Banco Central deve elevar taxa de juros nesta nova reunião

Com o aumento consecutivo da inflação nos últimos meses, as expectativas do mercado financeiro é de que a Selic possa ser fixada em 6,25% ao ano nessa nova reunião do Banco Central. Na reunião, estarão presentes o Presidente do BC, Roberto Campos Neto, com os membros executivos do Copom.

Por conta da escalada da inflação, o Boletim Focus já realizou novas projeções para 2022, prevendo uma Selic ainda mais alta. Somente no último mês, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo subiu 0,87% e registrou a maior alta deste mês nos últimos 21 anos.

No acumulado dos últimos 12 meses, a variação dos preços encostou 10%, com o patamar já tendo sido superado em oito capitais do país. Caso as projeções do mercado se concretizem, a reunião desta próxima quarta-feira (22), irá elevar a Selic em 6,25% ao ano.

Decisão da nova taxa de juros é bastante aguardado por membros do mercado

A taxa selic é referência para os demais índices de juros da economia. Ela também é a taxa base para as cobranças do Tesouro Nacional. A alternativa para elevar a taxa de juros é o instrumento de política monetária para combater a inflação.

Isso não quer dizer que uma vez que a taxa selic é aumentada, que a inflação diminui, porém com os investidores em renda fixa tendo menos riscos de guardar o dinheiro com uma selic que condiz com o atual IPCA, acaba facilitando os próximos movimentos do mercado.

Os juros mais altos acabam encarecendo quem necessita de crédito, além de reduzir a disposição para consumir e estimular outras alternativas de investimento. Segundo o Banco Central, as decisões do Copom são analisadas antes de cada reunião, conforme as expectativas da inflação, riscos que podem ser corridos e a atividade econômica de diversos setores.

Banco Central pode elevar a taxa de juros até 8% ainda em 2021

Os economistas do mercado financeiro segue realizando novas projeções para a Selic e com base até o final do ano. O relatório do Boletim Focus divulgado nesta última segunda-feira (20), prevê que a Selic pode alcançar de 8% a 8,25% ainda em 2021.

Da mesma forma, a projeção da Selic para 2022 também aumentou, saindo de 8% para 8,50% ao ano, deixando para trás a previsão anterior que era de 7,50% um mês antes. A estimativa para a Selic em 2023, onde se espera uma menor intervenção do Governo na economia, passou de 6,50% para 6,75%.

Além da inflação, crise hídrica pode contribuir para elevações da Selic

O Banco Central reforçou que para 2022 irá continuar mantendo uma meta de inflação até o final do ano, algo que não deu muito certo em 2021. A previsão do IPCA para este ano era de até 5%, porém deveremos terminar na casa de 8%.

Entre os produtos que mais podem subir durante 2022 e fazer com que o Banco Central determine o maior aumento da Selic também no próximo ano, citamos passagens aéreas, eletricidade e alimentos.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts