O vírus que altera endereço da carteira de criptomoedas

Ter segurança na hora de investir é o que buscamos em primeiro lugar. Nesse sentido, não basta ter a segurança de estar utilizando uma boa corretora ou mesmo um bom ambiente para se trabalhar com suas carteiras. 

Nesse sentido, é importante compreender também se a máquina ou hardware utilizado para se fazer transações está de fato segura. Dado as inúmeras tentativas de ataques hackers existentes. 

Dessa forma, já falamos aqui sobre um tipo de vírus que ao infectar o seu computador, utiliza o poder de processamento para minerar criptomoedas e enviar os ganhos para os invasores. 

Contudo, o alerta do artigo de hoje está para um tipo de vírus que ao infectar sua máquina, toma propriedade do seu ambiente de transferência, modificando assim, o seu “copiar e colar”. Em outras palavras, o vírus atua realizando a troca do endereço da sua carteira por um endereço atrelado a carteira de hackers. 

Veja também: Receita Federal dos EUA contrata empresa para hackear carteiras de criptomoedas

Como criar um ambiente de proteção

Antes de operar através de bancos e corretoras em um ambiente virtual, é importante ter segurança em relação ao hardware que está sendo utilizado. Nesse sentido, o primeiro passo é operar no próprio computador ou celular. 

Em seguida, é importante compreender algumas ferramentas que são importantes para a segurança do seu computador, como antivírus e antispywares. Dessa forma, possuir um antivírus habilitado e fazer uma limpeza regular, são recomendações importantes para quem utiliza a máquina para acessar suas finanças. 

Além disso, deve-se tomar cuidado ao colocar principalmente crianças para utilizar os seus equipamentos. Dado que muitas vezes, elas acessam sites de jogos e efetuam downloads que podem trazer consigo arquivos maliciosos. 

Uma forma de evitar essa exposição, caso você tenha crianças em casa, é garantir uma plataforma de jogos segura que atue de forma offline. Ou mesmo utilize plataformas como a Steam, que possui ambiente online e seguro. Assim, você não corre riscos e não acaba com a diversão das crianças. 

Como age o vírus que toma o “Control C + V”

Esse vírus se instala em sua máquina e a princípio não realiza nenhuma modificação aparente. O que de fato ocorre, é o sequestro da área de transferência. Em outras palavras algo que pode ser notado é a não possibilidade de se colar textos formatados quando esse vírus está instalado em seu computador. 

Dessa forma, caso não percebido, o mesmo se manterá escondido na máquina. Sua atuação funciona da seguinte forma, ao copiar um endereço de carteira de criptomoedas utilizando-se do atalho “Control + C”, o vírus retorna um valor diferente ao se colar utilizando o “Control + V”. 

Além disso, o vírus consegue atuar independente do ambiente em que está se fazendo a cópia de chave. Por exemplo, em sua janela do Whatsapp Web, o mesmo cola o endereço de uma carteira atrelada a hackers, toda vez que você copia o endereço de sua carteira pessoal. 

Embora você tente copiar de uma plataforma segura, ao colar novamente e comparar os endereços, você consegue verificar que não se tratam do mesmo endereço. 

Veja também: O que são os vírus mineradores de criptomoedas

Cuidados ao se realizar transferências de criptomoedas

É muito importante garantir que você está de fato em um ambiente seguro em primeiro lugar. Outro conselho importante, é utilizar de plataformas e corretoras que sejam confiáveis, possuam credibilidade e tenham bons mecanismos de segurança. 

Ao realizar transações dê preferência pelo uso do QR Code atrelado ao endereço de sua carteira, ele é uma garantia de que o endereço está de fato correto. Ainda assim, é de fundamental importância observar o endereço de fato, se todos os caracteres correspondem de fato ao endereço da sua carteira pessoal. 

Um outro cuidado que você pode tomar antes de registrar o endereço da sua carteira no ambiente de transação, é verificar se o endereço da sua carteira corresponde de fato ao endereço para aquela moeda a ser depositada na corretora que você utiliza. 

Por fim, é importante ter a certeza que a rede também corresponde a ser rede utilizada. Dado que um evento conflito de informações, pode fazer com que você perca suas criptomoedas, dado que não há forma de retornar transações direcionadas incorretamente. 

Cuidados ao se realizar mineração com seu hardware

Alguns desses “malwares”, trojans e vírus, costumam vir juntos com plataformas de mineração compartilhadas, algumas disponíveis para baixar principalmente no Youtube. Com isso, ao decidir por realizar mineração, é importante fazer isso de forma segura. 

Em primeiro lugar, para quem está começando talvez seja interessante o uso da plataforma Nice Hash, é bastante intuitivo e confiável, ainda que não seja a melhor opção para quem está buscando maximizar os ganhos. 

Por fim, o alerta que fica, é que independente se a plataforma for confiável. É necessário efetuar os descarregamentos a partir de sites oficiais, muito cuidado ao buscar ferramentas para mineração em sites pouco conhecidos. 

Geralmente, esses tipos de vírus costumam vir em ferramentas buscadas por usuários que pretendem realizar mineração ou estão buscando aplicativos para operar criptomoedas. Além disso, eles se instalam em sua máquina sob o argumento de que é necessário desativar todas as proteções, devido à necessidade de instalar o programa para “mineração”. 

Ou seja, mesmo os softwares oficiais necessitam de um aval do antivírus, dado a atividade de mineração ser entendida como uma espécie de invasão pelos softwares antivírus. Nesse sentido, o usuário enganado, acaba deixando softwares maliciosos serem instalados em sua máquina. 

Conclusão

Todo cuidado é pouco, como vimos, é importante manter seu equipamento protegido. Além das possibilidades indevidas de uso do poder de processamento já abordadas em outro artigo, existe também o grande perigo de se realizar transferência para uma carteira ligada a um hacker. 

Com isso, a melhor forma, é se prevenir, antivírus instalado, computador pessoal monitorado e com limpeza periódica. Além de todas as verificações importantes que foram faladas, é claro. 

Imagina, perder uma grande quantidade de dinheiro, por conta de ataques hackers, não deixe isso acontecer, proteja sua carteira, verifique com muito cuidado o endereço que está sendo transferido suas criptomoedas. 

Veja também: Empresa de cibersegurança descobre golpe envolvendo o PIX

 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts