Coinbase desiste de oferecer juros em criptomoedas por pressão da SEC

A exchange de criptomoedas Coinbase teve de cancelar os seus planos de lançar a plataforma Lend, que seria uma forma de oferecer juros sobre as participações de seus investidores através da stablecoin USDC. O motivo do recuo foi por conta de uma “ameaça” da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC.

Segundo o Órgão regulador, caso a Coinbase viesse a oferecer este tipo de investimento no qual de acordo com a SEC a corretora não estaria autorizada, por se tratar de títulos imobiliários e então seria aberto um processo, parecido ao que aconteceu no início do ano com a Ripple.

A SEC tem adotado uma postura muito dura ultimamente. Primeiro, o órgão regulador definiu que irá atrás de uma missão bem complicada, que é regulamentar as finanças descentralizadas.

Não satisfeita, a maior corretora dos Estados Unidos terá de aceitar em um canetaço essa decisão, que poderia alavancar ainda mais os seus negócios e oferecer novas fontes de lucros para os seus clientes.

A Coinbase mesmo com a infelicidade de continuar o projeto, garantiu aos seus clientes que vai continuar trabalhando para oferecer novos produtos com rentabilidade: “À medida que continuamos nosso trabalho, tomamos a clareza de buscar contribuir com os marcos regulatórios, por isso foi necessário tomar a difícil decisão de não lançar o programa USDC Apy”.

Plataforma Lend estava sendo projetada desde junho

A Coinbase afirmou que milhares de pessoas haviam se inscrito na lista de espera, porém agora o projeto teve de ser descontinuado. A empresa acrescentou que não “parou de oferecer novas ofertas de produtos e variáveis aos clientes”.

A Lend havia sido noticiada pela Coinbase ainda em junho deste ano. O objetivo era trazer uma nova oportunidade de investimento aos clientes, onde a ferramenta iria trazer rendimentos maiores do que os investimentos tradicionais, ao mesmo tempo que iria garantir segurança aos clientes.

O programa de empréstimos tinha como objetivo fornecer aos usuários até 4% sobre as suas participações com a stablecoin USDC. A Lend seria lançada pela exchange para investimentos com criptomoedas adicionais.

Diretor jurídico e CEO da Coinbase fizeram manifestações contrárias às decisões da SEC

No início do mês, o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, informou que a SEC ameaçou processar a sua empresa caso ela seguisse com a ideia das novas ferramentas de investimentos, que inclusive são ofertas por diversas outras exchanges, como a Nexo, Binance e Huobi.

Após Grewal comunicar sobre esta ameaça da SEC e tornar público o ocorrido, as ações da Coinbase que estão listadas na Bolsa de Valores caíram 11%. Porém esse não iria ser o último acontecimento entre a Coinbase x SEC.

O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, fez duras críticas a SEC em sua conta do Twitter, onde a regulamentação para ele teria atuado por “lítígio”. A exchange tem ampla supremacia nos Estados Unidos e além de oferecer endereços em Bitcoin, também oferta outras altcoins, como Ethereum, Litecoin, Dogecoin, Shiba Inu e outros.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts