Celo, uma blockchain com stablecoin lastreada em Real

A Celo é um projeto blockchain focado em fazer pagamentos de criptomoedas o mais fácil possível. Ao invés de ter que gerenciar endereços de criptografia complexos, os usuários podem enviar criptomoedas usando números de telefone celular. 

A utilização da stablecoin da plataforma, Celo Dollars, é possível mesmo para aqueles que não possuem o aplicativo Celo. Além disso, os usuários também podem enviar o token através do WhatsApp. No entanto, para acessar esse valor, os destinatários precisam baixar o aplicativo Celo eventualmente.

Dessa forma, quando um usuário abre uma conta na Celo, eles podem conectar seus números de telefone em um endereço específico. Um hash criptográfico do número do telefone é então armazenado na blockchain. De acordo com a companhia, os usuários podem conectar diversos telefones a um endereço Celo.

Segundo o CEO da Polychain Capital, o projeto pode ser descrito como o “WhatsApp para dinheiro”, devido à simplicidade do aplicativo. Com isso, junto com a Polychain, a Celo também atraiu um exército de investidores para o projeto, entre eles a Coinbase Ventures, Horowitz’s a16z e 9YardCapital.

O que é a Celo?

Alimentada pelo token nativo (cGLD), a CELO é uma plataforma mobile de finanças descentralizadas (DeFi) e infraestrutura global de pagamentos. A plataforma de código aberto permite que qualquer pessoa crie aplicativos, sem qualquer barreira e resistente à censura, utilizando o pacote de desenvolvimento dAppKit.

Com isso, o projeto fornece uma plataforma leve e super eficiente, além de incentivos a nós completos que permitem dimensionar até seis bilhões de smartphones. Nesse sentido, o ecossistema de criptomoeda CELO compreende uma família crescente de stablecoins nativas, que são atreladas ao preço das moedas fiduciárias.

Com isso, estão inclusas nesse cenário a Celo Dollar (cUSD), cujo preço é atrelado a US$ 1 por token. Além disso, a Celo Dollar é utilizada em todo o ecossistema para pagar taxas de transação. Dessa forma, os usuários podem enviar fundos facilmente para qualquer número de celular, graças ao protocolo descentralizado de verificação de protocolo.

Sendo assim, isso fornece uma variedade de gateways fiduciárias sem fronteiras que facilitam os pagamentos internacionais e as conversões de moedas. Além disso, o protocolo Celo inclui mecanismos para facilitar “identidades leves e clientes móveis ultraleves”, que tornam a blockchain uma plataforma perfeita para desenvolvedores e usuários.

Veja também: Verge, uma criptomoeda e blockchain focada na privacidade

A família de tokens da Celo

A blockchain Celo utiliza um ecossistema com um modelo multi-token para permitir uma gama diversificada de serviços e aplicativos baseados em blockchain. Cada token serve a um propósito específico e desempenha um papel importante no ecossistema Celo.

Além disso, a plataforma possui compatibilidade total com a EVM (Ethereum Virtual Machine), a Celo torna rápido e simples para qualquer pessoa criar aplicativos descentralizados (dApps), como a Valora, carteira nativa da Celo.

cUSD e cEUR

A cUSD e a cEUR são stablecoins com o nome das moedas em que são lastreadas – o Euro e o Dólar Americano. Nesse sentindo, a Celo Dollar (cUSD) e a Celo Euro (cEUR) permitem transferências de valor rápidas e econômicas de qualquer dispositivo móvel e em qualquer lugar do mundo.

cREAL

Recentemente, a Celo lançou uma stablecloin lastreada no Real, a moeda local do Brasil. Com isso, desde a quinta-feira (27/01), o cReal está disponível nas exchanges de criptomoedas brasileiras Ripio, FlowBTC e NovaDAx. As carteiras Bitfy e Coins também terão suporte a stablecoin.

Nesse sentido, a cREAL foi proposta e aprovada pelos proprietários do token nativo da plataforma Celo, o CELO. Segundo o cofundador da plataforma, Rene Reinsberg, “existe uma grande empolgação com a criptomoeda no Brasil”. Além disso, segundo ele, “o Brasil foi obviamente um dos mercados mais fortes em termos de adoção”.

Token CELO

O token nativo da plataforma é o token (cGLD), sendo o token de utilidade da plataforma. O CELO é primordialmente utilizado para a governança por todo o ecossistema. Isso permite que os detentores do token cGLD tenham voz para direcionar o futuro do projeto.

Nesse sentido, os detentores do token possuem voz para decidir em quais serão os novos ativos a serem adicionados na Reserve. Além disso, o token é utilizado como unidade de conta para pagamentos via carteira Valora e para outros aplicativos descentralizados (dApps) construídos na blockchain.

Veja também: Moonbeam, a primeira parachain lançada na Polkadot

A Celo Reserve

A Celo Reserve é um portfólio diversificado de criptomoedas que suporta a capacidade do protocolo Celo”. A oferta da Celo Reserve expande e contrai a oferta de ativos estáveis da Celo, como a cUSD, cEUR e cREAL, de acordo com a demanda do usuário.

Nesse sentido, o processo de seleção de ativos da reserva é realizado por meio da governança do protocolo. Dessa forma, os detentores de tokens CELO podem votar em ativos que considerem adequados para serem incluídos na reserva. 

Os ativos recém-adicionados devem ser negociados livremente em mercados abertos, sendo negociados livremente em mercados abertos e baseados em um protocolo de código aberto. 

Os ativos nativos da blockchain Celo são preferíveis para a reserva, pois isso significa que o reequilíbrio para os peso alvo governáveis pode ser alcançado de forma transparente na cadeia e de forma descentralizada. Com isso, a composição do mecanismo de estabilidade da Celo é:

  • 73% CELO
  • 12% BTC
  • 13% ETH
  • 2,8% DAI

Conclusão 

A blockchain do projeto é inovadora, voltada primordialmente para smartphones, habilitada para utilização de contratos inteligentes, utilizando o mecanismo de consenso proof-of-stake, com alta taxa de transferência e baixa latência. 

Além disso, o ecossistema de criptográfica é neutro em carbono, tornando-o uma plataforma ecologicamente correta e com eficiência energética. Com preocupação crescente sobre o consumo de energia de blockchains legadas, o projeto oferece uma alternativa atraente para blockchains computacionalmente pesadas.

Com isso, através de parcerias com a Deutsche Telecom, Chainlink e Flow, a Celo vem promovendo a inclusão financeiro, fornecendo aos desenvolvedores as ferramentas para criar uma gama diversificada de aplicativos baseados em blockchain com baixa barreira de entrada, além de facilitar a obtenção de recompensas ao realizar staking.

Veja também: EOS, uma blockhain voltada para dApps

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts