Governos marcam território no Metaverso, enquanto ainda não adotaram as criptomoedas

Tanto na parte de adoção como também da regulamentação das criptomoedas, ainda existe muita controvérsia e até um certo receio por parte dos Governos em relação às criptomoedas. Porém, assim como grandes empresas já estão fazendo, os Governos estão apostando em investir no Metaverso.

Nesta semana tivemos a notícia surpreendente de que o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ) revelou planos para o lançamento da Crypto Rio, que é uma criptomoeda que será lançada dentro dos planos do Governo do Rio de Janeiro, adicionando ativos às reservas do município.

Um estudo recente afirmou que os países que possuem algum tipo de reserva em Bitcoin estão à frente daqueles países que no momento optam por ignorar a essência do criptoativo.

Criação de um grupo de estudos para avaliar as criptomoedas

Está sendo criado um grupo de estudos para propor ideias e também alcançar soluções que promovam a adoção e também a expansão das criptomoedas dentro da capital fluminense. Esse é o primeiro grande movimento de um político brasileiro em que o tema é abordado de uma forma positiva.

Ainda não ficou claro de que forma a iniciativa vai atender aos moradores da cidade, ou mesmo se a prefeitura vai levar à cabo as promessas que foram vistas durante a Rio Innovation Week da última semana.

A iniciativa da administração de Eduardo Paes é de colocar o Rio de Janeiro como pioneiro do movimento no Brasil, visto que o Bitcoin ganhou força global após El Salvador se tornar o primeiro país a adotar a criptomoeda como uma unidade de curso legal.

Rio de Janeiro virou assunto global

Se aqui no Brasil a notícia teve uma repercussão apenas pelos adeptos das criptomoedas (e nem se esperava muito mais do que isso), no mundo o Rio de Janeiro acabou se tornando destaque e não apenas pela comunidade de criptomoedas.

A partir desse momento, é esperado que aconteça um debate para tratar sobre os ativos digitais, como ir além dos plenários e também de comissões do Congresso que já estão discutindo um marco regulatório para as criptomoedas. Outro político brasileiro que frequentemente elogia as criptomoedas é o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP).

Governos se incluindo no Metaverso

Se estamos vendo de um lado o Governo Chinês se mostrando como um total oponente das criptomoedas, nós não podemos dizer o mesmo com o Metaverso. De acordo com uma reportagem recente do site Quartz, algumas autoridades de Xangai já se reuniram para debater uma possível entrada ao universo Metaverso.

Ainda em novembro de 2021, a China incluiu a sua primeira associação de empresas com foco no Metaverso, contando com gigantes do setor de tecnologia, como Baidu e a Tencent.

E podemos considerar que tanto os movimentos do setor público como também de empresas privadas, nos ajudam a mostrar que podemos sim chegar em um Metaverso centralizado. Algumas abordagem até sugerem que o Governo de Barbados poderia realizar uma grande integração, assim como El Salvador fez no último ano com o Bitcoin.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts