Banco Central aprova novas medidas para combater fraudes em pagamentos

O Banco Central aprovou uma série de medidas para prevenir fraudes em serviços de pagamento. Algumas medidas já haviam sido apresentadas no final de agosto, buscando remediar os frequentes sequestros e golpes financeiros envolvendo o PIX.

Até 4 de outubro, as instituições financeiras terão de limitar em até R$ 1.000 os serviços de pagamento que acontecem das 20h até as 6h. O limite para as transferências nesse período também vai incluir o PIX.

Se o cliente quiser alterar o limite, terá de fazer uma solicitação, que deverá ser formalizada nos canais de atendimento eletrônico, sendo que a Instituição terá um prazo de até 24h para efetivar ou negar o pedido do cliente.

A partir de novembro, Banco Central irá informar novas medidas

E quem achou que essas seriam as últimas mudanças de 2021, o Banco Central informou que a partir de 16 de novembro, as instituições também vão precisar estar dispostas a implementar mais duas medidas.

A primeira delas e talvez a mais importante, é que elas serão obrigadas a registrar as “ocorrências diárias de fraudes ou tentativas de fraudes envolvendo pagamentos”, e de acordo com a base dos registros, as instituições vão ter de produzir um relatório mensal com todas as medidas preventivas e informar aos seus clientes.

Também a partir de novembro,as instituições serão obrigadas a fazer uma avaliação prévia dos seus clientes que utilizem maquininhas e que compensem os pagamentos no mesmo dia. Esses golpes são bastante comuns e podem aumentar com a chegada do Carnaval em 2022.

Medidas para prevenir os golpes do PIX

Além da chegada do Open Banking, o Banco Central também lançou com grande sucesso em 2020 o PIX, que tomou conta de mais da metade das transações bancárias. O procedimento permite transações em tempo real, 24 horas por dia e 7 dias da semana, onde o usuário que irá enviar/receber a transferência apenas precisa ter uma chave registrada.

Porém toda essa praticidade está sendo explorada por criminosos e também tomou alvo de muitos sequestros. Os golpes são diversos, sendo que os mais comuns envolvem uma clonagem do número do WhatsApp, onde um estelionatário finge ser uma pessoa da família e pede dinheiro como se necessitasse de ajuda financeira.

Outra dica é não ir atrás de e-mail suspeitos, onde direcionam você para outros links. Também desconfie de mensagens que prometem dinheiro fácil, que na maioria das vezes se trata de um esquema de pirâmide.

Golpes com cartão também estão mais populares ao longo de 2021

Entre as fraudes que se popularizaram em 2021, as que envolvem o uso de cartões ficam entre as que mais cresceram. Alguns destes cartões que são roubados estão ativos e são vendidos por preços mais altos do que os cartões de teste.

Geralmente os fraudadores tentam verificar se o cartão se encontra ativo. E como a maior parte desse tipo de crime acontece em períodos noturnos, até por conta disso que o Banco Central limitou transações noturnas com valores menores do que ao longo do dia.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts