Blockademia, uma solução blockchain para emissão de documentos

Recentemente, o avanço da tecnologia blockchain tem feito com que diversas aplicações da tecnologia venham sendo desenvolvidas para resolver problemas específicos, seja do nosso cotidiano como pessoas ou até mesmo problemas relacionados aos mais diversos tipos de negócios. Um desses novos desenvolvimentos se chama Blockademia.

Nesse sentido, um destes problema é a verificação de autenticidade de documentos, que abrange problemas de pessoas e empresas. Com isso, surgiu a Blockademia, um sistema de informação descentralizado, criado na blockchain Cardano. Nesse artigo iremos falar sobre como funciona o sistema.

Veja também: DeSo, a blockchain para mídia social

O que é a Blockademia?

Como foi dito anteriormente, a Blockademia é um sistema de informação descentralizado que fornece a solução para evitar o problema de falsificação de documentos. Com isso, a grande questão por trás está relacionada a certificados falsos ou documentos oficiais, como passaportes, identidades, etc.

Atualmente, a tecnologia está de fato muito avançada, e isso se aplica também para impressoras, o que torna incrivelmente fácil falsificar documentos. Crimes que envolvem a utilização de tecnologia de ponta podem fazer uso desses avanços, e, como uma grande parte das pessoas confiam cegamente em documentos físicos, acaba se tornando um prato cheio para tais criminosos.

Com isso, com a tecnologia blockchain a disposição, a forma como muitas coisas funcionam sofreram mudanças. Além disso, atualmente, a maioria dos projetos blockchains estão direcionados para a gestão da cadeia de suprimentos, tecnologia da informação, finanças ou saúde, poucos, de fato, focam em documentação.

Como funciona a Blockademia?

O objetivo da Blockademia é criar um protocolo confiável para realizar a emissão e verificação de diversos documentos qualificados, como certificados, diplomas, acordados, certificados de propriedade, apólices de seguro, código-fonte, arquivos de vídeo, música e outros documentos. A plataforma está inserida na blockchain Cardano.

Com essa missão e visão, os alvos da Blockademia não são limitados, visto que a verificação de documentos é importante para todos os tipos de setores. Em seus estágios iniciais, o projeto irá focar em universidades, colégios, instituições governamentais e instituições para aprendizado adulto. Empresas também podem se beneficiar da Blockademia.

Nesse sentido, o modelo do sistema da Blockademia é estruturado em duas camadas paralelas: uma aplicação para interação da blockchain e outra que executa a emissão de documento.

Emissão de documentos

Para começar, os emissores entram com os dados necessários através de uma GUI baseada em web. O sistema irá gerar um hash exclusivo utilizando tais dados. As informações são armazenadas na blockchain como metadados de transação.

Com isso, é importante notar que o sistema não processa dados de uploads feitos por interfaces diferentes. Isso significa que somente a interface da Blockademia é aceita. Nesta abordagem, o sistema protege a si mesmo contra a criação de entradas duplicadas na blockchain.

Sendo assim, se um emissor desejar inserir novos dados no sistema ou emitir um documento na blockchain, ele deve possuir token ACI. Após completar a entrada de dados e confirmar, o dApp carrega o custo de tokens ACI e cria uma entrada na blockchain.

Em seguida a criação de uma entrada na blockchain, o emissor recebe um código QR para cada documento, que pode ser usado posteriormente para realizar uma simples verificação do documento que foi emitido.

Veja também: Cinco jogos em blockchain para ficar de olho em 2022

Verificação de Autenticidade

Para realizar a verificação de um certificado, os verificadores precisam acessar a plataforma Blockademia ou uma aplicação mobile, passar na verificação de dados na plataforma usando os dados necessários ou no aplicativo, utilizando o código QR. O código QR é bastante popular pela sua capacidade de codificar milhares de caracteres, podendo ter diversas informações.

O método de utilizar código QR tem se tornado bastante familiar para consumidores quando realizam pagamentos online na plataforma. Além disso, sua utilização é bastante variada, com um smartphone conectado a internet, os usuários podem escanear um código QR.

Com isso, de outras opções atualmente disponíveis no mercado, a Cardano acabou se tornando a primeira escolha da Blockademia. Nesse sentido, a Cardano é composta de duas camadas: The Cardano Settlement Layer (CSL) e The Cardano Control Layer (CCL).

Enquanto uma camada se concentra em contas e transações, a outra se concentra em contratos inteligentes, o que torna a Cardano mais fácil de atualizar, bem como mais flexível. A autenticidade do documento será verificada com códigos QR aplicando a tecnologia blockchain Cardano para garantir precisão, transparência e imutabilidade.

Token ACI

O sistema Blockademia utiliza, para as principais funções da plataforma, seu token nativo, o ACI. Ele desempenha um papel de token de utilidade e governança na rede descentralizada. Como um token de utilidade, o ACI concede acesso às vantagens da rede. Os detentores podem utilizá-lo para pagar as taxas de transação da rede.

Por outro lado, como um token de governança, o ACI fornece aos detentores do token o poder de influenciar decisões sobre o protocolo principal, roteiro de produtos ou recursos e mudanças administrativas. 

Além disso, os tokens podem ser usados como recompensas para aqueles que têm certas contribuições para a comunidade do projeto, como a integração de novos membros. Quando os detentores do token são permitidos a votar, impactando toda mudança no projeto, a abordagem se torna mais próxima, fazendo os detentores se sentirem parte do projeto.

Sendo assim, isso permite criar uma comunidade mais coesa. Os detentores do token podem também emitir suas opiniões sobre as funções e mudanças do projeto. Com o aproveitamento do conhecimento da maioria, isso pode ajudar o projeto a se desenvolver mais rápido.

Conclusão 

A Blockademia fornece uma solução bastante contundente para um problema frequente no cotidiano das pessoas e diversas empresas ao redor do mundo. Com o avanço da tecnologia, está cada vez mais complicado discernir o que é um documento original de um falsificado, seja ele físico ou digital.

Dessa forma, ao utilizar a tecnologia blockchain, é possível utilizar um registro único e extremamente seguro para que tal falsificação não aconteça, tendo um grande potencial para que a ferramenta seja utilizada tanto por governos quanto por empresas. A Blockademia, com sua proposta, foge das soluções convencionais da indústria criptográfica.

Veja também: Web 3.0 e a tecnologia blockchain

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts