Conheça algumas profissões que devem surgir com o metaverso

Um dos assuntos mais comentados no momento é, sem dúvidas, sobre a possibilidade de revolução tecnológica possivelmente provocada pelo conceito de “metaverso”. Nesse sentido, grandes companhias já estão apoiando projetos que envolvam o uso da tecnologia.

Companhias como Apple, Microsoft e até mesmo as não tecnológicas, como a gigante Nike, por exemplo, já estão apoiando projetos relacionados a isso. Com isso, deve surgir no mercado, não apenas novos aplicativos e jogos, mas também todo um conjunto de novos comportamentos e uma economia voltada para esse negócio.

Dessa forma, o artigo de hoje explora as possibilidades que devem surgir a partir do avanço do “metaverso” como uma tecnologia bem sucedida que fará parte do nosso dia-a-dia. Com isso, em resumo, falaremos sobre quais profissões devem surgir com o avanço do metaverso.

Uma grande aposta

Além dos jogos que já se consolidaram como The SandBox o metaverso é uma aposta para as mais diversas áreas, não se restringindo a parte de jogos. Com ele é possível por exemplo visitar museus, fazer reuniões interativas, além de comprar objetos digitais únicos graças as possibilidades geradas a partir dos NFTs.

Plataformas como a The Sandbox, Decentraland, CryptoVoxels e Somnium Space, por exemplo, já negociaram esse ano mais de R$ 565 milhões com terrenos. Ou seja, os valores expressivos dão dimensão da grande aposta que está ocorrendo por parte do mercado nas possibilidades trazidas pelo “metaverso”.

Essa importante integração entre o mundo físico e o virtual trouxe possibilidades além de entretenimento e investimentos. É também possível a criação de novas profissões, dado o grau de importância do que se espera para essa tecnologia. Nesse sentido, novas possibilidades de ganho serão criadas e algumas serão descritas a seguir.

Importante destacar que essas são apenas algumas das mais prováveis possibilidades e que é natural que outras venham a se tornar necessárias a depender da evolução da tecnologia, segue portanto 7 profissões que tendem a ser promissoras com as possibilidades trazidas pelo “metaverso

Veja também: Bloktopia, o metaverso em forma de arranha-céu

Principais profissões que podem surgir

1 – Cientista de pesquisa do metaverso

Uma das mais comentadas e importantes prováveis profissões que devem surgir. Esse profissional será o responsável por tornar visível a acessível de forma digital todo o conteúdo do metaverso. De acordo com uma publicação realiza pela revista Época, as palavras chaves para quem busca esse tipo de “qualificação”, são: jogos, anúncios, controle de qualidade em fábricas, saúde digital e conectada.

Além disso, existem habilidades importantes que funcionam como pré requisitos como o conhecimento em programação, deep learning e também uma boa visão computacional e gráfica.

2 – Desenvolvedor de ecossistemas

Esse profissional será o responsável por delimitar e construir os ecossistemas planejados para o metaverso. Além disso, sua missão também é coordenar e garantir que as funcionalidades do projeto não ultrapassem os limites impostos pela legislação local.

Em outras palavras, esse profissional é o responsável por atuar na coordenação de parcerias com os governos locais, garantindo assim o funcionamento da rede e o crescimento em escala da mesma.

3 – Estrategista do metaverso

Esse profissional terá sob sua responsabilidade a condução de projetos onde este atue desde a prova de conceito, passando pelo projeto-piloto até a implementação do projeto em si. Dessa forma, isso significa na prática identificar boas oportunidades, desenvolver métricas e construir “cases” sólidos.

Como pré requisitos estão a necessidade de possuir experiência anterior com gerenciamento. Além de conhecimento de modelo de negócios, marketing e claro, por fim, possuir uma mentalidade criativa e empreendedora.

4 – Gerente de segurança do metaverso

Quem atua com segurança da informação também está um passo a frente quando o assunto é relacionado a profissões envolvendo o metaverso. Dado que verificações de segurança e proteção do sistema são requisitos importantes para qualquer sistema.

Com isso, aqueles que já possuem boa experiência no mercado e algum diploma de engenharia com especialização em segurança de sistemas possui boas chances de garantir uma boa vaga nesse mercado.

5 – Construtor de Hardware do metaverso

Esse universo não será apenas constituído de códigos, teremos também a parte física, como sensores, óculos virtuais, fones de ouvido. Dessa forma, será necessário que esse mundo virtual possua interação com o mundo físico.

Nesse sentido, caberá a esse profissional realizar essa construção e adaptar esses equipamentos de forma que venha a funcionar adequadamente no mundo digital.

6 – Construtor de mundos

A função exigirá amplo conhecimento em design, principalmente design de games. Além disso, criatividade e visão serão características muito importantes. Com isso, algumas importantes habilidades a serem adquiridas são: conhecimento ou experiência com animação 3d e realidade virtual.

7 – Especialistas em anúncios

Assim como as redes sociais que possuem uma parte muito relevante de suas receitas adquiridas através de anúncios, com o metaverso não será diferente. Ou seja, é muito provável que boa parte do que será tido como receita também virão desses anúncios.

Nesse sentido serão necessários profissionais que atuem tanto na inclusão quanto nos bloqueios desses anúncios. Com isso, é provável que para se tornar um profissional da área, seja relevante ter acesso ao código-fonte do metaverso e bom conhecimento de programação.

Veja também: Thetan Arena, um jogo baseado em blockchain

Conclusão

São inúmeras as possibilidades que serão trazidas pela evolução tecnológica associada ao metaverso. Como vimos, importantes empresas e até mesmo gigantes como a Apple já estão investindo pesado nessa novidade.

Toda tecnologia gerada a partir dessa integração das criptomoedas com as possibilidades trazidas pela blockchain junto a realidade virtual, fará com que novas posições e profissões se tornem necessárias.

Em outras palavras, as profissões trazidas aqui são possibilidades dentro de todo um universo que pode ser criado a partir da evolução da tecnologia em si. O mercado de fato está apostando forte e a alteração do nome da empresa “Facebook” que se tornou “Meta” mostra bem isso. Daí a importância de se manter atento a todas essas possibilidades de mudança.

Veja também: Como as marcas estão utilizando o metaverso

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts