O que leva uma empresa a pagar dividendos?

Quando determinada pessoa começa a realizar investimentos, seja aportando valores grandes ou pequenos, o objetivo é um só. Todos querem ser remunerados, seja obtendo lucro através de uma operação envolvendo ações (swing trade, day-trade etc), através de juros compostos ou através de proventos fornecidos pelas empresas.

Nesse sentido, empresas realizam o pagamento de proventos através de duas formas. Uma delas é o Juros sobre o Capital Próprio (será extinto com a reforma do imposto de renda) e dividendos. É importante ter em mente, ao ler este artigo, que uma empresa busca sempre maximizar o retorno para o acionista.

Com isso, realizar o pagamento de dividendos passa por diversas decisões. E, nesse artigo, traremos os motivos pelos quais uma empresa realiza o pagamento de dividendos. Falaremos também um pouco sobre o que são eles. Acompanhe com a gente e fique por dentro desse mecanismo das empresas para remunerar seus acionistas!

Veja também: Para Guedes, alíquota de 20% sobre dividendos ainda é “modesta”

dividendos

Div

Primeiramente, se faz necessário entender o que de fato são os dividendos. Estes, correspondem a uma parte do lucro líquido que é distribuído entre os acionistas de uma empresa. Em caso de empresas de capital aberto, o pagamento de dividendos é proporcional a participação do acionista no quadro societário da empresa.

Nesse sentido, em empresas de capital fechado tende a funcionar de mesma forma. A grande diferença, neste caso, é que a participação societária é dívida entre poucas e definidas pessoas. Em suma, o dividendo é uma forma de remunerar os acionistas de uma empresa.

Contudo, em tese, no Brasil as empresas deveriam realizar o pagamento de 25% de seu lucro líquido aos seus acionistas. No caso, para empresas listadas na Bolsa de Valores, mas tal ação não é obrigatória.

Sendo assim, cabe a empresa, através de seu estatuto social, definir como deve ser realizada a distribuição de dividendos. Com isso, ela define a alíquota mínima, bem como a periodicidade nos quais os dividendos devem ser pagos.

Por que empresas pagam dividendos

Agora, você pode estar se perguntando o motivo de uma empresa pagar dividendos. Afinal, estas têm dívidas a serem pagas, custos operacionais, necessidades de expansão etc. Realizar a distribuição de lucro não poderia atrapalhar estes pontos? A resposta é sim e não. 

Nesse sentido, a definição de pagar, ou não, dividendos leva em conta todos os compromissos de uma empresa. Como falamos anteriormente, realizar o pagamento de dividendos é uma forma de remunerar o acionista.

Ou seja, qualquer decisão a ser tomada deve levar em conta que o retorno acionista deve ser sempre maximizado, agora ou no futuro.

Sendo assim, existem quatro opções para realizar a alocação dos lucros da empresa. 

  1. Reinvestir o lucro na própria empresa;
  2. Realizar a aquisição de outras empresas;
  3. Recomprar as ações lançadas no mercado;
  4. Realizar o pagamento de dividendos.

Primeiramente, devemos ter em mente que uma empresa possui como objetivo gerar lucro, não somente hoje, mas a longo prazo. Quando falamos dos itens 2 e 3, é justamente sobre reinvestir na empresa para que possa ser rentável no longo prazo. Existem diversas estratégias, cabe a empresa decidir.

Contudo, ao realizar a recompra de ações, a empresa entende que, por algum motivo, suas ações estão baratas. Com isso, recomprando as ações, as empresas podem fazer um “follow-on” de suas ações quando entender que as ações estão em um valor considerado aceitável para as pretensões da empresa. Esta é uma estratégia que pode gerar caixa para a empresa.

Por fim, a distribuição de dividendos será realizada quando existe um excesso de lucros e não há necessidade de reinvestimento. Contudo, não necessariamente as outras opções não serão realizadas. Pode haver reinvestimento na empresa junto ao pagamento de dividendos, contudo o dividend yield será menor.

Veja também: Entenda como funciona o dividendo sintético

Dividend Yield

Existe um cálculo que ajuda os investidores a entenderem se o dividendo a ser pago pode ser considerado bom. Este cálculo é chamado de Dividend Yield (DY).

Ele representa o quanto a companhia está pagando em relação ao valor das suas ações. Para realizar o cálculo do DY, basta dividir o total de dividendos anual por ações pelo valor atual das ações.

Nesse sentido, o consenso é que empresas que possuem DY de pelo menos 5%, são consideradas boas pagadoras de dividendos. Contudo, existem companhias que realizam pagamentos de DY até mais alto. Por exemplo, a Cyrela, hoje, possui um impressionante Dividend Yield de 14,75%.

Com isso, observamos que o Dividend Yield vai na contramão do valor de suas ações. Ou seja, caso o DY seja positivo, pode significar que o preço de sua ação esteja desvalorizado. Nesse sentido, acaba sendo um bom indicador na hora de realizar a compra de ações de uma determinada companhia.

Entre a decisão e o pagamento

Contudo, ao decidir realizar o pagamento de dividendos, existe um procedimento. Não é tão fácil e rápido quanto fazer um Pix. Primeiramente, o pagamento de dividendos deve ser aprovado pelo Conselho Administrativo da organização.

Em seguida, a decisão de pagamento de dividendos deve ser protocolada junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esta, é vinculada ao Banco Central. Por último, estes dividendos são transferidos para as contas dos acionistas. 

Conclusão

Como vimos, a decisão de pagamento de dividendos não é algo simples. Depende de diversos fatores, e, aquelas que realizam pagamentos constantes, são financeiramente saudáveis.

O motivo é que estas, além de arcarem com suas obrigações, conseguem investir a quantia necessário para crescimento e ainda remunerar seus acionistas. Estas são as empresas mais buscadas pelos investidores.

Nesse sentido, a remuneração inclui também os sócios majoritários das companhias. É um movimento natural de retribuição àqueles que acreditam na geração de valor da empresa. Avaliar o pagamento de dividendos de uma empresa pode ser uma boa forma de atentar para o sucesso de suas estratégias. Além disso, pode indicar também aquecimento no setor o qual está inserido.

Com isso, caso você queira receber dividendos recorrentes, é necessário estudar sobre a empresa ao qual você quer realizar aporte. As políticas de pagamentos diferem bastante entre as empresas, os valores pagos também.

Além disso, dependendo do mercado o qual está inserido, o valor pago pode ser bastante volátil. Não necessariamente a empresa deixou de ser financeiramente saudável

Veja também: O que leva a TAESA pagar bons dividendos?

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts