Produção industrial do Brasil surpreende em dezembro. Veja os números

A produção industrial no Brasil acabou surpreendendo e mostrou um crescimento de 0,9% no mês de dezembro de 2020, segundo as últimas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao mês de novembro, o avanço no último mês do ano de 2020 foi de 1,2%. O acumulado anal encerrou em mais uma queda, porém os dados de dezembro acabaram mostrando um resultado acima da expectativa de projeções de analistas, que tinha um teto de 0,7%.

Além disso, a mediana dos dados mostrava que o mês poderia trazer uma queda de 0,5% na produção industrial, o que acabou mostrando justamente o contrário, com uma alta de quase 2 vezes esse valor.

Foram 8 meses de altas seguidas registradas pelos dados do IBGE, o que demonstra que embora a pandemia ainda esteja afetando fortemente a economia e o setor de consumo, a produção industrial se recupera gradativamente das baixas de março e abril.

Veja também: Confiança do comércio reduz pela quarta vez consecutiva. Entenda os motivos.

Durante esses 8 meses de crescimento da produção industrial no Brasil, acumulou-se uma alta de 41,8% no setor, o que fez com que se recuperasse da queda histórica entre os meses de março e abril que totalizou 27,1%.

O nível recorde da produção industrial no Brasil foi registrado em maio de 2011, que era 13,2% acima do nível atual que se registrou nos dados até dezembro de 2020. O crescimento em relação ao ano 2019 no mesmo período (mês de dezembro), foi de 8,2%.

No acumulado do ano de 2020, o registro foi de uma queda de 4,5%, que acabou sendo puxada principalmente pelo setor automotivo, que passou por momentos bastante complicados em relação a pandemia e a queda no consumo e na produção de veículos.

Apesar disso, a produção de automóveis vem se recuperando, crescendo também pelo 8º mês consecutivo, acompanhando os dados gerais de produção industrial dos diferentes setores. 

Foi a segunda queda anual na produção industrial vista, já que em 2019, o Brasil recuou nesse quesito 1,1%. No último trimestre do ano de 2020, a produção industrial avançou 3,4%, alta que coincide também com o patamar de hoje comparado com o mês de fevereiro do ano passado.

Na comparação do mês de novembro e dezembro de 2020, o destaque ficou o setor metalúrgico, que obteve um crescimento em sua produção de 19%, dado bastante relevante que mostra uma acelerada recuperação deste setor no final do ano.

O ano acabou com um avanço mensal de produção em 17 ramos da indústria, de um total de 26. Quanto aos setores da economia, 3 dos 4 setores tiveram avanço, no qual o segmento de Bens de consumo semi e não-duráveis foi o único em baixa, que foi de 0,5%.

Entre os ramos da indústria, os destaques negativos ficaram com o de bebidas, que caiu 8,1%, e o alimentício, com redução de 4,4%, puxado também pela alta da inflação e do encarecimento de produtos ao consumidor.

Veja também: Justiça determina que Traders de IQ Option devolvam dinheiro a clientes enganados

Total
6
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts