Banco de Bogotá começa integração de pagamentos com criptomoedas

O Banco de Bogotá é a instituição financeira mais antiga da Colômbia e já estaria através de um projeto-piloto testando uma nova funcionalidade aos seus clientes: pagamentos com criptomoedas.

Nesta primeira fase, pelo menos 5.000 clientes irão poder testar os pagamentos usando moedas digitais. A primeira parte do projeto-piloto começou a ser desenvolvido em março de 2021, de acordo com o site Crypto News. O projeto está sendo feito em parceria com a Bitso, empresa mexicana de criptomoedas que também atua no Brasil.

Através dessa parceria, os clientes tradicionais do banco digital vão poder utilizar novas soluções do mercado, como realizar pagamentos com criptomoedas usando o saldo em pesos colombianos.

Detalhes desde a primeira fase de testes

A fase inicial de testes utilizou-se de um grupo de investidores que testaram as funções de depósitos e saques de criptomoedas no aplicativo oficial do banco, podendo funcionar através de um software para o celular ou computador.

O aplicativo buscará permitir uma negociação rápida de criptomoedas com a moeda fiduciária (pesos colombianos). O processamento das criptomoedas será feito pelas empresas parceiras.

Até o presente momento, o aplicativo não apresentou nenhuma falha. Agora o próximo passo do banco é testar a possibilidade dos pagamentos com cartão de crédito para gastar com os ativos digitais.

Pagamentos com moedas fiduciárias vão elevar o nível de confiança das criptomoedas

Na prática, os pagamentos com moedas fiduciárias vão mostrar como o Bitcoin e criptomoedas serão cada vez mais essenciais pensando em reserva de valor. Assim como também será possível realizar as conversões para pesos colombianos através das corretoras.

Mas como ainda estamos em fase de testes, nada está garantido. O que podemos esperar após o processo-piloto, é que a Superintendência Financeira irá tratar de analisar os dados e relatar os resultados para o Governo Colombiano, que já está acompanhando a regulação do Bitcoin tramitando no congresso.

Agora, se por um lado o corpo financeiro na Colômbia apresenta sinais de que está unido para aceitar as criptomoedas, no Brasil e em outros lugares do mundo, a possibilidade de negociar as criptomoedas não é bem vista por diversos Governos.

Mesmo com maior aceitação, bancos brasileiros ainda não são tão favoráveis ao Bitcoin

A negociação de criptomoedas por meio de modelo P2P está sendo bastante observadas pelos governos ao redor do mundo, além de não se presenciar movimentos de bancos no Brasil para oferecer criptomoedas. Algumas fintechs até mudam esse conceito, como a Alter Bank, conta digital com criptomoedas.

E esse fator não está acontecendo apenas no Brasil. Nos Estados Unidos a repressão por instituições que oferecem criptomoedas também está sendo forte. Mas com o fortalecimento do Bitcoin, a tendência é que o movimento mude.

Serão, vários os bancos tanto na América Latina, como também Europa ou Estados Unidos que irão aceitar as criptomoedas em massa, porém outras ainda irão resistir e criticar as criptos. O fator é que desde 2010, a tendência do Bitcoin é de alta, com previsões que consideram que o ativo digital irá passar de US$ 100 mil em breve, o que também chama a atenção das instituições, que conhecem cada vez mais sua tecnologia.

 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts