Inflação do Bitcoin ficou 5 vezes abaixo do real em 2021

A inflação do real nos mostra como existe um grave problema econômico, algo que não foi uma exceção apenas em 2021. Uma comparação que mostra como a situação financeira está grave para os brasileiros é o índice de inflação do Bitcoin do último ano, que ficou até 5x abaixo do que a moeda fiduciária brasileira.

Criada em julho de 1994, o real brasileiro é a moeda nacional oficial do Brasil e é controlada além de emitida pelo Banco Central do Brasil. Foi parte do chamado plano único real, que conseguiu conter os problemas de hiperinflação que foram registrados durante a década de 80 e parte dos anos 90.

Compreenda como é medida a inflação

A inflação é uma métrica muito importante e que precisa ser compreendida, afinal é uma explicação bem simples para se entender um dos fundamentos básicos da economia. Ela mede o poder de compra de produtos e serviços no comparativo com uma moeda, sendo que o seu efeito na economia pode ser catastrófico, como no caso recente da Venezuela.

No último Boletim Focus, que foi divulgado pelo Banco Central e que teve como referência o dia 31 de dezembro de 2021, a expectativa é que o IPCA do último ano tenha fechado em 10,01%, que é o indicador que mostra quanto em poder de compra que o brasileiro perdeu no último ano.

A medida ainda precisa ser confirmada pelo IBGE, porém nos mostra que o saldo não foi nada positivo em relação à moeda brasileira, que foi uma das que mais se desvalorizou desde o início da pandemia. O Presidente do Banco Central, apesar de ser de uma repartição pública, falou algo óbvio, de que a inflação é um imposto não legislado.

Qual a expectativa para o futuro e a relação com o Bitcoin?

Em relação à inflação do Bitcoin, ela é controlada pelo mecanismo de novas emissões da moeda, que já foi definido de forma bem mais organizada que a emissão de uma moeda fiduciária, lá em 2008 que foi o ano em que a moeda teve a sua criação.

A expectativa para a inflação do Bitcoin em 2022 permanece estável, que é de 1,75% para todo o ano, assim como também está previsto para os próximos anos, em 2023 e 2024.

Em 2024 inclusive a expectativa da inflação do Bitcoin é que venha a cair pela metade, pois teremos o evento halving e que vai cortar a emissão de novas moedas pela metade, levando a inflação do BTC a ficar em 0,85% ao ano.

O real brasileiro depende de fatores econômicos que são muito atrelados à política, que são estes que vão definir o quanto será impresso na moeda, além de que o Banco Central dita os movimentos da moeda ao longo do tempo. O controle da inflação do real é um pouco mais complexo do que a inflação causada pela rede do Bitcoin, com expectativa de fechar 2022 com um IPCA de 5%.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts