Mitos e verdades sobre Bitcoin e outras criptomoedas

O mercado de criptomoedas tem se tornado um dos assuntos mais falados do momento, especialmente quando se trata de Bitcoin. Nos últimos meses, a criptomoeda, que foi criada em 2009, tem chamado a atenção de grandes investidores ao redor do mundo. Inclusive, as falas de Elon Musk, bilionário e CEO da Tesla, tem abalado fortemente a indústria de criptomoedas. Ainda que suas falas tenham sido direcionadas ao Bitcoin, elas abalam todo o mercado de criptoativos.

Com isso, toda essa mídia que tem surgido sobre o Bitcoin acaba gerando diversas dúvidas, assim como diversas constatações não verdadeiras sobre a criptomoeda. Tais declarações, muitas vezes emitidas até por grandes investidores, são fruto de pouco conhecimento sobre criptomoedas. Isso acaba gerando incerteza e segurança aos investidores que querem participar desse mercado inovador dos criptoativos.

Sendo assim, esse artigo tratará sobre as dúvidas mais comuns sobre Bitcoin e o mercado de criptomoedas. O intuito é esclarecer ao investidor o que é verdade e o que é mentira, retirando o que há de insegurança para que possa realizar o primeiro investimento neste mercado, com os devidos cuidados que qualquer investimento deve ter.

Afinal, o Bitcoin é seguro?

Bitcoin

Sim, o Bitcoin tem como base a utilização da tecnologia blockchain, composta pelo que chamam de hashs, informações em bloco criptografadas. Um outro ponto que garante a segurança da rede Bitcoin, é o fato do blockchain ser público, ou seja, as pessoas podem ter acesso as transações e realizar uma auditoria. Isso reduz fraudes e falhas humanas.

O Bitcoin é utilizado somente para atividades ilícitas?

Não, a verdade é que a utilização do Bitcoin para atividades ilícitas é muito pequena. Estima-se que apenas 0,4% do valor das transações diárias é utilizadas para este fim. Hoje existem diversas ferramentas de monitoramento para prevenção à lavagem de dinheiro utilizando a criptomoeda

Ainda, segundo dados do “The United Nations Drugs and Crime Office” e da Chainalysis, para cada 5 dólares gastos em Bitcoin na darknet, ao menos 800 dólares são lavados em papel moeda,

Os governos podem banir o Bitcoin?

Não, o Bitcoin é uma moeda descentralizada, independente da regulação de bancos centrais, governos ou instituições financeiras. Com isso, nenhum país ou instituição pode exercer poder sobre a criptomoeda ao ponto de fazê-la para de funcionar. 

Para que uma criptomoeda seja banida de determinado país, seria necessário um controle total sobre a internet daquele país. Ou seja, isso seria improvável nos dias atuais.

O Bitcoin é um esquema de pirâmide?

Não, o Bitcoin não tem semelhança alguma com um esquema de pirâmide financeira. Ele se comporta como qualquer outro ativo, é possível ganhar bastante dinheiro, assim como perder, devido as suas grandes flutuações. 

Além disso, devido a sua descentralização e a tecnologia de blockchain, não há possibilidade de controle sobre a criptomoeda vinda de um determinado grupo. Isto é uma característica comum em esquemas de pirâmide financeira.

É possível comprar Bitcoin no Brasil?

Sim, existem diversas exchanges que possibilitam a compra de Bitcoin e outras criptomoedas no Brasil. Você pode escolher uma exchange brasileira ou estrangeira, verifique qual se adequa melhor a seu perfil.

Além disso, recentemente a B3, bolsa de valores brasileira, disponibilizou o primeiro ETF de criptomoedas do Brasil. Este ETF replica o índice Nasdaq Crypto Index (NCI), desenvolvido em conjunto pela Nasdaq e pela Hashdex. Este índice é composto por seis criptomoedas, Bitcoin, Ethereum, Stellar, Lifecoin, Bitcoin Cash e Chainlink. Com isso, tornou-se possível investir em criptomoedas através de corretoras da bolsa de valores brasileira.

O BTC não possui valor?

Não, assim como um metal precioso, o BTC possui um valor associado a ele. Sua oferta é fixa, assim como a sua taxa de produção. Contudo, possui a vantagem de ser transferido digitalmente pelo mundo.

Um outro ponto é que uma moeda é tão forte quanto a percepção de valor que as pessoas têm sobre ela. O dólar é uma moeda forte pois representa uma economia sólida, que faz as pessoas acreditarem nela. Não diferente é o Bitcoin, as pessoas acreditam na tecnologia por trás das transações, na sua segurança e sua marca. Isso faz com que cada vez mais a criptomoeda se valorize.

O Bitcoin é hackeável?

Não, embora seja um instrumento completamente digital, em 12 anos de existência, a rede jamais foi hackeada. A segurança fornecida pela tecnologia de blockchain torna as transações em Bitcoin muito mais seguras que meios de pagamentos convencionais.

O blockchain é composto por diversos blocos, e esses blocos são minerados por computadores diferentes ao redor do mundo. Ou seja, essa descentralização torna praticamente impossível que algum hacker consiga interceptar alguma transação.

O BTC gasta muita energia?

Sim e não, essa é uma afirmação que exige cautela. A rede que sustenta o Bitcoin é formada por diversos computadores que realizam os cálculos das transações do blockchain em um processo chamado de mineração. De fato, é um processo que gasta bastante energia elétrica.

Contudo, o gasto com a mineração é muito inferior se comparados aos gastos energéticos com o sistema financeiro e com a mineração do ouro. Recentemente, foi publicado nesta página um artigo sobre isso

Ainda assim, segundo um estudo elaborado pela Universidade de Cambridge, mostrou que 40% da mineração de criptomoedas é feita utilizando energias renováveis. Com a Tesla deixando de aceitar o Bitcoin devido a questões ambientais, esse número deve crescer ainda mais.

Gasto de energia do Bitcoin comparado ao gasto total de energia de alguns países. Bitcoin

Conclusão

A verdade é que, embora o Bitcoin seja um ativo com 12 anos de existência, pode ser considerado novo. É um ativo altamente tecnológico e nasceu no meio digital. Com isso investidores mais conservadores tendem a ter aversão aquilo que não entendem. A tecnologia por trás da criptomoeda não é trivial e é bastante diferente dos ativos que investidores estão acostumados.

No entanto, como qualquer investimento, é fundamental que o investidor estude sobre ele. É fundamental entender o mercado que se está entrando e, no caso das criptomoedas não é diferente. O Bitcoin é uma criptomoeda segura e consolidada, um bom ponto de partida para começar no mundo de criptoativos.

Frequentemente postamos no blog artigos sobre Bitcoin e o mercado de criptomoedas. Convido vocês a uma imersão em nosso conteúdo, um excelente primeiro passo para começar seus estudos e se sentir seguro a realizar seu primeiro investimento em Bitcoin e outras criptomoedas!

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts