ESG, saiba como ganhar dinheiro com este investimento

Com o passar dos anos e o aumento perceptivo dos efeitos da crise climática como crise hídrica, escassez energética e outros problemas climáticos, cresce cada vez mais dentro do mercado financeiro a iniciativa de empresas alinhadas ao que chamamos ESG, sigla em inglês para boas práticas ambientas, sociais e de governança – Environmental, social and corporate governance.

Além das boas práticas ambientais, uma ESG foca também em ser mais transparentes com seus clientes. Isso se tornou um importante filtro para a escolha de consumo das pessoas e para o investimento de gestores de grandes fundos.

Nesse sentido, você sabia que é possível obter lucros consideráveis investindo em empresas dessa linhagem? Estudos recentes mostram que empresas que performam melhor no quesito sustentabilidade tendem a entregar maiores retornos, já que conseguem reduzir riscos e surpresas desagradáveis no longo prazo, além de conseguirem driblar com mais tranquilidade certos períodos de crise.

Com isso, neste artigo, iremos explicar com mais detalhes o que é uma ESG, como investir seguindo esses princípios e o porquê de investir em ações deste tipo.

O que é uma ESG?

Basicamente, o termo serve para medir o quanto determinada companhia realiza iniciativas para reduzir o seu impacto no meio ambiente e para agir com o máximo de responsabilidade social possível.

Uma empresa reconhecida por ações de ESG detém as melhores práticas ambientas, sociais e de governança. Dentro do critério ambiental, são considerados os processos que combatam a depreciação do clima e do meio ambiente.

No quesito social, são levadas em conta as ações de promoção da diversidade, dos direitos humanos e de proteção ao consumidor. Na governança, a análise fica por conta da estrutura de gerenciamento da empresa, como, por exemplo, a sua relação com os empregados.

Os critérios ESG já fazem parte do processo decisório de investidores institucionais há alguns anos e agora começam a surgir oportunidades concretas aqui no Brasil para o investidor do varejo entrar nesta nova tendência global.

Qual o motivo de investir em ações ESG?

Além da vantagem de se aplicar em empresas que geram impacto positivo dentro da sociedade, o investidor também pode obter um lucro considerável com essas ações. É importante lembrar que a linhagem ESG é apenas um filtro para avaliar empresas e que é preciso também realizar um estudo do Valuation das empresas.

Ademais, órgão reguladores impõem, cada vez mais, os tópicos ESG na agenda dos grandes investidores, fazendo com que aportem capital em negócios desta linhagem.

Outro ponto importante que precisa ser considerado, é o fato de que empresas com foco no ESG têm apresentado retornos acima do mercado nos últimos anos. Mesmo que, o envolvimento das companhias com essas práticas sejam recentes.

Veja também: Qual a importância do Metaverso e como ganhar dinheiro com ele?

Motivos para ter empresas ESG na carteira

Nesta secção iremos citar alguns motivos que têm tornado essa classe de ativo tão atrativos:

O investidor estrangeiro já investe faz tempo em ESG

Embora o Brasil ainda esteja engatinhando em relação a práticas sustentáveis, no cenário mundial isso já se encontra em estágio bem avançado. A estimativa é que esta classe de ativo já possui mais de US$ 30 trilhões sob sua gestão.

Atualmente, o capital se encontra nos países europeus, que administram metade do valor e nos Estados Unidos onde está outra parte do montante.

A pesquisa por assuntos relacionados à sustentabilidade disparou nos últimos anos

Como consequência das reuniões da COP26, Conferência das Partes da Convenção do Clima, vários países afirmaram seus compromissos com o enfrentamento da crise climática e a procura por práticas sustentáveis.

Com isso, é notório perceber uma mudança nos estilos das empresas e o impulso dessas a tornarem-se empresas com o reconhecimento ESG.

O consumidor está de olho nos valores praticados pelas marcas

Segundo diversas pesquisas, os consumidores brasileiros ficaram mais exigentes e consideram a sustentabilidade o critério mais importante na hora de escolher qual produto comprar.

Empresas ESG tendem a performar melhor na Bolsa

Menos risco e mais retorno, disso as empresas ESG entendem. Segundo especialistas, empresas deste tipo podem melhorar, e muito, a relação risco-retorno.

Nesse sentido, o que acontece é que as companhias que investem mais na agenda ESG, com foco nos pilares que lhes são mais importantes, acabam, naturalmente, mitigando os riscos à frente e obtendo resultados melhores.

Com isso, a chance de uma empresa que gere bem essa parte apresentar uma surpresa degradável futuramente é bem menor. Sabendo disso, o mercado passa a ter mais confiança em empresas deste segmento.

Como investir em ESG?

Existem 3 formas de se começar a investir em ESG, são elas: Fundos com foco em ESG, compra direta de ações e a outra é por meio de ETFs ligados a índices de sustentabilidade. A seguir iremos detalhar uma a uma.

Fundos com foco em ESG

Os Fundos de Investimento são tradicionalmente uma das principais maneiras de investir por um viés ESG. Eles funcionam de maneiras simples: um conjunto de investidores adquire cotas e participa dos resultados conquistas por um gestor.

No caso de fundos com foco em ESG, a diferença está na estratégia. Ou seja, a seleção de ativos leva em conta os aspectos de sustentabilidade ambiental, social e de governança.

Compra direta de ações ESG

Além disso, os investidores podem montar sua proporia carteira de investimentos realizando compras diretas de ações das empresas com foco em ESG. Nesse caso, é possível se guiar também por índices ou prêmios distribuídos.

ETFs ligados a índices de sustentabilidade

Por fim, ETFs ou Fundos de índice são outra maneira de investir com foco em ESG. Assim como outros fundos- como os Fundos de Ações, eles apresentam praticidade. Você adquire cotas e conta com a presença de um gestor profissional.

A particularidade desta classe de investimento é que ela tem uma gestão passiva. Isto é, o gestor realiza os investimentos, mas não decide por conta própria. Afinal, o intuito desse fundo é replicar um índice.

Veja também: Fundos quantitativos: União da tecnologia com o mercado financeiro

 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts