Operações da Binance na Turquia recebem multa de 8 milhões de liras

A Binance Turkey foi acusada de violar a Lei de Prevenção de Rendimentos de Crimes de Lavagem de Dinheiro, que também é chamada de Lei LBC. Quem está tratando do caso é o Conselho de Investigação de Crimes Financeiros (MASAK) que informou que as operações na Binance da Turquia terão de pagar uma multa de até 8 milhões de liras, cerca de 4 milhões de reais.

A entidade atua como uma unidade de inteligência financeira da Turquia e está sob a batuta do Ministério das Finanças e do Tesouro, considerando que as operações da exchange no país estariam violando as leis que buscam combater a lavagem de dinheiro.

Lei na Turquia pede muitas exigências das empresas para combater a lavagem de dinheiro

A Lei na Turquia deixa clara uma série de exigências às empresas para que elas identifiquem e verifiquem as informações pessoais dos seus clientes que estão cadastrados na plataforma, indo desde o nome e sobrenome, data de nascimento, número de identificação (e que na Turquia é referente a um seguro social).

Segundo a Lei, as empresas com operações na Turquia também precisam notificar imediatamente o governo sobre qualquer atividade que for considerada suspeita dentro dos últimos 10 dias.

Em uma reportagem recente que foi publicada no Cointelegraph Turkey, esse órgão regulatório vai impôr a maior multa possível para a Binance Turkey, que no momento é de 8 milhões de liras.

Presidente da Turquia está do lado oposto à Binance

Esse acontecimento se dá no mesmo período em que o Presidente Erdogan anunciou o fechamento de um projeto de lei referente às criptomoedas e que em breve será entregue ao Parlamento para receber a aprovação. Uma vez que seja analisada pelo Parlamento, é bem provável que seja aprovada.

Neste momento, a Binance se torna a primeira empresa de criptomoedas a ser multada pelo Governo da Turquia. O Governo do país também estaria trabalhando juntamente com um órgão regulador global que trata de combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

A MASAK também se dispôs a relatar todas as transações que excedam o valor de 10 mil liras turcas em 10 dias. Considerando que esse valor por dia é de até 1000 liras, seria o mesmo que as exchanges de criptomoedas tivessem de reportar todas as transações de clientes diárias que ultrapassam os R$ 500 ou US$ 90.

Erdogan confirma a intenção de estabelecer uma “Lei-Cripto”

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, deu o ok sobre a informação de impor uma lei-cripto e que em breve será entregue ao parlamento para que seja analisada pelo Congresso Geral Turco.

Como foi relatado na reportagem da Cointelegraph na Turquia, a lei sobre as criptomoedas deverá trazer um impulso da Turquia para tentar recuperar o valor da lira turca, moeda que ao longo de 2021 se depreciou mais do que o real e até mesmo que o peso argentino, empobrecendo a popularização do país e que buscou exchanges como a Binance para escaparem da terrível inflação.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts