Bolsonaro anuncia que vai intervir na energia elétrica e aumenta cautela dos investidores

O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste último sábado (20) que possivelmente novas mudanças devem ocorrer ainda nesta semana sobre o setor de energia. Apesar de ainda não afirmar quais seriam essas mudanças ou medidas, Bolsonaro afirmou que “vai meter o dedo na energia”.

Bolsonaro ainda acrescentou que “Semana que vem deve ter mais mudança aí… E mudança comigo não é de bagrinho não, é tubarão”, sinalizando que talvez as mudanças sejam até mais relevantes do que se pudesse pensar.

A declaração de Bolsonaro veio em meio a repercussão das mudanças que ocorreram no comando da Petrobrás. Após demitir o até então presidente da companhia, Roberto Castello Branco, Bolsonaro indicou ao cargo o general da reserva Joaquim Silva e Luna.

Após o episódio, assim que chegou ao Palácio da Alvorada, o presidente da república deu uma declaração que deve impactar as empresas do setor de energia nesta semana, principalmente no pregão desta segunda-feira (22).

Vale lembrar que a demissão do presidente da Petrobras ocorreu após o anúncio de Bolsonaro de que “Se bem que alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias, tem que mudar alguma coisa, vai acontecer”.

Apesar de Bolsonaro ter dito que não interviria na petroleira, a insatisfação a respeito de mais um aumento no preço de combustíveis nas refinarias feito pela Petrobras foi o que impactou Bolsonaro sobre a mudança no importante cargo da empresa.

O presidente se mostrou bastante insatisfeito com o até então mandatário da companhia, não só por conta desses aumentos nos preços da gasolina, diesel e gás, mas também por conta de declarações de Castello Branco não ligando muito para o fato da pressão dos caminhoneiros.

Veja também: Aumento de 8% na gasolina e 5% no gás de cozinha entra em vigor hoje nas refinarias

O aumento no preço dos combustíveis veio de encontro com a insatisfação da classe de caminhoneiros, que ameaçaram iniciar uma greve ainda no início do mês de fevereiro, mas que com as negociações com Bolsonaro, a paralisação acabou sendo adiada.

Após o anúncio de Bolsonaro de que iria haver mudanças na Petrobras, o pregão da última sexta-feira (19) acabou sendo devastador para as ações da companhia. Ocorreu uma queda de 7,92% na PETR3 e 6,63% na PETR4.

Bolsonaro - Petrobras
Fonte: Tradingview

Ainda não se sabe ao certo o que deve acontecer com as ações da Petrobras nesta semana, mas a perspectiva é de queda não só para a empresa, mas também para o Ibovespa, cujos investidores acabaram ficando alertas para que mais intervenções sejam realizadas em outras empresas por Jair Bolsonaro, inclusive nas do setor de energia.

Veja também:Os 4 estágios de evolução de um trader. Em qual você está?

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts