Chegou a hora de ter um carro por assinatura?

Com o passar dos anos, a população passou a ter novos gostos e, com isso, novas preferências. Com isso, as empresas precisam estar atentas a esta movimentação para oferecer produtos e serviços que se adéquem a estas tendências. Dessa forma, aquelas empresas que atendem estes novos requisitos, passam a estar a frente de outras empresas.

Nesse sentido, aos poucos, a necessidade de ter um patrimônio físico tem, gradualmente, diminuído entre as pessoas. Muitos entendem que, financiar um imóvel por anos e anos não é um negócio vantajoso, e que morar de aluguel é a melhor saída. O mesmo tem acontecido ao financiar carros.

Dessa forma, surge um serviço semelhante à locação de carros, que é a assinatura de carros. Sendo assim, nesse artigo, vamos falar um pouco sobre esse modelo de negócios. Além disso, vamos buscar destacar a quem esse tipo de serviço é mais apropriado. Acompanhe com a gente este artigo e fique por dentro desta nova tendência no mercado!

Veja também: Como o cashback rentabiliza um negócio?

Entendendo o modelo

car

Em linhas gerais, o carro por assinatura é uma nova forma de realizar a locação de carros. O grande diferencial é o período de locação, onde os contratos costumam ser de 12 a 48 meses. Através de pagamentos mensais, o consumidor passa a ter acesso à utilização de um carro praticamente novo.

Nesse sentido, alguns outros benefícios acompanham a assinatura de carros. Por exemplo, o consumidor não precisa se preocupar com o pagamento de impostos e taxas, como IPVA, DPVAT, licenciamento, etc. Também não há necessidade de realizar o pagamento de seguro e realização de manutenção preventiva.

Além disso, as empresas que oferecem esse tipo de serviço, também fornece soluções para acompanhar multas. Também fica disponível uma assistência 24h em casos de emergência com o veículo. Com isso, os consumidores conseguem fugir da necessidade de pagar uma entrada ao financiamento e a desvalorização do veículo.

Por outro lado, é importante se atentar que existe um limite de quilometragem mensal definido pelo contrato assinado. Dessa forma, é importante entender qual é seu nível de utilização mensal para assinar o contrato de maior custo-benefício. Caso exceda a quilometragem, é cobrada uma taxa ao final do mês.

Veja também: Compreenda tudo sobre os consórcios

Quando a assinatura vale a pena?

Como informamos anteriormente, é necessário entender o seu perfil de utilização antes de tomar a decisão de assinar. Ao colocar os gastos na ponta do lápis, é necessário colocar todos os gastos associados a comprar e manter um veículo. A partir disso, esse valor é comparado ao gasto de um carro por assinatura.

Além disso, é bom lembrar que a assinatura de carros não é leasing. Com isso, ao final do contrato, não há reversão do valor pago, nem a opção de compra do produto. Esta é uma importante informação, caso a obtenção do patrimônio seja um requisito importante na tomada de decisão.

Dessa forma, a decisão de comprar ou ter um carro por assinatura, envolve também questões subjetivas. Em algumas situações, pode ser mais caro ter um carro por assinatura. Contudo, as questões burocráticas relacionadas a impostos, manutenção, documentação, acabam contando como um ponto a favor do modelo.

Empresas que fornecem o serviço

Sendo assim, algumas fabricantes já fornecem o serviço no Brasil. Os modelos de contratos variam bastante, inclusive, algumas incluem a opção de compra do produto ao final do contrato. Abaixo, seguem algumas das fabricantes que fornecem o modelo de serviço de carros por assinatura.

Renault On Demand

A Renault fornece, para seu serviço de carros por assinatura, um catálogo que contêm apenas três carros. Estes, são o Kwid, Duster e o Stepway. Como era de se esperar, o modelo de entrada do serviço é o próprio Kwid, onde o valor é de aproximadamente R$1500,00 mensais. Neste plano, o condutor pode dirigir até 500km mensais em um contrato de 20 meses.

Por outro lado, a Duster atinge o valor mínimo de aproximadamente R$2700,00 em um contrato de 20 meses e quilometragem de 500km. Contudo, o contrato pode ser customizado de diversas formas. Por exemplo, o tempo pode ser de 12, 18, 20 ou 24 meses. Já a franquia, de 500, 1000, 1500 ou 2000km.

Flua! – Fiat e Jeep

Já a Flua! fornece serviço de carros por assinatura das duas marcas da Stellantis, a Fiat e Jeep. Entre os carros disponíveis da Fiat, estão o Mobi, Argo, Cronos, Strada, Toro, Fiorino e Ducato. Já em relação a Jeep, estão listados o Renegade e o Compass. O valor das assinaturas começa de R$ 1249, no caso do Fiat Mobi.

Contudo, a parte mais interessante do serviço da Flua! é que, a partir de novembro, vai estar disponível a assinatura de carro elétrico, o 500e. Já é possível realizar pré-cadastro no site para utilização do serviço. Quanto aos contratos, são de 12, 24 ou 36 meses. Já a quilometragem, estão disponíveis planos de 500, 1000, 2000 ou 3000km.

VW Sign&Drive – Volkswagen

O serviço de carros por assinatura da Volkswagen inclui apenas os SUVs T-Cross e Taos. Estão disponíveis as versões Comfortline e Highline do T-Cross. O valor da assinatura do serviço inicia em R$ 2.479, exatamente para o T-Cross na versão Comfortline. Este é um contrato de 24 meses, permitindo rodar 1000km por mês.

Dessa forma, em relação as customizações dos contratos, estes podem ser de 12, 18 e 24 meses. Já a franquia de quilometragem, podem ser de 1000, 1800 ou 2000 quilômetros. O serviço da Volkswagen está disponível em todo o Brasil.

Conclusão

O modelo de carros por assinatura ainda está em seu início no Brasil. No exterior, esse é um mercado muito mais consolidado e com muitos adeptos. Contudo, a recente expansão do mercado aqui no Brasil indica o potencial que este tipo de modelo tem. O mercado é benéfico tanto para consumidor final tanto para quem deseja utilizar o carro a trabalho.

Sendo assim, a expectativa é que, no pós-pandemia, cada vez mais pessoas passem a assinar carros em vez de comprar. Estas estão cada vez mais se preocupando com a diminuição de burocracia e diminuição de patrimônio físico. Mas, é importante pontuar que, o perfil e necessidade da pessoa que adota o serviço é de fundamental importância para entender se vale a pena ou não ter um carro por assinatura.

Veja também: Como explicar o forte aumento no preço da gasolina

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts