Crise de confiança afasta investidores do Brasil

Nos últimos dias, o mercado no Brasil tem apresentado números bastante ruins. Com isso, não apenas a bolsa está sofrendo bastante. Também o real segue se desvalorizando. Se então podemos dizer que o investidor coloca seu dinheiro naquilo que ele acredita. Pode-se dizer então que há uma crise de confiança em vigor no país. 

Nessa crise que está acontecendo, o dólar e a Bolsa de valores são os personagens que estão refletindo todo esse cenário dramático.

Com isso, a cotação da moeda não para de subir, alcançando o patamar de R$ 5,42. Dessa forma, o que representa fuga de capital estrangeiro. Além disso, outro forte sinal de que as coisas não estão indo bem, é a instabilidade da bolsa. Que vem sofrendo bastante ao longo do ano. 

Opinião de um economista sobre o assunto

“O que está acontecendo no Brasil, é uma saída de capitais. Não é só capital de estrangeiros que estavam no Brasil que estão indo embora. Tanto o estrangeiro quanto o nacional está com medo do Brasil.

Como no começo do ano, a inflação estava mais baixa e a economia estava dando sinais de recuperação. Na sequência, isso melhorou as contas públicas. Então, tinha-se a ilusão de que o Brasil estava relativamente bem”, explicou Simão Davi Silber, professor do Departamento de Economia da USP.

Veja também: Além do INSS: como funciona uma previdência privada?

Mas o cenário no Brasil mudou

“Só que depois a inflação disparou. O governo perdendo credibilidade. Ele falseou na regra fiscal querendo parcelar precatórios e, dada a perda de popularidade do governo, a criação de uma Bolsa Brasil.

Que seria o novo nome do Bolsa Família de maior porte. Então, tudo isso coloca em risco o teto do gasto. Eu diria o seguinte: você tem, vamos dizer, o caldo de cultura perfeito para quem for avesso a isso fugir do Brasil.

“Quando a economia é parecida, a gente deveria assistir a um movimento comum. Um movimento igual. E isso não tem ocorrido.

Nós começamos a gastar mais do que os nossos semelhantes. A nossa pandemia ela foi mais longa, ou pelo menos vem sendo, do que a dos nossos semelhtantes”, pontuou o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez

Veja também: Previdência infantil: o que é e como colocar em prática

O Dólar e seu impacto em toda economia no Brasil

Muitos acreditam que o valor do dólar é de interesse de apenas daqueles que estão programando alguma viagem, o que é um grande equívoco. O dólar está presente em quase tudo que consumimos, até na farinha de trigo do pão, na gasolina, nos alimentos em geral. 

Em outras palavras a primeira conta que chega para toda a população quando os estrangeiros decidem abandonar o país é a inflação. Com a inflação subindo, decorrente do aumento generalizado dos preços, outro grande inimigo toma conta do país, o desemprego. 

Todo esse clima de animosidade política, as constantes declarações envolvendo membros do governo e os conflitos não resolvidos contribuem para essa percepção do investidor estrangeiro de forma ruim com relação ao Brasil

Veja também: Reserva de Emergência em dólar, faz sentido?

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts