Banco Mundial: economia mundial levará 5 anos para se recuperar completamente

Uma recuperação econômica global completa da pandemia do coronavírus pode levar até cinco anos, de acordo com a economista-chefe do Banco Mundial, Carmen Reinhart.

“Vimos colapsos econômicos que estão muito fora do normal”, disse Reinhart em uma conferência virtual organizada pelo jornal espanhol El Pais na quinta-feira.

“Naturalmente, haverá rebotes, mas a recuperação real – quanto tempo levará para a pessoa média recuperar a renda que tinha antes da crise, o PIB per capita – isso levará pelo menos cinco anos”, disse ela.

O economista, que também é professor da Harvard Kennedy School, disse que as recuperações dependerão de quando a atividade econômica se tornar “mais normal” quando os bloqueios terminarem totalmente. Ela destacou que a recessão causada pela pandemia será mais proeminente e durará mais em alguns países do que em outros.

As taxas de pobreza global aumentarão após a crise pela primeira vez em 20 anos, disse ela.

Somando-se a perspectivas generalizadas de incerteza, ela disse: “Depois da crise de 2008-2009, eu sabia o que esperar, mas aqui, estamos em uma situação muito diferente.”

“Tudo depende enormemente de quão rápido haverá uma vacina, quão rápido haverá acesso global a ela, se – como na Espanha e na França – houver um pico [nos casos]”.

Leia também:

Na sexta-feira, o número de casos de coronavírus relatados em todo o mundo ultrapassou 30 milhões, de acordo com o rastreador COVID-19 da Universidade Johns Hopkins.

O número dobrou em cerca de dois meses depois de chegar a 15 milhões em 22 de julho. Até agora, mais de 946.000 mortes foram atribuídas ao COVID-19, de acordo com o rastreador.

Os Estados Unidos relataram as infecções mais confirmadas, com pouco menos de 6,7 milhões de casos, seguidos pela Índia, Brasil e Rússia. Essas quatro nações representam mais da metade do número de casos conhecidos.

Em sua última previsão econômica, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico disse que a perspectiva de recuperação é menos negativa do que o esperado, mas que 2020 ainda marcará a pior contração no crescimento desde a Segunda Guerra Mundial.

Total
7
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts