Exchange Kraken recebe multa milionária

A principal concorrente da Coinbase nos Estados Unidos, a exchange Kraken recebeu uma multa milionária da CFTC, órgão responsável pela fiscalização no país. A multa é de US$ 1,25 milhão, quase R$ 7 milhões na cotação atual na moeda brasileira.

Entre os motivos que levaram à sanção, estaria a falta de uma licença para oferecer serviços de negociação de futuros para os clientes que residem nos Estados Unidos. Inclusive a Coinbase está tentando conseguir essa mesma licença.

Com tamanha pressão regulatória nos Estados Unidos, o desenvolvimento do mercado de criptomoedas no país acaba sendo prejudicado, ao invés de encontrar benefícios para a sua evolução. Isso não vem acontecendo no Brasil, onde a facilidade para se ofertar produtos, ainda que limitada, está superando os americanos.

Detalhes sobre a multa milionária aplicada a Kraken

Não é de hoje que a Kraken está se destacando entre as exchanges de criptomoedas que têm atuação nos Estados Unidos. A empresa também tem uma forte participação no mercado europeu, que tem muito dinheiro e está em crescimento.

Porém, assim como a Coinbase, a Kraken está enfrentando forte pressão com os marcos regulatórios, sendo que o caso da rival foi de quem não recebeu a permissão para liberar o seu programa de APY.

De acordo com a Comissão de Negociação de Futuros, a Kraken já estaria oferecendo serviços de margem para os clientes americanos há mais de um ano sem permissão. O fato divulgado teria começado em junho de 2020.

De acordo com o órgão regulador, multa aplicada busca “proteger os investidores”

De acordo com a CFTC, essa ação é pensada no melhor para os clientes americanos. A negociação de ativos digitais, tanto alavancada como financiada aos clientes de varejo dos Estados Unidos, deve ocorrer de forma registrada e devidamente regulamentada de acordo com todas as leis.

Um porta-voz da Kraken comentou sobre o ocorrido, afirmando que a empresa está trabalhando para agradar os reguladores, de forma que a indústria das criptomoedas possa continuar crescendo e agradando aos usuários.

A Kraken foi fundada em 2013, um período onde os Governos ainda não estavam muito interessados no setor de criptomoedas. Nesse período a Binance também conseguiu uma grande evolução, sem a pressão dos Governos. A Kraken desde o seu lançamento não teve muitas reclamações dos clientes, o que mostra que a regulação não é um caminho tão seguro assim e que mudaria tanto as coisas, pois a Kraken se mostra séria.

CEO da Exchange já realizou críticas à Elon Musk

Mais recentemente, o CEO da Kraken realizou críticas ao CEO da Tesla, Elon Musk, que falou que o Bitcoin consumia muita energia durante a mineração. Recentemente uma pesquisa confirmou que o sistema financeiro tradicional necessita de mais energia do que as criptomoedas.

É um objetivo da Kraken abrir capital na Bolsa de Valores, mesmo que não seja concretizado ainda em 2021. Mesmo com a multa, a exchange terá que regularizar a situação, porém que não deve atrapalhar os planos de concretizar o seu IPO nos próximos meses.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts