O que é yield farming em finanças descentralizadas?

Yield farming é uma forma de fazer uma renda extra em criptomoedas ao emprestar criptoativos para outros através de contratos inteligentes. Em retorno pelo empréstimo, você ganha juros na forma de criptomoedas, ou seja, obtém uma renda passiva através do empréstimo de criptomoedas.

É algo similar ao que acontece nos bancos, quando o dinheiro está guardado em uma conta poupança, o banco, então, empresta o dinheiro para outros que tomam empréstimos. Como retorno, o banco paga por esse empréstimo na forma de juros.

Contudo, o problema é que bancos acabam por pagar juros baixíssimos por esse empréstimo e quando a inflação é considerada, o cliente acaba perdendo poder de compra, visto que o banco não oferece taxas altas o suficiente para cobrir a diferença.

Com isso, o yield farming tira o intermediário do processo de empréstimo, o que significa ser possível pegar a maior parte do montante de dinheiro. É um negócio muito mais atraente, que destaca os benefícios do sistema descentralizado e a abertura do setor financeiro.

Nesse sentido, graças a esse sistema descentralizado, é possível reservar propriedade total sobre suas criptomoedas. Isso significa ser possível mover seus ativos de forma livre, sem a necessidade de pedir permissão de uma autoridade bancária e sem limite em suas contas de poupança.

Veja também: A importância dos tokens ERC-20 em Ethereum

Como funciona o yield farming?

O yield farming não é um mecanismo solitário, ele geralmente envolve extensiva participação de formadores de mercado automatizados (AMM), provedores de liquidez (LP) que fornecem fundos para o pool de liquidez de tempos em tempos para manter o ecossistema.

Nesse sentido, a semelhança com o conceito de staking permite aos provedores de liquidez ganhar recompensas ao facilitar as transações em uma rede blockchain. Portanto, os provedores de liquidez e o pool de liquidez são indispensáveis na manutenção da taxa de liquidação.

O motivo é que liquidez tende a atrair mais liquidez. O conceito de AMM é direto e complexo ao mesmo tempo. Provedores de liquidez fornecem fundos para os pools de liquidez, permitindo que os “farmers” emprestem, tomem emprestado ou troquem tokens.

Com isso, cada transação incorrerá em uma taxa, e essas taxas são pagas aos provedores de liquidez em troca do serviço. Além dos rendimentos, novos tokens serão pagos, segundo a implementação exclusiva do protocolo para incentivá-los a manterem o financiamento do pool.

O que é o Total Value Locked (TVL)?

De forma simples, o Total Value Locked representa o número de criptoativos que estão em posse de um determinado protocolo. Este valor não se destina a representar o número de empréstimos pendentes, mas sim a quantidade total de oferta subjacente de um protocolo DeFi.

Nesse sentido, o Total Value Locked é uma métrica utilizada para medir a saúde geral das finanças descentralizadas (DeFi) e o mercado de yielding. Você pode acompanhar o valor total bloqueado em diversos serviços na internet.

Com isso, existem três principais fatores que devem ser considerados ao calcular e analisar o TVL: o cálculo da oferta, da oferta máxima e do preço corrente. Para obter a atual capitalização de mercado, é necessário multiplicar o fornecimento atual pelo atual valor.

Para obter a proporção de TVL, é necessário obter o valor de capitalização de mercado e dividir pelo TVL do serviço DeFi. De um ponto de vista teórico, quanto maior a proporção de TVL, menor o valor de um ativo deve ser, mas nem sempre isso é uma realidade.

Sendo assim, uma das formas mais simples de implementar uma proporção de TVL é ajudar a determinar se um ativo DeFi está subvalorizado ou supervalorizado. Isso pode ser feito olhando o índice, se for inferior a 1, está subvalorizado geralmente.

Veja também: Entenda o que é staking e o seu funcionamento no criptomercado

Como os retornos de yield farming são calculados?

Calcular os retornos de yield farming não é uma tarefa fácil, mesmo para o curto prazo. Muitos fatores podem contribuir para estas incertezas, algumas destas razões incluem a flutuação da volatilidade no yield farming e a competição implacável.

É possível pôr o conceito de oferta e demanda sobre a mesa para justificar isso. Portanto, se uma das estratégias de yield farming estiver sendo muito utilizada, naturalmente os retornos diminuirão.
Nesse sentido, pode realizar o cálculo do ROI do yield farming, embora haja limitações. Abaixo, serão abordadas as duas métricas de yield farming mais utilizadas pelo mercado.

Annual Percentage Rate (APR)

A APR não considera a composição, o que significa que o cálculo somente envolve a multiplicação da taxa de juros do período pelo número de períodos dentro de um ano. A taxa de retorno anual é imposta aos mutuários, mas é paga aos investidores de capital.
Annual Percentage Yield (APY)

A APY se distingue da APY, onde a taxa de retorno baseada no APY é imposta aos tomadores de capital e depois paga aos provedores de capital e não aos investidores. Já os juros compostos são considerados para trazer mais retorno aos investidores

Com isso, a principal diferença entre estas duas métricas é que a APR não considera a composição, enquanto a APY considera a taxa de retorno com juros sobre juros.

Conclusão

Yield farming vem ganhando muita atenção como uma das formas mais lucrativas de investimentos em criptomoedas. Com isso,  essa atenção levou ao aumento do desenvolvimento das plataformas de yield farming à medida que as indústrias se esforçam para lançar suas plataformas.

Nesse sentido, a crescente adoção de criptomoedas pelos usuários torna a yield farming uma opção de investimento da preferência de muitos investidores. Todos os dias, é possível observar um grande crescimento do DeFi.

Este crescimento se deve a participação de investidores entusiastas e detentores de criptoativos. yield farming em DeFi possui um futuro promissor, além de fornecer um número crescente de práticas para ganhar dinheiro a curto e longo prazo.

Com isso, agora, as pessoas possuem o benefício de investir diretamente em yield farming de DeFi ou se engajar no desenvolvimento de yield farming. Dessa forma, existem diversas companhias e indústrias especializadas no desenvolvimento de plataformas DeFi de yield farming.

O ecossistema DeFi já possui mais de um milhão de usuários ativos, sendo impossível prever o que o futuro espera. Contudo, o potencial fornecido pelo DeFi e yield farming é de grande atração para diversos investidores ao redor do mundo.

Importante destacar que por meio do TradingView é possível encontrar ideias de negociação , estratégias, opiniões, com soluções abrangentes e personalizadas para todas as necessidades do yield farming.

Veja também: Empréstimos em DeFi, como funcionam?

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts