Apesar das chances, Rússia pode não proibir criptomoedas no país

Apesar dos fortes rumores de que a Rússia iria banir a mineração de criptomoedas, tivemos um comentário recente de Putin que pode nos fazer olhar as coisas de um outro lado, pois o presidente do país entende que a mineração de criptomoedas pode se mostrar competitiva, o que de fato é verdade.

Com o comentário, Putin deixou esperançoso aos investidores de criptomoedas e acaba vislumbrando uma esperança de que os ativos digitais vão seguir tendo força no país, que estão ainda ameaçados por um recente esforço para banir a mineração de criptomoedas do país, assim como aconteceu na China em 2021.

Putin abriu uma videoconferência para tratar do assunto

O poderoso líder abriu uma videoconferência na última quarta-feira para tratar dos assuntos com os membros do Governo Russo e abriu a pauta pedindo que eles colocassem esse problema em destaque, que seria a regulamentação das criptomoedas, pauta que está sendo debatida em vários países no mundo, inclusive com projetos de lei no Brasil.

De acordo com o que foi estudado por analistas no último ano, o preço da eletricidade na Rússia é muito vantajoso em comparação a outros países, ficando em US$ 0,06 por cada kwWh, o que é quase quatro vezes menor do que as famílias pagam para uso doméstico na França.

Também foi pedido ao Banco Central do país que ele se reúna ao Governo em um futuro próximo para que eles cheguem a um consenso sobre o uso das criptomoedas, além da aprovação de um relatório por parte do Governo Russo que chegou a propor uma proibição geral do comércio e também da mineração de criptomoedas.

Alguns parlamentares russos já enxergam que a proibição das criptomoedas seria um atraso

Na última quarta-feira, o ministro das finanças russo, Ivan Chebeskov, enxergou que a proibição de negociar criptomoedas seria um grande atraso para todos na Rússia, também pedindo pela regulamentação ao contrário de uma restrição. Ele completou dizendo que é preciso dar a essas tecnologias a oportunidade para se desenvolver.

Putin já assegurou aos seus parlamentares que o Banco Central Russo irá fazer a sua parte e que na visão do presidente ele acabou se mantendo cético demais em relação às criptomoedas.

Vladimir garantiu que a Rússia vai se esforçar ao máximo para expandir o uso das criptomoedas, mesmo que ele não enxergue que essa volatilidade que acontece no mercado de criptomoedas seja algo positivo.

Rússia está avaliando a possibilidade do rublo digital

Também desde o último ano, o Banco Central da Rússia começou a estudar a possibilidade de emitir o rublo digital, com vários testes de protótipos que estão programados para serem feitos já neste mês.

Em um post mais recente que aconteceu na plataforma de mensagens, tivemos uma resposta do CEO do Telegram, que comentou sobre a possibilidade da Rússia de proibir as criptomoedas e que isso iria afetar diversos setores da alta economia que lidam com a tecnologia, não apenas na Rússia como no mundo todo.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts