Biden propõe aumento de impostos para os mais ricos

Biden propõe aumento de impostos para os mais ricos

As ações de Wall Street não tiveram um dia muito bom ao final desta quinta-feira (22), protagonizando o pior pregão em cerca de um mês, com o S&P 500, índice composto pelas 500 maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos, com todos os onze setores do índice ficando em vermelho, fechando em queda de 0,92%, aos 4.134,98 pontos.

Dentro S&P 500 as ações de 4 setores de foram as mais afetadas, iniciando com o setor de materiais com -1,75% de queda, seguindo com o setor de tecnologia, queda de -1,18%, setor de consumo discricionário, com queda de -1,16% e o setor financeiro, com queda de -1,11%.

Além disso, o Dow Jones, índice que representa as ações de 30 empresas norte-americanas, líderes do mercado, fechou em queda de 0,94%, a 33.815,90 pontos.

Aumento dos impostos 

As referidas quedas estão relacionadas diretamente com a notícia de que a administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja quase dobrar os impostos sobre ganhos de capital servindo como argumento para realização de lucros.

Em linhas gerais, quando o governo deseja estipular uma taxa maior sobre o ganho de capital, o que ele está praticamente fazendo é tirando uma parte do lucro do investidor, ficando com uma parte do dinheiro que o investidor ganhou vendendo algo, sejam ações ou imóveis, por exemplo.

De acordo com os analistas do mercado financeiro, o objetivo é ampliar os impostos sobre ganhos de capital para os americanos mais ricos, ou seja,  fazer com que as pessoas que ganham mais de US$ 1 milhão,  paguem uma taxa de ganhos de capital de 39,6%, praticamente dobrando a tarifa atual, de 20%.

Os possíveis planos do governo Biden retirou o brilho nos olhos do mercado com os dados positivos do mercado de trabalho americano, onde o Departamento do Trabalho dos EUA reportou que os pedidos semanais de seguro-desemprego recuaram a 547 mil na semana passada, abaixo dos 586 mil da semana anterior e menos do que os 603 mil esperados pelos economistas.

Veja também: EUA defende imposto mínimo global

Além disso, Biden também propôs um aumento do Imposto de Renda de 37% para 39,6%, de acordo com fontes familiarizadas com o plano.

“O plano pode significar uma taxa de ganho de capital total de 56,7% e 56,22% na Califórnia e em Nova York, respectivamente. O choque de alguns desses impostos será difícil de eliminar para alguns investidores“, escreveu o analista-sênior de mercados da Oanda, Edward Moya.

O plano, que ainda não foi revelado publicamente, pode significar que, combinada com uma sobretaxa existente sobre a renda de investimentos, as taxas de impostos federais para os investidores podem chegar a 43,4%, de acordo com a reportagem.

De acordo com Moya, caso o governo continue oferecendo maiores riscos para o mercado de ações, é possível que haja uma retirada de estímulos monetários do Fed e consequentemente aumentos agressivos de impostos.

“Esta provavelmente será a alta inicial de impostos do governo Biden. Alguns investidores estão procurando uma desculpa para realizar seus lucros e podem optar por usar essa história tributária como catalisador”, afirmou.

Planos de Biden para os tributos 

Em comunicado à imprensa americana disse que o aumento dos impostos era uma das bandeiras de campanha de Biden quando se candidatou à presidência, em total constante com o governo Trump, que desde 2017, vem reduzindo os impostos pagos, especialmente para os indivíduos mais ricos.

O objetivo é fazer com que o dinheiro arrecadado com os impostos dos mais ricos seja utilizado para financiar medidas de combate à desigualdade objetivando o longo prazo, como investimentos em assistência infantil, educação pré-escolar universal e licença remunerada para trabalhadores.

O Congresso americano ainda precisa aprovar a proposta de reajuste no imposto para que ele entre em vigor. No entanto, segundo os analistas de mercado, é um cenário improvável que a  medida passe pela Câmara dos Representantes e pelo Senado.

Veja também: Biden tem planos para o maior aumento de impostos desde 1993

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts