Conheça o modelo de previsão stock-to-Flow do Bitcoin

Muito provavelmente você já ouviu falar que o Bitcoin é o ouro digital, não é mesmo? Isso tem um motivo, assim como o ouro, o Bitcoin tem um limite de unidades. Ou seja, sua quantidade no universo digital é fixa e pré definida pelo criador Satoshi Nakamoto.

Em outras palavras, existe um limite máximo de 21 milhões de Bitcoin a existir. Dado que no momento existe algo em torno de 18,5 milhões de Bitcoins em circulação. Com isso, falaremos hoje sobre um dos modelos mais populares para avaliar a evolução do preço do Bitcoin.

Esse modelo financeiro, conhecido como stock-to-flow, tem como premissa a ideia de que o Bitcoin se comporta exatamente como uma commodity, como o ouro, por exemplo. Sendo assim, segue a ideia de que a escassez é um importante fator que explica a evolução dos preços da criptomoeda.

Conhecendo o modelo stock-to-flow para Bitcoin

Como dito, o modelo se baseia na ideia central de que os preços estão diretamente relacionados com o perfil de escassez do Bitcoin. Com isso, projetando uma crescente demanda, a moeda vai se tornando cada vez mais escassa e seu preço mais elevado.

Nesse sentido, o método de análise foi imaginado pelo economista, trader, investidor e também pesquisador Philip Swift. Contudo, o projeto foi adaptado pelo misterioso analista de criptoativos conhecido como PlanB.

Assim, o modelo confere ao Bitcoin a ideia de armazenamento de valor. Exatamente como ocorre com ouro, platina ou prata, nesse caso, uma alta proporção indica que eles não são consumidos. Em vez disso, investidores o guardam como uma forma de proteção ou hedge monetário.

Com isso, aumenta a relação entre o estoque e o fluxo. Quanto maior essa proporção, mais escasso é o ativo, logo mais valioso como reserva de valor.

Veja também: Michael Saylor diz que China errou ao reprimir mineração de Bitcoin

Precisão do modelo e o funcionamento do Stock-To-Flow

Bitcoin

Embora não seja exato, o gráfico comparando o histórico de preços junto ao previsto pelo modelo impressiona. Além disso, essa estratégia se baseia no preço relativo de uma commodity escassa com uma produção adicional. Ou seja, a medida que o ativo se mostra mais raro, maior o valor percebido.

Essa ideia vem de outros mercados como já comentado aqui, mercados como ouro, prata e pedras preciosas. Em todos esses casos, esses ativos se apresentam como sendo recursos escassos que quanto mais escassos mais valorizados se tornam.

Dessa forma. O Bitcoin é um ativo digital escasso. Nesse sentido, existe um processo que ocorre na rede do Bitcoin chamado halving, a cada halving, por exemplo, a emissão de novas moedas é cortada pela metade.

Assim, vai ficando cada vez mais difícil minerar novas moedas. Atualmente existe algo em torno de 18,5-19 milhões de Bitcoins já minerados. Além disso, há pouco espaço para o Bitcoin chegar ao seu limite máximo, o que indica que essa escassez relativa irá aumentar de forma bastante gradual.

Modelo tem sido útil para precificar Bitcoin

Segundo o diretor de produtos e parcerias da Transfero Swiss, Safiri Felix, o modelo é uma forma bastante interessante de avaliar a performance da criptomoeda. Pelo menos ao longo do ciclo que estamos, segundo suas próprias palavras.

No último ciclo, após o halving de 2020, o gráfico stock-to-flow funcionou muito bem, apontando uma grande valorização do Bitcoin, o que de fato aconteceu”. Além disso, Safiri pontua “Seguindo esta tendência, com o aumento da liquidez global e toda a conjuntura atual, é possível que o Bitcoin alcance US$ 100 mil este ano”, completa. “

Pontos fracos do modelo stock-to-flow

Como nem tudo é perfeito, o modelo tem seus pontos negativos. Por exemplo, se tomarmos como base o que indica o modelo ao seu extremo, em algum momento o valor do Bitcoin seria o equivalente ao ouro.

Em outras palavras, quem tivesse 100 Bitcoins teria em sua carteira algo equivalente a 50 milhões de dólares. O que para muitos pode ser visto ilusório e muito distante da realidade.

Contudo, o próprio criador Plan B, admite que o modelo pode vir a falhar no futuro, e o seu comportamento não deve, portanto ser tomado como verdade. Ainda segundo a equipe de Research da Transfero.

Apesar do bom alinhamento do modelo com o comportamento do preço do Bitcoin até hoje, o preço não atinge de forma imediata o sugerido para o período. “Por esses motivos, este modelo não é e não deve ser utilizado como um único modelo de previsão confiável para o preço futuro do Bitcoin.”, diz o relatório da empresa.

Estamos em um ponto decisivo para a validade do modelo

O Bitcoin nunca esteve tão abaixo do preço alvo previsto pelo modelo como está agora. Com isso, em um recente tweet, Lex Moskovski, diretor de investimentos da Moskovski Capital, exibiu o modelo, marcando o ponto que estamos e chamando a atenção para essa distorção.

Embora o modelo tenha sido assertivo esses anos. O comportamento atual da criptomoeda está colocando em cheque a validade do modelo stock-to-Flow. Dado que há uma grande discrepância entre o preço alvo e o preço a vista do Bitcoin

“A deflexão negativa do stock-to-flow é a mais alta que já existiu em toda a história do Bitcoin, comentou Moskovski. Além disso, segundo o diretor de investimento em suas próprias palavras: “Esta é uma grande oportunidade de compra, se você acredita neste modelo.”

Com isso, sem dúvidas, caro leitor, para aqueles que acreditam no funcionamento desse modelo, há um desconto de quase 59% em relação ao preço que o Bitcoin “deveria estar”. Enquanto o Bitcoin negocia nessa faixa de 32 – 34 mil dólares, o modelo aponta que o preço deveria estar em 82 mil dólares.

Por fim, nada disso tirou a visão positiva do criador do modelo PlanB para o futuro do Bitcoin. Embora tenha assumido que o modelo pode vir a falhar um dia. PlanB ainda acredita que o Bitcoin deve chegar a 135 mil dólares até dezembro deste ano.

O analista misterioso, parece ter dado uns tempos nas redes sociais. Contudo promete voltar em agosto, período em que o modelo prevê que o Bitcoin estará sendo negociado na faixa dos 47 mil dólares. Dessa forma, vamos aguardar e avaliar se o modelo continuará válido ou não.

Veja também: 11% dos bancos centrais já desejam investir em Bitcoin e substituir o ouro

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts