Principais protocolos DeFi para ficar atento em 2022

As finanças descentralizadas (DeFi) já significam um grande avanço na forma de fazer negócios e de consumir produtos financeiros. Com isso, essa nova tecnologia esconde um esquema muito interessante que está revolucionando o mundo das criptomoedas e de todo o mercado financeiro. Em 2021, os protocolos DeFi também reuniram muitos usuários, com tokens superando a casa dos 10.000%.

As finanças descentralizadas se caracterizam como serviços financeiros que utilizam criptomoedas. Elas operam com base nos algoritmos da blockchain Ethereum, tornando as informações descentralizadas. Até por trabalharem na rede Ethereum, os protocolos DeFis são fortes para o ano de 2022 devido ao lançamento do Ethereum 2.0.

Assim como as criptomoedas surgiram para ir na contramão do dinheiro convencional, as DeFis surgiram como uma alternativa ao mercado financeiro convencional. A eliminação de intermediários é o ponto-chave que anima a todos.

Além disso, os protocolos DeFi estão evoluindo rapidamente por serem possíveis de mandar dinheiro para qualquer lugar do mundo, fazer pagamentos em fluxos contínuos, operar com empréstimos e acessar moedas.

Com isso, neste artigo, vamos listar os principais protocolos DeFi para ficar no radar durante esse ano.

Uniswap e seus protocolos descentralizados

O projeto foi criado por um ex-engenheiro mecânico chamado Hayden Adamns, em 2017. O engenheiro empregou suas habilidades recém-adquiridas para criar uma bolsa descentralizada que logo depois ficaria conhecida como finanças descentralizadas (DeFi).

A troca é hospedada na arquitetura da blockchain da Ethereum na forma de dois contratos inteligentes, um de “Fábrica” e outro de “Troca”. O contrato de inteligente “Fábrica” contém um livro razão de troca e um método que implementa um contrato de “Troca” por um token ERC20. Específico. Graças a isso, qualquer token desse tipo pode ser negociado na Uniswap.

Veja também: A importância dos tokens ERC-20 em Ethereum

Uniswap e as expectativas para 2022

A Uniswap pode retomar sua relevância nesse ano e voltar a valorizar, apoiado por sua comunidade de desenvolvedores, conhecida por ser vasta e ativa.

A grande expectativa é que a Uniswap V3, que começou mal, mas já se recuperou, se torne a versão mais usada da plataforma e abra caminho para voos maiores em termos de funcionalidade, principalmente por conta da expectativa da Ethereum 2.0.

O protocolo Uniswap gera mais eficiência resolvendo os problemas de liquidez com soluções automatizadas, evitando os problemas que assustaram as primeiras exchanges descentralizadas.

Portanto, a Uniswap merece ser acompanhada mais de perto, devido a sua grande capacidade, ainda, de desenvolvimento.

Curve Finance em DeFi

Curve Finance é um protocolo de Automated Market Maker desenvolvido para swapping entre stablecoins com baixas taxas. É um provedor de liquidez descentralizado onde qualquer um pode adicionar seus ativos a diferentes pools de liquidez e ganhar comissões.

Considerando a maneira como a fórmula de precificação funciona para a Curve, ela também pode ser muito útil para o swapping entre tokens que permanecem em uma faixa de preço relativamente similar.

Ou seja, a Curve Finance não é excelente apenas para o swapping entre stablecoins, mas também entre diferentes versões tokenizadas de uma moeda

Curve Finance e as expectativas para 2022

O projeto Curve é um dos mais populares em execução na Ethereum. Ele facilita as negociações em grandes volumes de stablecoin com baixo slippage e spreads reduzidos de forma não-custodial.

Outro fator que faz com que a Curve Finance continue progredindo em 2022 é que os outros protocolos blockchain são fortemente dependentes dele. A combinação entre diferentes aplicativos descentralizados é uma das maiores vantagens do setor DeFi.

O Curve Finance tem seu token que é conhecido como Curve. O lançamento desse token trouxe maior rentabilidade ao projeto.

Dessa forma, a explosão no comércio de DeFi garante longevidade ao Curve, com AMMs entregando enormes quantidade de liquidez e sendo associados aos lucros dos usuários.

Com isso, o Curve atende qualquer pessoa envolvida nas atividades DeFi com rendimento de farming e mineração de liquidez, assim como aqueles que buscam maximizar suas receitas sem risco ao manter as stablecoins sem volatilidade.

Portanto, devido a essa gama de vantagens que a Curve Finance e seu token oferece, ele se torna um projeto muito promissor e merece entrar no radar ao decorrer do ano.

Yearn.Finance e seus empréstimos

A Yearn.Finance é um protocolo de empréstimos DeFi (finanças descentralizadas) e de código aberto, baseado na blockchain Ethereum. Ele funciona como uma plataforma de agregação de rendimento para maximizar o investimento do usuário.

Nesse sentido, isso é feito movendo automaticamente os fundos dos usuários para protocolos de empréstimos DeFi, como o Compound, Dydx, Curve e Aave. Por agora, a Yearn é um dos projetos DeFi mais populares e mais descentralizados no setor criptográfico. O YFI é o token nativo da Yearn.Finance.

Com isso, diferente do Bitcoin, o YFI é um token de governança que alimenta o protocolo autônomo da plataforma. Isso significa que os usuários possuem direito de voto para direcionar o desenvolvimento da plataforma para o sentido que melhor beneficiem eles. 

Atualmente, o YFI é um dos maiores tokens baseado em Ethereum, onde prioriza estratégias automatizadas de yield farming. Abaixo, o projeto será mais detalhado, explicando como funciona e suas aplicações.

Veja também: Empréstimos em DeFi, como funcionam?

O que esperar da Yearn.Finance para 2022

O preço do seu token, conhecido como YFI, já subiu mais de 45% neste ano de 2022. Isso tudo aconteceu conforme os comerciantes giravam o capital de criptomoedas como o bitcoin e procuravam oportunidades de curto prazo no mercado.

Os ativos DeFi estão mostrando bons sinais de crescimento neste início de 2022 e estão indo muito bem até agora, como é o caso da Yearn.Finance. Ela foi uma das beneficiadas da chamada “migração de capital”, dado que seu valor subiu consideravelmente em cinco dias.

A recompra de tokens YFI por parte da equipe da Yearn.Finance e a proposta que o tesouro da YFI fosse direcionado a recompra desses tokens para que mais pessoas participe da governança é algo muito favorável, mas é importante ficar de olho no volume de negociação.

Portanto, devido a todos esses fatores mencionados, acompanhar a Yearn.Finance mais de perto neste ano pode se tornar muito vantajoso mais a frente.

Veja também: Conheça o DeFi 2.0

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts