Blockchain: a tecnologia por trás do bitcoin

Hoje em dia é praticamente impossível não ver nos noticiários ou no cotidiano sobre Bitcoin. Nos últimos tempos a criptomoeda bateu recordes de alta, chegando a R$ 200 mil reais. O que você talvez não saiba é que por trás desse criptoativo está uma tecnologia chamada Blockchain, mas você sabe o que ela significa e como funciona? 

O que é Blockchain?

O significado de Blockchain em português é “corrente de blocos”, devido à junção das palavras “bloco” (block) e “corrente” (chain).

Blockchain é uma tecnologia de informação, baseada no conceito de descentralização como medida de segurança. A tecnologia funciona como um livro contábil, que realiza registros de transações de moedas virtuais, de forma que esse confiável é imutável.

O uso mais conhecido dessa tecnologia é na criptomoeda mais famosa do mercado, o bitcoin (BTC). Na prática, a Blockchain registra e armazena detalhes e a identificação do processo de transferência das moedas digitais, como a quantia transacionada, quem enviou, quem recebeu, a data da transação e lugar. Todas essas informações demonstram a transparência com um dos principais atributos da Blockchain.

A tecnologia Blockchain é complexa na sua formação, pois é feita através de uma cadeia de blocos, com criptografias de altíssima qualidade e automações que evitam erros e conflitos na rede. No entanto, toda essa complexidade é traduzida em confiança e transparência, 

Como funciona o sistema Blockchain?

É através do sistema Blockchain, que as transações online das criptomoedas, como envio e recebimento, acontecem. Na prática, a rede funciona como livro de registro e busca garantir a confiabilidade do sistema aos seus usuários.

Isso porque o objetivo é fazer comprovação das transferências feitas através de uma rede. Por meio dela, é possível acessar informações como endereço e saldo do bloco. Esses dados são públicos e podem ser acessados por qualquer pessoa, de maneira descentralizada e distribuída. 

Todavia as transações ocorrem de forma anônima, através de criptografia, ou seja, a partir de uma chave privada, de sua posse, aplicando operações criptográficas, você pode gerar diversos endereços diferentes, que são um conjunto longo de caracteres e números. 

A cada período de tempo (10 minutos no Blockchain), é formado um novo bloco de transações, que se liga ao bloco anterior, todas as transações do mundo ficarão em uma área temporária, e serão analisadas por uma pessoa, chamada de minerador. O minerador irá verificar a autenticidade de cada transação e incluir as transações pendentes no Blockchain. Para isso, ele ganha um prêmio, em Bitcoins. 

Leia também:

Como minerar Bitcoin no Brasil?

Por fim, para que os dados, compartilhados entre todos os participantes da rede, não sejam apagados ou alterados, o sistema de bloco é unido por elos, chamados de hash. No hash, sempre que aplicado sobre um determinado texto, ele irá gerar uma sequência simplificada de caracteres e números. Caso algum usuário modifique qualquer dado, mesmo que uma vírgula, o hash irá mudar totalmente, tornando uma fraude extremamente difícil de ocorrer.

Veja as etapas da tecnologia Blockchain na imagem abaixo:

Blockchain passo a passo

Contratos Inteligentes

Seria impossível falarmos em Blockchain, sem mencionar os contratos inteligentes. O termo contrato inteligente se refere a qualquer contrato que seja capaz de ser executado ou de se fazer cumprir por si só, formalizando negociações entre duas ou mais partes, sem a necessidade de intermediários centralizados.

O contrato inteligente é definido por linhas de código armazenadas em Blockchain, que define regras estritas e consequências da mesma forma que um documento legal tradicional, estabelecendo as obrigações, benefícios e penalidades que podem ser devidas a qualquer das partes em várias circunstâncias diferentes, proporcionando confiabilidade nas relações entre a rede. Dessa forma, os contratos inteligentes são capazes de obter informações, processá-las e tomar as devidas ações previstas de acordo com as regras do contrato.

A utilização de contratos inteligentes, sem a necessidade de um terceiro ou intermediário centralizado, podem reduzir os custos de transação e os preços para o consumidor, além de aumentar a liberdade para que os negócios sejam geridos da maneira que as pessoas envolvidas no processo quiserem melhor.

Veja as etapas dos contratos inteligentes na imagem abaixo:

Blockchain - Contratos Inteligentes passo a passo

Nem tudo é perfeito 

Sabemos que a tecnologia Blockchain tem muito espaço para crescer, todavia podemos elencar alguns entraves de sua utilização, desde que Satoshi Nakamoto, o misterioso inventor, trouxe o conceito para os olhos do público em 2008. 

Consumo de Energia

A força computacional para executar o algoritmo é imprescindível, no entanto é uma tarefa difícil para os processadores. Como toda a cópia do sistema geral é armazenada em blocos, ter todos os dados em todos os blocos, consome uma imensa quantidade de dados. 

Especialização de Mercado

A tecnologia Blockchain começou a crescer no mercado, hoje existem diversas plataformas, mas a grande dificuldade é saber qual oferece melhor software e criptografia, com algoritmos testados.

Pode ser lento demais 

Devido à sua natureza de cadeia, cada novo registro inserido em um bloco deve ser serializado, o que significa que a taxa de atualização pode ser tornar mais lenta do que os bancos de dados tradicionais, que podem atualizar dados em paralelo.

Proteção de dados 

Uma das grandes vantagens da tecnologia Blockchain diz respeito à proteção de dados, em um mundo onde somos monitorados 24 horas por dia, a nova tecnologia poderia criar plataformas online, onde seus usuários não tivessem que confiar suas informações pessoais para empresas que centralizam esses dados. Isso evitaria expor a privacidade dos usuários para companhias ao mesmo tempo em que aumentaria a segurança contra vazamentos, afinal os dados não estariam armazenados em um só servidor, estariam pulverizados em milhares de computadores.

Muito além das criptos 

O Blockchain ainda é muito atrelado a tecnologia por trás das criptomoedas. No entanto, a tecnologia demonstra avanços em setores como cadeias de suprimentos em portos, varejo e logística.  A ferramenta tem sido usada principalmente para permitir o rastreamento em tempo real de remessas e o acesso compartilhado de dados entre os integrantes da rede, criando confiança. 

Exemplo disso é o setor sucroalcooleiro e o setor de grãos, que utilizam a tecnologia Blockchain como estratégia para determinar a sustentabilidade de suas produções. A tecnologia é capaz de armazenar, registrar, organizar e rastrear os produtos para garantir confiabilidade e segurança das informações sobre a origem das matérias-primas e insumos.

Neste caso, a tecnologia torna-se um sistema de criptografia em cadeia, servindo para marcar os pontos a cadeia, de forma definitiva, permanente. Caso seja alterado, toda a cadeia será alterada e saberemos onde foi mexido. Além disso, a tecnologia permite identificar um fornecedor ou cooperativa no meio da cadeia, por meio de uma assinatura digital.

Conclusão 

Mais que uma tecnologia, a Blockchain entrega valor, em um momento em que a confiança e a consistência são urgentemente necessárias. Imagine se toda cadeia de suprimentos referente a vacina da Covid 19, fosse construída na tecnologia do Blockchain, onde o embate político e econômico ficaria de fora e daria lugar para um sistema indubitável, abertamente verificável e orientado por consenso, com integridade imutável de dados, sem uma única fonte de controle.

Além disso, um sistema aberto, onde seria possível rastrear cada dose de vacina com precisão, daria maior transparência, evitando desperdícios e evitar interesses velados.

Poderíamos afirmar que dessa forma se facilitaria atingir um nível global de aceitação da vacina, tendo em vista que todo o sistema de informação seria baseado na maior integridade possível, ou seja, em uma única verdade.

É evidente que existe uma alta expectativa sobre o Blockchain, mas devemos entender que, como qualquer tecnologia, ela levará mais alguns anos para ser aperfeiçoada e mais utilizada como mecanismo de transformação digital.

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts