Samy Dana finalmente reconhece que errou nas previsões sobre o Bitcoin

Um dos críticos de mais longa data do Bitcoin no Brasil é o economista Samy Dana, que inclusive recentemente fez uma série de críticas à criptomoeda. Desde a primeira oportunidade em que Samy realizou uma crítica ao Bitcoin, a criptomoeda valorizou mais de 20.000%.

Em 2014, foi a primeira oportunidade em que o economista criticou o Bitcoin, quando ela era cotada em R$ 1.875,00. Na ocasião, Samy comentou que enxergava o Bitcoin como uma bolha e com pura especulação.

Se passaram sete anos e Samy continuou ignorando os movimentos positivos do Bitcoin, que com o passar do tempo seguiu sendo adotado por bilionários e por grandes empresas, inclusive na América Latina, tornando-se moeda de curso legal em El Salvador, prestes a ser vendida por bancos na Espanha e com diversos países cogitando o seu uso.

Figura de Samy Dana e relação com o Bitcoin

Samy Dana já é uma figura muito conhecida no Brasil e até virou meme pelas suas constantes opiniões políticas equivocadas sobre o Bitcoin ao longo do tempo, sobretudo nos picos de alta durante os últimos anos. Em 2020, no primeiro grande rally após a economia, ele ainda era contrário ao BTC.

Em uma entrevista que concedeu recentemente a um podcast, ele teria reconhecido que errou ao cravar que o Bitcoin cairia, porém o que se viu foi exatamente o contrário. Quando perguntado pelo apresentador se devia ver o Bitcoin subir tanto, valendo mais de 60 mil dólares por unidade, a resposta surpreendeu.

A culpa é da Globo?

Antes mesmo de admitir que errou em suas previsões sobre a moeda digital, Samy culpou a Globo pelo seu erro, dizendo que ele não podia recomendar ativos que fossem de tanta volatilidade: “ Quando se está em um veículo de massa, você não vai dar uma recomendação de investir em um ativo arriscado, por que têm pessoas que não entendem esse risco”, afirmou durante a entrevista.

Samy revelou que investe em ativos digitais e que teria 5% do seu patrimônio nesse tipo de ativo hoje, afirmando que ele ainda prefere ter cautela. O mesmo também comentou que todo dia tinha medo de que o Bitcoin fosse virar uma bolha, porém agora vê que isso não aconteceu e nem irá acontecer.

As críticas de longa data ao BTC

Samy Dana é um crítico de longa data do Bitcoin. É mestre em economia, doutor em administração, phd pelo Business Administration e IE pelo Business School, além de ex-comentarista de economia pela Globo. Ele ressalta que por ser uma pessoa pública, a sua opinião pode ter barrado muitas pessoas de comprarem BTC.

A primeira citação conhecida de Dana em que criticou o Bitcoin, foi em 2015, quando disse que a sua dica era evitar o BTC, afirmando que o risco desse investimento não valia a pena. Dois anos depois, ele voltou a citar o alto risco, que é um mercado com muita oscilação e em 2019 ele afirmou que existem “muitos investimentos melhores no Brasil” do que o Bitcoin.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts