Bitcoin continua a se fortalecer a medida que a taxa de hash dobra

Quando a China começou as suas repressões contra o Bitcoin, as operações de mineração acabaram apresentando problemas e desconfiança na rede. Na época, mais da metade do poder computacional do BTC estava em solo chinês e por conta disso, o ativo digital acabou caindo mais de 50% após atingir a máxima histórica.

Porém, por volta de julho deste ano, a situação começou a se normalizar, com várias empresas de mineração saindo da China e partindo para outros países, como Cazaquistão e Estados Unidos.

Comentando sobre o que significa a taxa de hash do Bitcoin, ela significa uma métrica de segurança baseada em blockchains e que utilizam o algoritmo Proof of Work (Prova de trabalho). Quanto maior for a taxa de hash, mais segura a rede é e também menores são as chances de receber ataques de hackers.

Entenda um pouco sobre o início da história do Bitcoin

O projeto do Bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto é o lançamento de seu white-paper foi feito em 2009, na época o BTC não tinha preço, isso quer dizer que valia centavos de centavos e com um baixo capitalização de mercado, sendo visto como um dinheiro de jogo.

Durante o auge da repressão chinesa, a rede do Bitcoin experimentou a sua produção de blocos mais lenta da história. A receita dos mineradores acabou caindo para níveis recordes durante o mês de junho, o que representou uma queda de mais 80% naquele mês.

Porém ao que tudo indica a rede está voltando ao normal e por conta disso o hashrate está passando a subir. A taxa de hash já dobrou desde junho, sendo que vários índices mostram que o poder de computação está aumentando.

Migração dos mineradores para regiões mais amigáveis

Muitos dos mineradores que estavam realizando as atividades durante anos na China, acabaram migrando para a Europa e Estados Unidos, em busca de mais liberdade para realizar as suas atividades, o que acaba diminuindo a influência da China sobre a mineração no resto do mundo.

No início deste mês, o Crypto Potato divulgou que a receita dos mineradores voltou para 8,8 BTC, depois de cair de 9,5 BTC para apenas 6,5 BTC durante a crise de junho. Somando todos estes fatores, agora está mais fácil realizar a mineração de Bitcoin. A métrica apenas não supera o que foi registrado durante maio, período da máxima histórica.

Vale a pena investir em mineração de Bitcoin no Brasil?

A mineração de Bitcoin é uma atividade que há um tempo foi vista como uma forma rápida de ganhar dinheiro. Porém, esta atividade gera uma alta demanda, se necessitando equipamentos para esta atividade e também saber o seu custo final com energia elétrica, o que no Brasil se torna cada vez mais inviável.

Vale ressaltar que a prática de mineração de Bitcoin têm uma significativa produção para o trabalho da rede, pois estes bitcoins criados são validados pelos próprios mineradores. Se hoje a mineração parasse, mais de 2 milhões de bitcoins acabariam deixando de serem criados e toda rede poderia entrar em colapso em questões de minutos.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts