Biden propõe aumento de impostos para os mais ricos

As ações de Wall Street não tiveram um dia muito bom ao final desta quinta-feira (22), protagonizando o pior pregão em cerca de um mês, com o S&P 500, índice composto pelas 500 maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos, com todos os onze setores do índice ficando em vermelho, fechando em queda de 0,92%, aos 4.134,98 pontos.

Dentro S&P 500 as ações de 4 setores de foram as mais afetadas, iniciando com o setor de materiais com -1,75% de queda, seguindo com o setor de tecnologia, queda de -1,18%, setor de consumo discricionário, com queda de -1,16% e o setor financeiro, com queda de -1,11%.

Além disso, o Dow Jones, índice que representa as ações de 30 empresas norte-americanas, líderes do mercado, fechou em queda de 0,94%, a 33.815,90 pontos.

Aumento dos impostos 

As referidas quedas estão relacionadas diretamente com a notícia de que a administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja quase dobrar os impostos sobre ganhos de capital servindo como argumento para realização de lucros.

Em linhas gerais, quando o governo deseja estipular uma taxa maior sobre o ganho de capital, o que ele está praticamente fazendo é tirando uma parte do lucro do investidor, ficando com uma parte do dinheiro que o investidor ganhou vendendo algo, sejam ações ou imóveis, por exemplo.

De acordo com os analistas do mercado financeiro, o objetivo é ampliar os impostos sobre ganhos de capital para os americanos mais ricos, ou seja,  fazer com que as pessoas que ganham mais de US$ 1 milhão,  paguem uma taxa de ganhos de capital de 39,6%, praticamente dobrando a tarifa atual, de 20%.

Os possíveis planos do governo Biden retirou o brilho nos olhos do mercado com os dados positivos do mercado de trabalho americano, onde o Departamento do Trabalho dos EUA reportou que os pedidos semanais de seguro-desemprego recuaram a 547 mil na semana passada, abaixo dos 586 mil da semana anterior e menos do que os 603 mil esperados pelos economistas.

Veja também: EUA defende imposto mínimo global

Além disso, Biden também propôs um aumento do Imposto de Renda de 37% para 39,6%, de acordo com fontes familiarizadas com o plano.

“O plano pode significar uma taxa de ganho de capital total de 56,7% e 56,22% na Califórnia e em Nova York, respectivamente. O choque de alguns desses impostos será difícil de eliminar para alguns investidores“, escreveu o analista-sênior de mercados da Oanda, Edward Moya.

O plano, que ainda não foi revelado publicamente, pode significar que, combinada com uma sobretaxa existente sobre a renda de investimentos, as taxas de impostos federais para os investidores podem chegar a 43,4%, de acordo com a reportagem.

De acordo com Moya, caso o governo continue oferecendo maiores riscos para o mercado de ações, é possível que haja uma retirada de estímulos monetários do Fed e consequentemente aumentos agressivos de impostos.

“Esta provavelmente será a alta inicial de impostos do governo Biden. Alguns investidores estão procurando uma desculpa para realizar seus lucros e podem optar por usar essa história tributária como catalisador”, afirmou.

Planos de Biden para os tributos 

Em comunicado à imprensa americana disse que o aumento dos impostos era uma das bandeiras de campanha de Biden quando se candidatou à presidência, em total constante com o governo Trump, que desde 2017, vem reduzindo os impostos pagos, especialmente para os indivíduos mais ricos.

O objetivo é fazer com que o dinheiro arrecadado com os impostos dos mais ricos seja utilizado para financiar medidas de combate à desigualdade objetivando o longo prazo, como investimentos em assistência infantil, educação pré-escolar universal e licença remunerada para trabalhadores.

O Congresso americano ainda precisa aprovar a proposta de reajuste no imposto para que ele entre em vigor. No entanto, segundo os analistas de mercado, é um cenário improvável que a  medida passe pela Câmara dos Representantes e pelo Senado.

Veja também: Biden tem planos para o maior aumento de impostos desde 1993

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts