Hedera, a rede focada em aplicativos descentralizados

Hedera é um livro público de transações, ou seja, um banco de dados altamente seguro e muito bem distribuído para que todos possam implantar aplicativos e serviços descentralizados. Com base no algoritmo de consenso hashgraph, o Hedera permite a criação de aplicativos com alta taxa de transferência e ordenação justa sem depender de infraestrutura centralizada.

Uma cópia do ledger, que persiste apenas no estado mais recente, é armazenada em cada nó. Esses conceitos básicos de consenso distribuído e descentralização tornam os livros públicos a maneira mais confiável de armazenar informações e ativos verificáveis.

Além disso, o livro público é armazenado na rede principal da Hedera, uma rede composta por nós de consenso e espelho. Embora atualmente autorizados e administrados pelo Hedera Governing Council, eles poderão ser executados por qualquer pessoa em um futuro próximo.

Os nós de consenso estão relacionados a validade e a ordem das transações, enquanto os nós de espelho oferecem aos desenvolvedores uma maneira mais flexível e econômica de armezenar e consultar dados históricos para análises.

Com isso, a Hedera foi projetada para ser um sistema mais justo e mais eficiente, cujo objetivo é reduzir as limitações que as plataformas baseadas em blockchain mais antigas apresentam.

Serviços disponibilizados pela rede Hedera

Os serviços disponibilizados pela rede Hedera funcionam como um conjunto de APIs que permitem criar contas, tokens de cunhagem, gravar dados no livro-razão, chamar contratos inteligentes e outras funções. Porém, cada chamada de API tem uma taxa de transação.

Além disso, os SDKs da Hedera facilitam o acesso à API na linguagem favorita do desenvolvedor, incluindo JavaScript, Java e Go. Os serviços da rede Hedera podem ser subdividos em serviços de token e serviços de consenso e é sobre isso que iremos falar agora.

Serviços de token

Blockchains públicas e privadas que oferecem tokenização carregam o fardo de taxas caras e custos iniciais de infraestrutura, mas isso não acontece com a Hedera. Seu serviço de token permite a configuração, gerenciamento e transferência de token fungíveis e não fungíveis.

Além disso, oferecem configurações de conformidade nativas de alto rendimento e programação em cadeia, como trocas atômicas, sem a necessidade de implantar contratos inteligentes caros e potencialmente defeituosos. Com isso, seu serviço de token consegue incluir desde pagamentos à cadeia de mantimentos.

Serviços de consenso

O serviço de consenso da Hedera é administrado pela Hedera Consenssus Service (HCS) e ela atua como uma camada de confiança para qualquer aplicativo ou rede autorizada, além de permitir a criação de um log de mensagens imutáveis e verificáveis.

As mensagens do aplicativo são enviadas à rede Hedera para consenso, recebem um carimbo confiável e são ordenadas de forma justa. O HCS consegue rastrear ativos em uma cadeia de suprimentos, criar logs de eventos auditáveis ou até mesmo usá-lo como um serviço de pedidos descentralizados.

Com isso, o serviço de consenso da Hedera consegue entregar ao usuário uma rapidez e segurança sem compromisso, além de apresentar taxas bastante acessíveis e larga flexibilidade.

Hedera e sua criptomoeda HBAR

HBAR é a criptomoeda nativa e energéticamente eficiente da rede Hedera. Elas são usadas para alimentar aplicativos descentralizados (DApps) e proteger a rede de agentes mal-intencionados.

Os desenvolvedores usam HBAR para pagar por serviços de rede, como transferência, registro de dados e gerenciamento de tokens, sejam eles fungíveis ou não-fungíveis. Para cada transação enviada à rede, a crptomoeda HBAR é usada para compensar os nós da rede por largura de banda, computação e armazenamento.

Como o HBAR possui dupla função, o outro objetivo consiste na proteção de rede. A votação ponderada com essa criptomoeda torna difícil e caro para um agente mal intencionado afetar o consenso de forma maliciosa e isso exigiria que eles possuíssem e participassem de mais de um terço do fornecimento total da rede.

Além disso, a criptomoeda HBAR apresenta um leque de benefícios aos usuários, como taxas previsivelmente baixas, rapidez e rendimento acima do padrão.

Veja também: Kusama, a rede canária da rede Polkadot

Como consiste a rede Hedera?

A rede Hedera utiliza uma nova forma de proof-of-stake que permite que os usuários de HBAR façam stake dos seus recursos para ajudar a proteger a rede. No momento, todos os nós são gerenciados pela própria rede e pelos membros de seu conselho governamental.

De maneira geral, a segurança da Hedera garante que a rede é protegida de falhas assíncronas, o que significa que pode garantir o tempo e a ordem de um conjunto de transações, mesmo que alguns dados estejam atrasados.

Veja também: Neo, um ecossistema de economia inteligente

Governança da Hedera

Com uma característica de governança descentralizada, a rede Hedera aborda as preocupações de descentralização separando a governança do consenso. O estilo de governança da Hedera garante que nenhuma empresa, pequeno grupo de desenvolvedores ou operadores de nós tenham influência ou controle indevidos sobre ele.

De forma geral, a rede é governada por 39 organizações altamente diversificadas que estão comprometidas com a inovação, estabilidade e descentralização contínua da rede.

Os membros do conselho de administração da Hedera compartilham um voto igual na direção de serviços. Com isso, as propostas de melhoria fornecem à comunidade Hedera oportunidades de contribuição.

Ao contrário de outras redes blockchain, a rede garante estabilidade para usuários finais e proprietários de aplicativos com garantia sem bifurcação. O conselho de governança da Hedera consegue isso por meio da licença de código de revisão aberta do hashgraph.

Considerações finais

A rede Hedera apresenta uma visão audaciosa, porém simples: construir um futuro digital confiável, seguro e capacitado para todos. Com uma governança descentralizada, a Hedera consegue distribuir bem as tarefas para que isso aconteça, ao mesmo tempo assegurando uma governança sadia e sem pesos.

A rede é continuamente atualizada, ao passo de que está sempre conectada com as invenções e mudanças do setor de tecnologia.

Por fim, a Hedera apresenta uma comunidade bastante extensa com mais de 15 mil desenvolvedores e um capital arrecadado que ultrapassa os 140 milhões de reais. O projeto se mantém bastante consistente a vale a pena ficar de olho nessa rede que carrega um futuro promissor.

Veja também: O que são soluções de primeira e segunda camada?

 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts