Finanças do casal: como dividir as contas?

Viver em harmonia, principalmente quando se trata das finanças do casal, envolve alguns outros fatores além do afeto entre as pessoas. Neste texto, vou abordar o lado financeiro da relação, talvez um dos mais importantes para um relacionamento saudável e duradouro. 

Pode parecer superficial falar que o fator financeiro é tão relevante assim em um relacionamento. Mas, segundo uma pesquisa da Slater e Gordon, realizada no Reino Unido com duas mil pessoas, a Top 1 dentre as causas mais recorrentes de divórcio está relacionada ao dinheiro. 

As pressões financeiras foram apontadas por mais de um terço dos entrevistados como uma das principais reclamações no relacionamento e um quinto deles culpa a outra ponta por se preocupar demais com dinheiro ou não manter os gastos como combinado. 

Apesar desta pesquisa ter sido feita no Reino Unido, sabemos que a relação dos brasileiros com o dinheiro também está longe de ser ideal. Vivemos em um país que, até este ano, nunca teve obrigação de abordar educação financeira nas escolas e temos 64% das nossas famílias endividadas. 

Neste cenário, o que um casal pode fazer para ter estabilidade financeira em seu relacionamento?

Não quero afirmar que aqui estou passando uma receita de bolo, que vai dar certo para todo mundo. Sabemos que relacionamentos são complexos e só quem está dentro dele sabe a melhor forma de agir (ou deveria). 

Mas, depois de consultar algumas pessoas e canais sobre o assunto, montei uma lista de dicas que pode te ajudar a passar a limpo a vida financeira do casal. (spoiler: a quarta dica é a mais importante)

Para montar essa lista, foram consultados o Me Poupe, InfoMoney, Business Insider e Investopedia. Então vamos lá:

1- Converse sobre sua vida financeira

O diálogo, sempre essencial, não perde sua importância quando o assunto é dinheiro. Compartilhar o valor do seu salário, seus sonhos e seus gastos pessoais que são importantes para você, alinha expectativas e possibilita que o casal possa criar planos juntos e também manter sua individualidade. 

2- Estabeleça planos e orçamentos para as finanças do casal

Uma vez que as expectativas estão alinhadas, é possível fazer planos para o futuro. Querem manter sempre uma viagem de férias por ano? Querem adquirir um bem mais caro no futuro, como um carro ou um apartamento? Descreva todos esses sonhos e quanto dinheiro e tempo vão precisar para alcançá-los. 

3- Construa um fundo de emergência

Antes de começar a investir nos seus sonhos, é essencial ter um fundo de emergência. Nunca se sabe o que vai acontecer, por isso, é importante se preparar para imprevistos do casal. 

Imagina que vocês estão em uma viagem e o voo é cancelado, precisando ficar mais dias no destino. Ou sua mala é extraviada, e precisam, naquele momento, fazer compras essenciais. O fundo de emergência pode te ajudar em situações extremas, como acidentes e imprevistos. 

Lembrando que é muito importante que a pessoa tenha o seu fundo emergencial individual também. Neste nosso texto, ensinamos como montar um planejamento financeiro. 

4- Mas e aí, quem paga o que e como?

Essa é a dica mais importante do texto. Acredito que neste ponto, é onde as discussões e dúvidas podem surgir. 

Sobre a divisão dos gastos

Normalmente, as pessoas têm salários diferentes. Por isso, a melhor forma de dividir as despesas da casa e do casal é de forma proporcional. 

https://www.youtube.com/watch?v=SQjj9tXrm18

Por exemplo, o casal conseguiu separar 30% do seu salário para investimentos pessoais. Logo, quem tiver o maior salário, terá mais investimentos no fim do mês. 

Mas, quando forem determinar o quanto de sua renda será tomada por custos fixos, como aluguel e outras contas, a pessoa com maior salário também reservará um maior montante para as despesas. 

dividir as contas

Sobre as contas bancárias

Aqui, como na maior parte do texto, não existe uma regra que deve ser seguida por 100% das pessoas. Por isso, vou mostrar as duas opções que encontrei que podem funcionar melhor. 

Manter contas individuais e usar aplicativos para controlar os gastos e dividir as compras

Manter contas separadas é muito importante para a individualidade das pessoas no relacionamento. Aqui não estamos falando de esconder gastos ou não revelar o quanto de dinheiro recebem. Mas sim, poder investir no que desejam, poder ter suas compras pessoais em sua própria conta bancária e ter o seu dinheiro sobre seu controle. 

Mas, como controlar quem está gastando o quê? Aí entra a tecnologia para nos ajudar. Existem alguns aplicativos de divisão de contas, mas, o que indico é o Splitwise. Nele, você cria um “grupo” para o casal e cada um vai inserindo as despesas que teve. 

Ao adicionar o que você gastou, você pode selecionar como vai ser a divisão desse custo, que não precisa ser 50% para cada um. Assim, respeitamos a minha primeira dica, de manter os gastos proporcionais para cada pessoa do relacionamento. 

Splitwise - finanças do casal
Telas do Splitwise

Manter contar individuais e ter uma terceira, onde as finanças do casal são unificados

Mas, às vezes, pode ser mais simples ter uma terceira conta, em que o dinheiro do casal está unificado. Vocês conversaram, colocaram suas contas e vontades no papel e chegaram a conclusão de que 60% do seu salário será destinado às contas e sonhos do casal. 

Então, assim que você recebe todo mês, você transfere este montante para uma terceira conta e seu parceiro faz o mesmo. Mas, aqui, como em toda etapa de um relacionamento, também é preciso confiança. Contas conjuntas têm taxas e recomendamos uma conta digital, sem custo nenhum, que só pode ser criada em um único CPF. 

Você pode conferir aqui qual banco digital escolher, mas indico o Banco Inter. Nele, é fácil acessar o dinheiro de vocês pelo aplicativo, coisa que os dois poderão fazer, facilidade de investir o dinheiro, ter um cartão principal e um extra e também taxa zero em transferências, para colocar contas em débito automático e outras movimentações. 

Conclusão

Relacionamentos vão além do amor e parceria entre as pessoas. Para alcançar seus sonhos e manter sua qualidade de vida, o dinheiro é fundamental no dia a dia. 

Por isso, não deixe de conversar desde o início com seu parceiro sobre finanças do casal e seus sonhos. Assim, todos ficam em uma mesma página e conseguem construir o que desejam em conjunto e com menos discussões sobre dinheiro em casa. 

Mas e você? Como funciona a divisão das contas em sua casa? Conta para a gente quais ferramentas você usa e qual dos métodos funciona melhor em seu relacionamento. Comenta aqui!

Total
6
Shares
2 comments
    1. Oi, Rui! Tudo bem?

      Não temos uma receita de bolo para todos seguirem, é sempre muito importante o diálogo para vocês entenderem como se sentem confortáveis nessa situação, principalmente se o dono da casa estiver pagando IPTU e condomínio.

      Vou considerar três situações:

      1- Não existe IPTU nem condomínio, nem prestação de financiamento ou compra:

      Dividam todas as outras contas proporcionalmente ao salário de cada um, paguem as despesas fixas e economizem para seus planos individuais e sonhos conjuntos!

      2- Existe um condomínio e IPTU a ser pago e o dono da casa quer dividir esse valor.

      Nesse caso, a conta do condomínio e IPTU deve ser dividida proporcionalmente aos rendimentos de cada uma das pessoas no relacionamento.

      Quem ganha mais, paga mais, quem ganha menos, paga menos.

      Para entender os valores exatos, basta somar as duas rendas, e entender qual a porcentagem que cada uma delas representa no total, com uma regra de três simples mesmo. A partir daí, todas as suas despesas fixas ficam com a mesma divisão, por exemplo, um pagando 60% e outro 40%.

      3- Existe um IPTU e condomínio a ser pago e o dono da casa não quer dividir o valor.

      Com essa situação, basta dividir todas as outras despesas fixas proporcionalmente ao salário. Contas da casa, como água, luz, gás, também, afinal, vocês estão utilizando os benefícios que a casa proporciona juntos.

      Espero ter ajudado! Qualquer coisa, só falar! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts