Bolsonaro afirma sua pretensão de “privatizar Petrobras”

O Presidente Jair Bolsonaro disse nesta semana em uma entrevista concedida a uma rádio, que tem intenção de privatizar a Petrobras e que irá debater a possibilidade com a equipe do Ministério da Economia.

A declaração ocorre em meio a um período onde o Presidente está tendo de lidar com duras críticas sobre o constante aumento do preço do combustível. Bolsonaro também afirmou que ele não tem posição para ficar controlando o preço do combustível, além de lembrar que retirou a cobrança do ICMS, mas mesmo assim o preço do gás subiu.

Gasolina acumula uma alta de 57% no ano

Somente no acumulado deste ano, a gasolina acumula uma alta de 57,3%, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O gás de cozinha subiu até mais, com um acumulado de 90% desde março, sendo que em algumas regiões já está cotado em R$ 130.

Segundo a Petrobras, a política de preços dos combustíveis e do gás tem relação com o dólar e com a cotação internacional do petróleo. Em 2020, o dólar subiu 30% e acumula uma alta de 6% em 2021.

A declaração de Bolsonaro acontece após o ministro da economia, Paulo Guedes, defender que o Governo realize a venda das ações da Petrobras, que estão em alta e distribua esse dinheiro para a população mais pobre.

Presidente da Câmara também está ao lado de Bolsonaro nesta privatização

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também está ao mesmo lado de Bolsonaro quando o assunto é privatização da Petrobras. O mesmo entende que a política precisa ser revista, pois no momento não seria possível identificar de acordo com a sua visão se a Petrobras é uma empresa pública ou privada.

Outra pauta importante destacada por Lira, é que a Petrobras precisa atuar como uma empresa que gere um grande número de empregos, seja ela privada ou pública, entendendo que caso seja privatizada, é possível que tenha ainda mais autonomia.

No momento, o Governo Federal detém 36,5¨% do capital da estatal. Bolsonaro têm sido muito cobrado pelos membros da oposição sobre os constantes aumentos do preço do combustível e ele geralmente costuma culpar o ICMS, não citando sobre a desvalorização do real em comparação ao dólar.

Desde quando o preço do combustível está alto?

Bolsonaro comentou que desde os seus tempos de garoto já enxergava o preço do combustível alto. Citou que ele até poderia intervir na Petrobras e baixar para R$ 3 o preço do combustível, porém que isso seria um crime de responsabilidade e que portanto agradar a todo mundo não é possível.

Para terminar, Bolsonaro elogiou o presidente da Câmara pela sua alteração em um projeto que foi aprovado nesta semana e que irá diminuir a atuação da cobrança do ICMS, afetando diretamente o preço final dos combustíveis. Bolsonaro comentou que gostaria de que o projeto fosse aprovado na íntegra, mas que desse jeito ajudaria a conter o aumento do preço do combustível. 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts