El Salvador pode ser o primeiro país a adotar o Bitcoin legalmente

Se alguns governos mundiais tentam lutar contra o Bitcoin, outros pensam ao contrário como El Salvador, que através de um anúncio do seu atual Presidente realizou um anúncio oficial da intenção de adotar a criptomoeda como meio de troca oficial em todo o país.

Agora o plano precisa ganhar apoio do Congresso e se isso acontecer, El Salvador se tornará a primeira nação do mundo a aceitar o Bitcoin como moeda oficial. Atualmente o dólar americano é a moeda oficial de El Salvador, que adotou a moeda dos Estados Unidos para conter a inflação local.

A medida é vista como essencial para o Presidente Nayib Bukele, afinal El Salvador não tem controle do dólar e ele continua perdendo valor desde que Joe Biden assumiu a presidência. Bukele também entende que será mais fácil as pessoas enviarem dinheiro para casa.

Bukele acredita que a criptomoeda pode ajudar na economia local

O Presidente acredita que a medida pode impulsionar a geração de novos empregos em El Salvador, além de um estímulo para a economia. O projeto de adoção ao Bitcoin funcionará como uma emenda à Constituição salvadorenha, sendo necessária uma aprovação do Congresso. A votação deverá começar já na próxima semana.

No presente momento, 70% dos salvadorenhos não possuem conta em banco, número que é mais expressivo do que o Brasil e de que boa parte dos países latinos, uma região que historicamente apresenta problemas econômicos.

A economia de El Salvador depende fortemente da remessa que é enviada de outras partes do mundo, na maior parte dos casos de nativos que foram morar na Europa ou Estados Unidos, e enviam quantias em dólares, libras ou euros para os familiares no país. Esse dinheiro representa 20% do PIB do país.

Serviços atuais cobram muitas taxas, algo que deve ser melhorado com o Bitcoin

Em grande parte das transações, as empresas cobram taxas e os salvadorenhos no país levam dias para receber as remessas internacionais enviadas por seus parentes. Mesmo após o processo ser concluído, muitas vezes o dinheiro precisa ser retirado nas agências, e com o Bitcoin a vida de milhões de pessoas será facilitada.

Por hora, a maioria dos Bancos Centrais ao redor do mundo vêm estudando como será a aceitação do Bitcoin para pagamento, enquanto estão trabalhando para produzirem as suas próprias CBDCs. O Banco da Inglaterra já está estudando o uso de uma moeda totalmente digital e a China avança na produção do Yuan digital.

De acordo com o Jornalista Will Grant, correspondente da BBC no México e América Central, o passo de Bukele é “ousado” e um caminho na busca por se tornar um país soberano.

Já começaram as dúvidas de como o Bitcoin poderia impactar no desenvolvimento da economia dentro de El Salvador, gerando empregos e abertura de novos comércios. O primeiro passo seria evitar as altas cobranças de taxas que os salvadorenhos estão reféns quando recebem remessas do Exterior.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts