Boletim Focus eleva projeção de alta no PIB para o final de 2021

O Boletim Focus, produzido pelo Banco Central e divulgado nesta segunda-feira (21), elevou a projeção de crescimento da economia. A projeção do PIB passou de 4,85% para 5,00%. Além disso, o mercado financeiro prevê uma redução de 2,10% no PIB para 2022.

Com a elevação da Selic de 3,50% para 4,25% definida pelo Copom em conjunto ao Banco Central na última semana, o preço dos produtos de mercado, por exemplo, devem manter-se estáveis. Desta forma, com o controle da inflação é possível garantir um maior poder de compra aos brasileiros.

Do mesmo modo que o Boletim Focus também registrou um crescimento de 6,11% para 6,20% na produção industrial do país. Contudo, a expectativa para 2022 que até semana passada era de 2,50%, hoje é de 2,43%.

Entenda o Boletim Focus

O Boletim Focus é um relatório criado pelo Banco Central. O relatório visa acompanhar o mercado brasileiro e a inflação no país. Esse relatório é gerado a partir de dados coletados por meio do Sistema Expectativas de Mercado. O Focus traz diversas projeções sobre a economia brasileira a partir de informações coletadas pelos principais economistas do país.

Segundo o Banco Central, a partir dos dados coletados pelo Sistema Expectativas de Mercado são gerados três relatórios distintos, sendo eles: Focus – Relatório de Mercado, Focus – Distribuições de Frequência e Focus – Top 5. Entenda como funciona cada um:

  • O Relatório Focus de Mercado é divulgado pelo BC toda segunda-feira às 08h30. Esse relatório traz o resumo de estatísticas calculadas com dados sobre o mercado nos últimos 30 dias. A partir desse boletim é possível estimar a taxa de juros real no futuro;
  • O Boletim Focus – Distribuições de Frequência é divulgado toda primeira segunda-feira do mês. Esse relatório traz as expectativas de mercado para o IPCA do presente ano e os 3 subsequentes. Além disso, traz expectativas da taxa Selic, PIB e taxa de câmbio.
  • Focus – Top 5: Esta é uma classificação mensal e anual. É divulgada em janeiro de todos os anos com as melhores projeções das instituições participantes da pesquisa Focus.

Alta do PIB para 2021

O PIB é um indicador de fluxo de bens e serviços produzidos no país durante determinado período. Portanto, segundo o IBGE, se um país não produzir absolutamente nada em um ano, seu PIB será nulo. Apesar disso, o Produto Interno Bruto ajuda a compreender o funcionamento do país, mas não analisa fatores como qualidade de vida, educação ou saúde.

Desta forma, determinado país pode possuir um PIB baixo, entretanto, apresentar um elevado padrão de vida. Assim como países com o PIB alto podem apresentar um padrão de vida baixo e grandes problemas de distribuição de renda e desigualdade social.

No último relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, a projeção do PIB para 2021 teve uma elevação de 4,85% para 5,00%. Em maio, a estimativa era de 3,52%. Essa estimativa é realizada pelas principais instituições financeiras do Brasil. Apesar disso, as previsões divulgadas hoje (21) pelo Boletim Focus, apontam uma queda de 2,20% para 2,10% no PIB para o ano de 2022.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts