Política Monetária: entenda o que é e para que serve

Muito provavelmente você já ouviu no noticiário algo relacionado as decisões que o Banco Central toma em relação às taxas de juros da economia. Dessa forma, essa taxa conhecida como taxa Selic se apresenta como uma das ferramentas possíveis para execução de política monetária do Bacen. 

Contudo, o que seria essa tal política monetária e qual seu impacto na economia brasileira? Você sabia que essa política exercida pelo Banco Central está diretamente relacionada com nossos investimentos? 

Assim, falaremos nesse artigo sobre o que é a política monetária, sua importância para os nossos aspectos econômicos e claro, a relação dessa política com os investimentos. Por isso, caro leitor, continue conosco até o final e entenda o objetivo do Bacen ao exercer tal política

Entendendo a política monetária

A política monetária

A política monetária está ligada ao controle da moeda em circulação de um país. Essa política é executada pelo Banco Central. Nesse sentido, o Bacen possui por objetivo administrar o volume de moeda e de crédito e dessa forma, a taxa de juros e seus eventuais efeitos em toda economia. 

Isso ocorre,  pois, o governo vai a mercado oferecer títulos públicos, visando se financiar.  Eventualmente, haverá excesso de reservas e o Banco Central atuará vendendo títulos públicos e retirando o excedente da economia. 

No entanto, se eventualmente o governo gasta menos do que arrecada em um determinado dia. Então, o Banco Central atua para comprar esses títulos e reduzir a base monetária. Executando assim seu principal objetivo, sendo a de estabilidade da taxa de juros na meta fixada pelo conselho monetário nacional (Selic Meta).

Tipos de política monetária

Pode – se dizer que existem dois tipos básicos de política monetária. A Política Monetária Contracionista e a Política Monetária Expansionista. A Política Monetária a ser adotada depende do comportamento da economia e está relacionada com as expectativas de inflação.

Política Monetária Expansionista

Na Política Monetária Expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda em circulação no país e reduz as taxas de juros com o objetivo de estimular a economia por meio do aumento do poder de compra do cidadão, incentivando, dessa forma o consumo como um todo.

Política Monetária Contracionista

Em outro sentido, a Política Monetária contracionista  promove a desaceleração do PIB e do consumo em geral. O Banco Central aumenta a taxa de juros para diminuir a demanda por crédito junto aos bancos. Assim, reduzindo a circulação de moeda da economia e, com isso, a redução da inflação devido à diminuição da demanda.

Ferramentas de política monetária

O Banco Central faz esse controle de liquidez da moeda circulante utilizando principalmente essas três ferramentas de política monetária. Estando diretamente interessado nas expectativas de inflação do consumidor final e do empresariado.

Assim, essas expectativas atribuídas pelos agentes, podem ser percebidos de duas formas: de pesquisas sobre essas expectativas (Surveys) e das informações contidas na própria negociação de “tela” do mercado. Sendo este último de maior frequência.

Dessa forma, fica claro abaixo o que é e como funcionam essas ferramentas de política monetária. Sendo a mais amplamente utilizada, a primeira. Todas tem por objetivo exercer o controle da taxa de juros através do controle monetário. 

Veja também: Com alta da inflação, mercado prevê Selic em 5% até o final de 2021

Open market

Assim, como dito na introdução deste artigo, o governo conta com os títulos públicos como uma forma de ir ao mercado se financiar. Dado que o Banco central é proibido por lei de o fazê-lo de forma direta (Artigo 164 – Constituição Federal). 

Contudo, pode comprar esses mesmos títulos no mercado secundário (Open Market). Nesse sentido, as operações de open market acontecem por meio da compra e venda de títulos públicos para os bancos comerciais e outras instituições financeiras.

Assim, se o Banco Central estiver realizando uma política expansionista, haverá intervenção através da compra de títulos. Em outras palavras, comprando títulos públicos que estão sob custódia de instituições financeiras, fornecendo assim mais moedas em circulação. 

Contudo, caso tenha interesse em reduzir a liquidez da economia, o Banco central promove a venda desses títulos, colocando em prática uma postura conhecida como política contracionista. Com isso o Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) realiza a compra de títulos no mercado secundário.

Políticas de redesconto

O Redesconto funciona como um empréstimo de última instância, dado que, as taxas de juros são mais elevadas do que no próprio mercado. Com isso, essa ferramenta tem por objetivo auxiliar o controle da liquidez e socorrer as instituições financeiras que eventualmente não conseguiram captar recursos via mercado (os bancos são proibidos por lei de fecharem seu saldo diário no negativo).

Recolhimento compulsório

O depósito Compulsório também visa o controle de liquidez monetária na economia. Assim, forçando os bancos a manterem um percentual pré-determinado de seus depósitos no Banco central.

Esse ajuste na quantia depositada pelos bancos também é uma forma de se controlar a liquidez. Quanto maior o recolhimento compulsório, menor a liquidez na economia.  

Política monetária e investimentos: entenda essa relação

Por fim, é importante destacar que a condução da política monetária interfere diretamente nos seus investimentos. Isso pode ficar claro, se pensarmos como essa política expansionista dos Bancos Centrais no mundo, contribuíram para a valorização de ativos da Bolsa em meio a crise. 

Contudo, o objetivo da execução de política monetária pelos bancos centrais é de garantir o bom funcionamento da economia. Dessa forma, exemplos como o ocorrido nessa pandemia são como pontos fora da curva.

Além disso, outro ponto bastante importante de se ressaltar é que a queda na taxa de juros impacta diretamente nos produtos de renda fixa. Tornando-os menos atraentes quando o assunto é rentabilidade.

Nesse sentido, podemos dizer haver uma correlação negativa entre as taxas de juros e o mercado de bolsa. Contudo, em momentos de aumento da taxa, produtos de renda fixa atreladas a ela se tornam possibilidades interessantes de risco x retorno. 

Conclusão

Como vimos, a condução da política monetária pelo Banco Central é muito importante para economia como um todo. Por isso, é ideal que você investidor acompanhe os acontecimentos relacionados as alterações nas taxas de juros.

Assim, esses movimentos realizados principalmente através dessas três ferramentas exemplificadas, possuem impactos diretos em alguns tipos de investimentos, financiamentos e até mesmo no mercado acionário. 

Por fim, é importante lembrar que a manutenção ou não da taxa depende de aspectos ligados a inflação e que é possível para o investidor acompanhar esses movimentos do Banco Central, através dos próprios relatórios gerados pelo Banco, como é o caso do relatório Focus

Veja também: Entenda a ata do Copom e a postura Dovish do Banco central

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts