Presidente do Banco Central dos EUA garante que país não irá banir o Bitcoin

Jerome Powell, que é Presidente do Federal Reserve, admitiu nesta última sexta-feira (1), ao Congresso Americano que não tem nenhuma intenção de proibir o Bitcoin no país, ao contrário do que a China fez com as criptomoedas.

A resposta de Powell chega após um questionamento de um colega no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, onde queria saber o posicionamento do FED e do Departamento do Tesouro sobre criptomoedas.

Uma das perguntas dos parlamentares ao Presidente do FED, foi justamente sobre a possibilidade de proibir as criptomoedas, assim como aconteceu na China. Powell até se referiu em proibir algumas stablecoins, porém não citou que deseja banir todas as criptomoedas.

Entenda o que são as stablecoins

Stablecoins como Tether e a USDC, são ativos digitais programados para manter a paridade com o dólar, ou seja: sempre irão estar na mesma cotação que a divisa norte-americana.

Powell já manifestou as suas preocupações com as transações em Tether e criptomoedas no passado, afirmando que não é totalmente garantido por dólares americanos em um banco, se tratando de uma mistura de dólares reais e também outros ativos, incluindo algumas dívidas.

O mesmo destacou que é importante seguir com o processo de regulamentação, que o mesmo será importante para que os usuários possam fazer o saque do dinheiro em um período de crise.

Powell já está trabalhando no processo de regulamentação das stablecoins

Powell está trabalhando com a secretária do Tesouro, Janet Yellen, em um projeto que visa a regulamentação das stablecoins, o que deve ocorrer nas próximas semanas. Porém, não é esperado que o projeto toque em outras criptomoedas, em especial o Bitcoin e Ethereum.

Do outro lado do mundo, o Banco do Povo da China está tomando decisões que são opostas ao Federal Reserve, intensificando os seus esforços para a proibir a circulação e uso das criptomoedas, muito em conta de que em pouco tempo estará colocando em prática o projeto do yuan digital, que é o interesse do Governo Chinês para desbancar o dólar.

Essa notícia foi muito negativa para diversas exchanges, como a Huobi que teve de fechar o acesso a 1 bilhão de clientes na China Continental, além das operações de pools de mineração.

Delegada da SEC também afirma que banir o Bitcoin seria uma “tolice”

A advogada Hester Peirce, que é delegada da SEC, também afirmou em um recente evento que uma decisão de proibir o Bitcoin e outras criptomoedas no país seria visto como uma grande burrice.

Para a mesma, um banimento do Bitcoin seria o mesmo que ter de fechar o acesso à Internet nos Estados Unidos, o que iria provocar um tremendo caos. Peirce inclusive é conhecida pelo seu posicionamento favorável às criptomoedas.

A regulação do Bitcoin e criptomoedas ainda é um tema bastante complexo nos Estados Unidos, uma vez que já neste ano, Gary Gensler, que é o atual diretor da SEC, já afirmou que é necessário agir para centralizar o DeFi. Um eventual comentário sobre aprovar um ETF de Bitcoin na Bolsa de Chicago elevou a cotação do Bitcoin nesta semana. 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts