FMI projeta crescimento do PIB brasileiro próximo de zero em 2022

Uma projeção recente realizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), estimou que entre as principais economias do mundo que foram apontadas dentro de um estudo, o Brasil é o que deverá ter o crescimento do PIB mais tímido ao longo de 2022, com um crescimento de apenas 0,3%, ficando atrás das outras economias de maior relevância.

As expectativas foram alinhadas as previsões do mercado financeiro e o fundo agora está projetando um relatório para ser publicado no “World Economic Outlook”, com a tímida previsão de apenas 0,3% de alta até o final do ano, em um ano que promete ser marcado por uma alta incerteza política no país, além de ser ano eleitoral.

Previsão era um pouco mais otimista alguns meses atrás

A piora nas estimativas da economia também está atrelada a uma possibilidade de um novo ano com um cenário de alta inflação, sendo que um aumento da taxa de juros sempre pesa para a continuidade do ano na economia doméstica.

Esse foi o terceiro corte seguido que foi feito pelo FMI, analisando as últimas expectativas que podem ser determinantes para o PIB brasieiro até o final do ano. Ainda no início deste ano, a expectativa era de um PIB de pelo menos 1%. O Brasil já havia apresentado um resultado similar em 2020, um pouco antes do começo da pandemia, o que mostra o momento negativo econômico do país que já perdura a algumas décadas.

Expectativa de cortes generalizados ao longo do ano

O Brasil foi o único dos países que teve uma nova análise econômica negativa por parte do Fundo Monetário Internacional. O corte foi generalizado para a economia global, sendo que a estimativa foi de alta, porém revista de 4,9% para 4,4%.

Porém infelizmente a projeção do crescimento do PIB para a economia do Brasil é uma das mais baixas, sendo baixa até mesmo em comparação à países que não tem economias tão poderosas como o Brasil, como aqueles que não figuram entre as 30 maiores economias do planeta.

Algumas regiões que inclusive apresentam um desenvolvimento econômico maior do que o do Brasil, como da zona Euro, estimam um crescimento esperado de 3,9%. A projeção de desempenho econômico do Brasil fica tão baixa, que inclusive está atrás da previsão de um país em profunda crise econômica, além de um PIB per capita menor que o brasileiro, como o da África do Sul, que está projetado em 1,9%.

Além da inflação, Ômicron também preocupa

O relatório que foi publicado nesta terça-feira (25), apontou que estaremos em um ano de posição mais fraca do que a esperada anteriormente, em grande parte pelo avanço rápido da nova variante do Coronavírus, a Ômicron.

E todos esses fatores podem acabar levando a economia global para baixo ao longo do ano, sendo influenciado principalmente pelas maiores economias do mundo, além de uma redução na expectativa do PIB, também da maior potência do mundo, os Estados Unidos.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts