Investidores avaliam mercado de ações supervalorizado

Um número recorde de investidores acha que o mercado de ações está “supervalorizado”, de acordo com a pesquisa de junho do Bank of America.

78% dos investidores disseram que o mercado de ações está muito caro, o maior número desde que a pesquisa com gestores de fundos começou em 1998, informou o Bank of America na terça-feira (16/jun). A empresa pesquisou 212 gestores de fundos com US$ 598 bilhões sob gestão durante a semana que terminou em 11 de junho.

Indicador de valuation das ações nos Estados Unidos

Embora Wall Street possa ter passado do “pico do pessimismo”, o otimismo de junho permanece “frágil, neurótico, nem de longe perigosamente otimista”, responderam o estrategista-chefe de investimentos do BofA, Michael Hartnett, e o estrategista de investimentos Shirley Wu.

A Pesquisa para Gestores de Fundos de junho foi feita logo depois que as ações dos EUA corrigiram rapidamente após uma alta de mais de 40% em relação às baixas de março. A última vez que os gestores de fundos pensaram que o mercado estava supervalorizado foi em 2018, pouco antes da retração do final do ano. 

Recuperação em forma de “V” já não é tão esperada

As ações acabaram se recuperando dessas perdas e atingiram novos máximos antes da pandemia de coronavírus neste ano.

A natureza do aumento das ações segue a rota do Coronavírus – a maioria dos 53% dos gestores de fundos pesquisados ​​afirma que a recuperação do mercado em março é um “rali do mercado em uma tendência de baixa”, enquanto 37% acreditam que é um novo mercado em tendência de alta.

E daqui para frente, a maioria dos investidores está apostando em uma recuperação acidentada. Apenas 18% dos investidores disseram esperar que a recuperação do choque da pandemia de coronavírus seja em forma de V, enquanto 64% disseram que será em forma de U ou W, abaixo dos 75% da pesquisa de maio.

Ainda assim, os investidores estão ficando menos preocupados com uma recessão global no próximo ano – aqueles que esperam uma recessão caíram para 46% em junho, de 77% em maio e 93% em abril.

O maior risco que os investidores veem nos mercados ainda é uma segunda onda de casos de coronavírus – 49% disseram que essa era sua principal preocupação, seguida por um desemprego permanentemente alto e uma queda do número de eleitores nas eleições de 2020. 

O nível de caixa dos investidores caiu para 4,7% saindo de 5,7% em maio, a maior queda desde 2009. Mais de 70% identificou as ações de tecnologia dos EUA como o setor mais movimentado.

Trecho traduzido do Business Insider

O valor das pesquisas no mercado de ações

Apesar de serem dados interessantes, é preciso se atentar que nem todo mundo é necessariamente transparente ao responder questionários do tipo. Alguns gestores podem responder exatamente o contrário do que pensam para assustar investidores menos experientes do mercado de ações.

Assustando investidores menos experientes, é possível comprar ações mais baratas e apostar em uma recuperação. Embora isso não seja comprovado, não deveria ser uma possibilidade descartada. O jogo em Wall Street é duro e o mercado é uma competição difícil, então nem todo mundo vai “abrir o jogo”.

O melhor a se fazer é analisar os dados econômicos que se tem em mãos e ver como o mercado está reagindo a eles. O FED já injetou pelo menos US$ 2 trilhões de liquidez na economia. Isso é um valor muito maior do que aquele registrado cerca de 12 anos atrás na grande crise de 2008.

Evidentemente, este dinheiro chegaria no mercado financeiro. Hoje, as ações das empresas estão voltando aos patamares anteriores aos níveis pré-Covid. No entanto, a situação financeira será extremamente abalada. Com isso, o indicador “Preço/Lucro por ação” tenderá a crescer, saltando da média de 24 pontos.

O gráfico abaixo demonstra essa dinâmica. As áreas em cinza no gráfico sinalizam a recessão econômica, enquanto a linha azul faz referência ao P/L.

Preço por lucro do S&P500

Quando muito elevado, ele diz que o mercado de ações está sobrevalorizado. Por outro lado, quando muito baixo ou negativo, quer dizer que este mercado está subvalorizado. 

Caso as ações se mantenham no nível atual ou até continue subindo, se tornará claro que o mercado estará sobrevalorizado, pois é o preço das ações que está subindo, não o lucro das empresas.

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts