 milhões de OLE. Com isso, 10% do financiamento total é revertido para plataforma PancakeSwap. O restante é dividido entre marketing, fundadores, investidores e doações para organizações do futebol.

Além disso, os participantes da plataforma podem obter 1% do lucro de cada transação de outros participantes. Ao finalizar a transação, o lucro é entregue à carteira da pessoa.

Conclusão

O futebol gira, anualmente, 12 bilhões de euros em transferências, aproximadamente 1 trilhão de euros em contratos para jogadores, patrocínios, receitas geradas por fãs etc. Contudo, é um mercado restrito a jogadores e agentes de jogadores, um círculo de apenas centenas de participantes.

Com isso, a OLECOIN vem com uma proposta de, ao retirar intermediadores utilizando a tecnologia blockchain. Trazer mais investidores, sejam eles pequenos ou grandes. Isso irá possibilitar o desenvolvimento de jovens talentos, seja ele de um pequeno clube na África ou de um grande clube europeu.

Nesse sentido, a proposta da plataforma, utilizando a criptomoeda OLECOIN, traz um modelo de negócios disruptivo para o futebol. Vale a pena acompanhar as movimentações da tecnologia para este mercado, que já vem acenando positivamente há algum tempo para a utilização de criptomoedas.

Veja também: Maior rede de cinemas do mundo aceita Bitcoin como pagamento

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts