DeFi Kingdoms, uma plataforma DeFi em um jogo pixelado

DeFi Kingdoms é um jogo play-to-earn desenvolvido na blockchain Harmony e ambientado em um mundo pixelado. Este jogo de navegador vem equipado com uma exchange descentralizada (DEX), um pool de liquidez (LP) e NFTs que podem ser acionados por utilitários.

Nesse sentido, os jogadores podem utilizar seu NFT Hero para realizar missões, realizar o stake de seus tokens no banco do jogo para participar do pool de liquidez etc. Atualmente, é atualmente um dos projetos mais importantes da Harmony.

Além disso, devido ao seu sucesso, o jogo também está se expandindo para a blockchain Avalanche. Dessa forma, o jogo vem surfando o bom momento de jogos que utilizam conceitos de finanças descentralizadas, desafiando, assim, a supremacia do game Axie Infinity.

Como DeFi Kingdoms funciona

DeFi Kingdoms possui as mesmas funções de uma exchange descentralizada (DEX)  padrão, onde você pode negociar criptomoedas da rede Harmony, adicionar liquidez e obter um retorno por isso, sendo combinada com um mapa e personagens que podem interagir com a própria plataforma e a opções play-to-earn incorporadas e que vem sendo expandidas.

Nesse sentido, é uma forma bastante diferente de criar uma DEX, mas vem atraindo diversos usuários devido ao fato de ser a primeira plataforma a combinar uma DEX com um jogo com um design de pixel, além de ter um mundo ao redor de todas essas funções.

Atualmente, o jogo e plataforma é único na blockchain Harmony, sendo um dos motivos de obter tanto crescimento quanto outras exchanges, visto que é uma rede pouco utilizada se comparar, por exemplo, como a Binance Smart Chain. 

DeFi Kingdoms ainda se encontra em desenvolvimento, contudo, já existem recursos funcionais onde jogadores podem participar utilizando os tokens ONE e JEWEL. O token ONE é utilizado para as taxas de gás nas transações do jogo. Já o JEWEL é o token nativo, utilizado para comprar itens dentro do jogo e completar missões específicas.

DeFi Kingdoms, uma plataforma DeFi em um jogo pixelado

Veja também: Enjin, uma blockchain projetada para indústria de jogos

O que torna DeFi Kingdoms diferente?

A equipe por trás de DeFi Kingdoms descreve o projeto como “um jogo, uma DEX, uma oportunidade de pool de liquidez e um mercado de NFTs raros, orientados por utilitários, funcionando perfeitamente na forma incrivelmente nostálgica de artes pixeladas”.

É uma afirmação um tanto ambiciosa, contudo, revela uma estrutura pelo qual é possível entender o DFK hoje e como ele pode ser no futuro, passando primordialmente pelos seguintes recursos:

  • Uma exchange descentralizada e um ecossistema alimentado por token;
  • Um pool de provedores de liquidez na forma de bancos e jardins no jogo;
  • Uma plataforma de ativos NFT reformulada como um jogo de exploração high-fantasy.

Token JEWEL e a exchange descentralizada

No coração de DeFi Kingdoms, reside o token JEWEL. Uma boa forma de pensar o JEWEL é como uma combinação de uma criptomoeda tradicional e uma moeda de jogo como você pode ver em World of Warcraft. Dessa forma, tudo no jogo é alimentado pelo token Jewel.

Nesse sentido, o roadmap da comunidade é governado pelos detentores do token. Os rendimentos das transações do token vão destinados para os desenvolvedores, recompensas de jogadores e os fundos da comunidade. Além disso, a compra de NFts e a obtenção de recompensas financeiras exigem que os jogadores possuam JEWEL.

Com isso, os jogadores podem adquirir JEWEL comprando-o através de um mercado descentralizado, ou ganhando por meios alternativos. É possível realizar o stake do token JEWEL para ganhar recompensas do provedor de liquidez, incluindo retornos em JEWEL de maior rendimento para serem gastos em recursos dentro do jogo.

Embora não tenha sido apresentado nenhum recurso inovador relacionado ao DeFi, a verdade é que a forma que a plataforma apresenta esses recursos DeFi, em forma de jogo, é claramente única dentro do universo blockchain.

A plataforma NFT e o jogo

Como foi dito anteriormente, o jogo ainda está em seu estágio inicial. Com a promessa de uma série de mecânicas tradicionais play-to-earn no horizonte, ainda não há muitas questões a serem ponderadas. Contudo, alguns dos itens mais interessantes relacionadas a NFT incluem:

  • Heroes (heróis) – NFTs interativas que podem ser compradas, vendidas ou emprestadas em troca de JEWEL. Cada personagem vem com uma litania de traços tradicionais de RPG de fantasia, incluindo estatísticas, níveis e animais de estimação;
  • Kingdoms (reinos) – terrenos no jogo que os jogadores podem possuir para aumentar suas recompensas de staking, fornecer buffs de personagem ou gerar recompensas financeiras.
  • Torneios PvP (player versus player) – quando o mundo do jogo estiver totalmente pronto, os desenvolvedores planejam lançar um sistema de batalha completo, com apostas, nivelamento e mecânicas mais tradicionais de RPG.

Veja também: Clash NFT, o mais novo game ao estilo play-to-earn

O pool de provedores de liquidez

Realizar o staking de JEWEL em serviço de apoio à economia financeira de DeFi Kingdoms também foi gamificado. Os jogadores podem realizar o staking de seus tokens através de duas maneiras no jogo, com possibilidade de ganhar uma variedade de recompensas.

The Bank (O Banco) 

A mais segura das duas opções, o banco do jogo é um sistema de “staking pool” único, que permite os jogadores trocar JEWEL por xJEWEL, um token de governança que representa a participação de propriedade do banco. 

Com isso, à medida que as transações ocorrem em todo o ecossistema do DFK, o próprio banco receberá taxas, e, por sua vez, usará isso para comprar mais JEWEL, aumentando assim o valor de um investidor xJEWEL. O sistema de compartilhamento de taxas do banco é quase como comprar ações do banco do jogo e ganhar dividendos ao longo do tempo.

The Garden (O Jardim)

Já nesta segunda opção, à medida que os jogadores realizam o staking de JEWEL, eles podem investir sua nova liquidez no jardim do jogo. Nos jardins, os jogadores recebem lotes de terras proporcionais à parcela total que forneceram à liquidez do jogo.

Dessa forma, com o tempo, um NPC fazendeiro colherá plantas para fornecedores e as armazenará para os jogadores reivindicarem posteriormente. Por causa do alto rendimento fornecido pelo The Gardens, as recompensas para jogadores são bloqueadas através dos portões do tempo.Nesse sentido, a ideia é garantir que a economia do jogo permaneça justa e equilibrada.

DeFi Kingdoms, uma plataforma DeFi em um jogo pixelado

Conclusão

O DFK vem crescendo e superando muitos marcos. Com isso dito, o maior problema é que a equipe ainda é anônima. Este é um dos maiores projetos da Harmony, mas ainda carece de parcerias para o jogo.

Além disso, a jogabilidade ainda está em desenvolvimento. Portanto, os jogadores só podem comprar tokens, participar de staking e pools de liquidez. Com tantos projetos de blockchain com uma equipe anônima se transformando em puxadores de tapete, é necessário ter precauções.

Contudo, se a jogabilidade for bem-sucedida, o DFK pode assumir facilmente o espaço do GameFi. Inclusive, recentemente, a plataforma já ultrapassou o Axie Infinity em número de negociações diárias, o que indica o sucesso do jogo.

Veja também: Yield Guild Games, plataforma para aluguel de NFT de games

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts