Deputado do Paraguai quer que Bitcoin seja moeda oficial do país

Carlos Rejala, um deputado paraguaio do partido Hagamos quer transformar o Bitcoin em um meio de pagamento no Paraguai.  O projeto busca modificar as regulamentações tornando-as mais favoráveis aos negócios de criptografia.

Rejala pretende utilizar energia das empresas hidrelétricas de Itaipu e Yacyretá para a mineração das criptomoedas. Essa notícia foi muito bem aceita no meio, até porque os mineradores de Bitcoin estão sempre em busca de energia barata, em grande quantidade e mais recentemente buscam energia limpa também.

Não é a primeira vez que um país tenta transformar o Bitcoin em uma moeda oficial. O presidente Nayib Bukele de El Salvador já fez uma tentativa de tornar a criptomoeda em uma moeda oficial. O Banco Mundial recusou ajuda ao país para esse projeto que causou uma certa revolta na comunidade internacional.

Tratado de Itaipu

O deputado está analisando as negociações referentes ao anexo C do tratado de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai. Esse tratado é referente às bases financeiras que são utilizadas para definir o preço da tarifa da energia produzida pela hidrelétrica de Itaipu. A previsão é de que em 2 anos a dívida pela construção da usina esteja completamente coberta.

A dívida pela construção da usina representa praticamente 70% do custo da tarifa. Em teoria caso a dívida seja liquidada a tarifa internacional referente a energia gerada pela empresa poderia cair até esse percentual.

Caso o Paraguai amplie a porcentagem de energia utilizada da usina de Itaipu a tarifa teria a possibilidade de ser ainda menor do que já é no país. Caso isso aconteça acaba se tornando mais fácil encontrar mineradores para gerar os Bitcoins.

Mineração de Bitcoins

A mineração de Bitcoins não é nada mais nada menos que uma resolução de problemas. É como se fosse uma rede de pessoas e computadores empenhados em resolver algoritmos matemáticos. O primeiro a encontrar o resultado do problema recebe uma premiação, no caso uma quantia em Bitcoin.

A blockchain é a rede de blocos que permite o rastreio, envio e o recebimento de certos tipos de informações pela internet. Toda essa rede é mantida pela mineração da criptomoeda. Até hoje essa rede permanece inviolável e carrega todo o histórico de transações com o Bitcoin.

Para realização do trabalho, o minerador tem a recompensa em Bitcoin. Atualmente a recompensa média de um minerador da criptomoeda é de 6,25 Bitcoins, somado às taxas de operações da rede.

“A mineração de Bitcoin funciona através de um protocolo SHA-256 de tipo ‘proof-of-work’ (prova de trabalho). Como a solução desse problema é totalmente aleatória, os mineradores basicamente fazem trilhões e trilhões de tentativas e erros para conseguir minerar e validar os blocos”, afirma Bernardo Teixeira, CEO da BitcoinTrade.

Altos custos para mineração de Bitcoin

A mineração de Bitcoins exige um alto custo para ser realizada. Além da necessidade de manter os potentes computadores ligados 24 horas por dia, ainda tem o custo com a refrigeração para que os PCs não esquentem demais fazendo-se necessário o uso de potentes aparelhos de ar condicionado.

Por esse motivo os mineradores de Bitcoin estão esperançosos com a oportunidade do Paraguai aderir a esse projeto. Quanto menor o custo da energia menor o custo para minerar a criptomoeda.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts