Bloomberg abandona campanha. Disputa fica entre Sanders e Biden

Bloomberg abandona campanha de meio bilhão de dólares.

Após gastar US$ 500 milhões na campanha, Bloomberg anunciou que está deixando a corrida para ser o candidato à presidência dos EUA pelo Partido Democrata. Após o anúncio, o ex-candidato disse que agora apoiaria Joe Biden como alternativa a Bernie Sanders e Donald Trump.

“Sempre acreditei que derrotar Donald Trump começa com a união do candidato com a melhor chance de fazê-lo”, disse Bloomberg em comunicado após desistir. “Após a votação de ontem, fica claro que o candidato é meu amigo e um grande americano, Joe Biden.”

Bloomberg tinha anunciado sua candidatura em Novembro de 2019, quando Joe Biden estava em baixa e Bernie Sanders entrava em uma crescente. Ele se posicionava como um candidato de centro, mas não conseguiu ganhar tração durante a disputa.

Biden se anunciou como o vitorioso da Super Terça, vencendo em 10 estados, incluindo o Texas, onde derrotou Bernie Sanders, que venceu a Califórnia e outros três estados. No entanto, a Califórnia é um dos maiores prêmios da corrida, pois é o estado com mais diversidade de eleitores, o que pode sinalizar a penetração do candidato em diferentes setores da sociedade.

super terça bloomberg
Biden na liderança, mas Sanders segue forte. Fonte: Business Insider

Trump acusa Partido Democrata de covardia

O presidente Donald Trump fez uma série de posts no Twitter comentando sobre a Super Terça, zombando de Bloomberg, apelidando-o de “Mini Mike” por conta do resultado desastroso. Trump também aproveitou para criticar a senadora Elizabeth Warren de ter entrado na corrida para prejudicar Sanders.

Tradução do Tweet: O establishment democrata se uniu e esmagou Bernie Sanders, NOVAMENTE! Até o fato de Elizabeth Warren permanecer na corrida foi devastador para Bernie e permitiu que Sleepy Joe (Joe Biden) vencesse Massachusetts de maneira impensável. Foi uma tempestade perfeita, com muitos bons estados restantes para Joe!

Com isso, a corrida pela candidatura fica mais confortável para Joe Biden, candidato mais moderado que contará com o apoio de Warren e Bloomberg. No entanto, ainda tem muito jogo para acontecer até junho. Será uma briga do “manutenção do status-quo” vs “a grande mudança”. Certamente será um processo interessante de acompanhar.

Mercado otimista após resultado de Biden

Bernie Sanders é um candidato que se define como socialista. É mais radical do que seus companheiros do Democratas, defende saúde e educação universal e gratuita para todas. Uma de suas propostas é diminuir bastante a saúde privada nos Estados Unidos e também aumentar a participação do estado na economia, com renda universal e programas sociais.

Ou seja, Sanders é tudo o que o mercado não quer, pois suas propostas trariam grandes instabilidades e criaria um cenário de mais incerteza. Portanto, o resultado surpreendente de Joe Biden empolgou quem investe em bolsa de valores. 

A disputa presidencial começa a ganhar corpo. Agora é acompanhar e estimar os cenários de uma disputa entre Trump e Biden ou Sanders. 

Leia também:

Total
4
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts