Veja quem foram os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia de 2021

David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens foram premiados nesta segunda-feira (11), com o Prêmio Nobel de Economia. As pesquisas que resultaram na premiação estão ligadas ao uso de experimentos naturais, como entender as relações de causa e efeito em áreas que abrangem a educação e o mercado de trabalho.

A abordagem dos economistas se expandiu para outras áreas e foram consideradas pesquisas de campo relevantes para o mundo. Entre as principais contribuições, as pesquisas de David Card debateram sobre o impacto do salário mínimo, da migração e da educação no mercado de trabalho atual.

Pesquisas foram coroadas por membros da Academia Real da Suécia

Segundo a Real Academia de Ciências da Suécia, os economistas revolucionaram a pesquisa no campo de ciências sociais e assim mostraram a capacidade da comunidade de responder perguntas que são de grande importância.

O prêmio que foi dado à David Card é referente às suas contribuições empíricas para a economia do trabalho. Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens foram laureados pelas suas contribuições para a análise de relações de causa e também efeitos.

Os pesquisadores vão receber um prêmio de US$ 1,1 milhão, sendo que metade desse valor irá para David Card e a outra metade será dividida entre os outros dois premiados. A premiação é referente ao estudo.

Vencedores além da modalidade economia

Como de tradição, a entrega do Prêmio Nobel acontece todos os anos na cidade de Estocolmo, capital da Suécia. Além da categoria de economia, tivemos outros vencedores pelas suas recentes pesquisas e que também foram coroados nesta segunda-feira (11).

Na categoria paz, Maria Ressa e Dmitry Muratov foram premiados. No prêmio de medicina, David Julius e Ardem Patapoutian foram os vencedores. Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi foram os coroados no prêmio da categoria física, Benjamin List e David MacMillan os ganhadores da categoria química e terminando a lista, Abdulrazak Gurnah ganhou o prêmio de literatura.

Perfil de cada um dos vencedores da categoria econômica

Vamos começar falando de David Card, que nasceu em 1956 no Canadá. Atualmente ele é professor de economia da Universidade da Califórnia. Realizou experimentos naturais de destaque na década de 90, onde Card tratou de analisar o impacto do salário mínimo, onde entendeu que o aumento do salário mínimo não acarreta em uma redução do número de empregos.

Joshua D. Angrist nasceu em 1960, em Ohio, nos Estados Unidos. Ele é professor de economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, localizado em Cambridge. Por fim temos o perfil de Guido W. Imbens, que nasceu em 1963, em Eindhoven, Países Baixos. Atualmente é professor de economia em Stanford.

Lembrando que Angrist e Imbens foram recompensados no Nobel de Economia de forma conjunta, em virtude das suas contribuições para as relações de causa e efeito. A metodologia que foi aplicada, serve para entender o efeito de quando se passa um ano a mais na escola. Existem estudos que mostram a relação do salário com o tempo de escola. 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts