Como usar o cartão de crédito a seu favor

Neste texto, vou abordar algumas dicas de como usar o cartão de crédito a seu favor. 

Vivemos em um país que tem o segundo maior banco digital do mundo e um mercado que está correndo atrás para desenvolver soluções competitivas o suficiente para abraçar os 45 milhões de brasileiros que são desbancarizados. 

Dentre os serviços oferecidos para a população, o cartão de crédito pode ser destacado como um dos principais.

Seguindo orientações do Serasa, dicas do Me Poupe e algumas experiências pessoais, listei 8 dicas para usar o cartão de crédito a seu favor. 

Taxas

Hoje, é possível ter um cartão de crédito sem anuidade, sem taxas e com benefícios mesmo em uma faixa baixa de custos. Portanto, aqui vai a primeira dica, se você ainda paga alguma taxa de cartão e não tem benefício nenhum com isso, está na hora de mudar. 

Existem inúmeras opções no mercado de cartões de crédito sem taxas, Nubank, Original, Neon, Inter, C6, etc. E, todos esses, têm aplicativos para ver sua fatura, levando você para minha segunda dica. 

Acompanhe sua fatura

A tecnologia nos trouxe um controle muito bom sobre nossas finanças. Podemos ver instantaneamente o que acabamos de gastar em cartão de crédito em nosso celular e assim, acompanhar a fatura dele. 

Ter acesso a esse número é essencial para você saber como estão seus gastos do mês. É muito prático também em uma situação (desagradável) de cartão clonado, pois você sabe que aquela compra sobre a qual recebeu a notificação, não foi realizada por você. Antes, raramente ficaríamos sabendo antes da fatura do cartão chegar. 

Organização financeira

O cartão de crédito também pode lhe ajudar a organizar seus gastos. É muito comum a gente gastar dinheiro de várias formas, débito, crédito, dinheiro, transferências. No fim do mês, pode ser difícil somar tudo o que foi utilizado. 

Unificar todas as compras em um cartão de crédito, te ajuda a ver qual é o seu gasto real no mês. Assim, você tem consciência do quanto precisa economizar ou se pode gastar um pouco mais naquele momento.  

Estabelecer o limite

Alguns cartões têm a funcionalidade de você mesmo definir seu limite. Mas, não adianta nada definir um valor e depois aumentá-lo, ok? O ideal é que você mantenha o limite de gastos que estabeleceu para aquele mês. 

Benefícios do cartão

Alguns cartões gratuitos têm benefícios como acúmulo de pontos, milhas e cashback – como o do Méliuz. Antes de escolher um cartão para você, analise esses tipos de benefícios.

Mesmo que você não gaste o suficiente para receber muitas milhas ou pontos, existem sites que compram esses benefícios, como a Maxmilhas, te dando um dinheirinho no fim do mês. 

Fique sempre atento a data de vencimento das suas milhas e pontos (cashback normalmente não expira). No app da Livelo, por exemplo, você pode ver em seu histórico qual grupo de pontos expira em qual data, o que pode resgatar e qual seu saldo total. 

Caso você precise trocar de banco, converse com seu gerente. Também é possível manter seus benefícios, não sendo cancelados ou perdidos em caso de encerramento da conta. 

Parcelamento de compras

O parcelamento das compras deve ser utilizado com muita atenção, mas ele pode sim ser seu aliado. A Nathalia Arcuri, do Me Poupe, fala como usar as parcelas de forma inteligente:

  1. Parcele apenas coisas essenciais ou produtos que te trarão retorno. 
  2. Se o preço a longo prazo for o mesmo, quanto mais parcelas, melhor.
  3. Não é porque a parcela é baixa que ela não tem juros.
  4. Pague suas parcelas com o dinheiro de suas metas.
  5. O dinheiro que você usaria para pagar uma compra à vista, você investe.

Compras internacionais e de serviços

Alguns serviços e lojas internacionais só aceitam o cartão de crédito como meio de pagamento. Portanto, se você precisa comprar nesses locais, precisará de um cartão. 

Não deixe de olhar se aquele valor cabe dentro do seu orçamento, hein? Considerando o IOF e o valor do dólar no dia. 

Emergências

O cartão de crédito possibilita gastos em momento emergenciais. Está longe de casa e sofre algum acidente, precisa reservar um hotel de última hora, o cartão está lá para te ajudar. 

Mas lembre, você vai ter que pagar aquela conta depois! Por isso, gastos muito altos, só em casos de vida ou morte.

 

O cartão de crédito pode ser seu grande aliado se for utilizado com sabedoria. Caso entre em uma dívida, ele possui os maiores juros do país, podendo triplicar o valor que você deve em um ano, se tornando o oposto do “cartão de crédito a seu favor”. Portanto, se planeje financeiramente e lembre-se, o limite do seu cartão não é um acréscimo do seu salário. 

 

Leia também:

1. 5 dicas para começar a educar financeiramente seus filhos

2. Como começar um planejamento financeiro para 2020

Total
7
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts