Google retorna a exibir anúncios relacionados à criptomoedas

Nesta quarta-feira (3), o Google voltou a exibir anúncios de criptomoedas. O retorno dos anúncios veio após entrar em vigor a nova atualização da política de produtos e serviços financeiros do Google. Sendo assim, agora criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo, podem ser anunciadas em páginas sob domínio do Google.

Nesse contexto, em junho de 2018, a gigante multinacional proibiu anúncios relacionados à criptomoedas e ofertas iniciais de moedas (ICOs). No entanto, agora com a atualização da política, está permitido que entidades do mercado de ativos digitais regulamentados voltem a comercializar seus serviços no ecossistema do Google. Já os ICOs foram deixados de lado pela empresa, por enquanto.

A revisão da política de anúncios de criptomoedas pelo Google foi determinada pela primeira vez em junho. A política estipula que “anunciantes que oferecem serviços de câmbio e de carteiras de criptomoedas” voltados a consumidores dos Estados Unidos possuem permissão para anunciar seus serviços e produtos desde que atendam a requisitos específicos, de acordo com o Google.

Portanto, a mudança proporcionará receitas adicionais para a empresa controladora do Google, a chamada Alphabet. Apesar de os anúncios de criptomoedas aparentarem ser apenas uma gota no “oceano” de U$ 147 bilhões obtidos com as receitas de publicidade da empresa.

Anúncios rígidos com criptomoedas

A rigidez dos requisitos do Google são determinados para eliminar propagandas duvidosas e minimizar golpes que possam prejudicar investidores. Desse modo, anunciantes de criptomoedas devem ser registrados na Rede de Combate a Crimes Financeiros dos Estados Unidos (FinCEN), para ser possível anunciar.

Existem alguns requisitos que já excluem alguns tipos de anúncios pelo Google. Entre eles, destaca-se que não está permitido: anúncios de ICOs, protocolos de negociação de finanças descentralizadas ou a promoção de compra, venda e negociação de criptomoedas. Não existem informações sobre novas revisões da política que estejam planejadas no momento.

Além disso, segundo as políticas do Google, a participação de celebridades está proibida também. O que pode minimizar problemas enfrentados pela empresa, que estão relacionados à propagandas falsas que se valem de figuras públicas para ganhar credibilidade.

Sendo assim, enquanto os anúncios de criptomoedas não se encaixam nestes casos de proibição, eles estão liberados para veicular nas páginas do domínio do Google. O que, como já foi dito, proporcionará grandes receitas para a Alphabet, além de se valer do fato de que criptomoedas estão em alta atualmente.

Mais anúncios sendo proibidos

A política atualizada do Google também impede outros anúncios relacionados a serviços financeiros. Sendo assim, o site impede anúncios direcionados para sites que oferecem “conselhos sobre investimentos em criptomoedas, indicações de compra e venda de ativos, e agregadores ou sites afiliados com conteúdo relacionado à análise de investimento”.

Nesse contexto, no mês passado, o TikTok anunciou que o conteúdo promocional de criptomoedas seria banido da sua plataforma. A ação é parte de um movimento inicial feito pelo aplicativo para diminuir todo tipo de serviços e produtos financeiros da plataforma.

No página de Bitcoin do Reddit, os redditors viram a notícia como um sinal de “alta” para o Bitcoin (BTC). Apesar de o usuário u/Brief-Music-5825 tenha defendido que o Google deveria “banir também notícias falsas sobre criptomoedas”. “A quantidade de notícias falsas promovendo FUD é inacreditável”, disse ele.

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